Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

No que se refere aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A visão do autor do texto a respeito das “bombas n” (l.17) é positiva, o que é confirmado pelo uso da palavra “lisura” (l.18) para se referir a esse tipo de bomba, em oposição ao emprego de palavras como “indisciplinadas” (l.16) e “mal-educadas” (l.17) em referência às bombas que liberam “estrôncio 90” (l.11), estas sim consideradas desastrosas por atingirem indistintamente países considerados amigos e inimigos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No que se refere aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Tendo a oração “que se supera a si mesma a cada dia” (l.3-4) caráter explicativo, o vocábulo “que” poderia ser corretamente substituído por pois ou porque, sem prejuízo do sentido original do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Agora o número de acidentes tende a aumentar: Essa frase, composta com elementos do texto, foi modificada em função de seu termo inicial ter sido alterado. Assinale a modificação inadequada.

  • A.

    No ano passado o número de acidentes tendeu a aumentar.

  • B.

    Nos últimos tempos o número de acidentes tem tendido a aumentar.

  • C.

    Antigamente o número de acidentes tendesse a aumentar.

  • D.

    Futuramente o número de acidentes tenderá a aumentar.

  • E.

    Nesta semana o número de acidentes tende a aumentar.

Considere o seguinte trecho do penúltimo parágrafo do texto:

Mas nem tudo é tão bonito. A engenhoca que permite ler, ouvir ou apreciar as maravilhas criadas pelo homem é a mesma que torna possível a alguém andar pela cidade com informações que, à pressão de uma tecla, podem derrubar presidentes, desarticular sistemas de defesa ou levar países à guerra.

Substituindo-se o termo em destaque, sem que tenha seu sentido alterado, a primeira frase do trecho está corretamente reescrita em:

  • A.

    Todavia nem tudo é tão bonito.

  • B.

    Porquanto nem tudo é tão bonito.

  • C.

    E nem tudo é tão bonito.

  • D.

    Assim nem tudo é tão bonito.

  • E.

    Porque nem tudo é tão bonito.

Releia o seguinte trecho do penúltimo parágrafo do texto:

A engenhoca que permite ler, ouvir ou apreciar as maravilhas criadas pelo homem é a mesma que torna possível a alguém andar pela cidade com informações que, à pressão de uma tecla, podem derrubar presidentes, desarticular sistemas de defesa ou levar países à guerra.

Levando em consideração a regência dos verbos que as antecedem, ao se substituírem as palavras em destaque por pronomes, o trecho apresenta sua reescrita correta em:

  • A.

    … à pressão de uma tecla, podem derrubá-lhes, desarticulá- los ou levá-los à guerra.

  • B.

    … à pressão de uma tecla, podem derrubá-los, desarticulá- lhes ou levá-los à guerra.

  • C.

    … à pressão de uma tecla, podem derrubá-lhes, desarticulá- lhes ou levá-lhes à guerra.

  • D.

    … à pressão de uma tecla, podem derrubá-los, desarticulá- los ou levá-lhes à guerra.

  • E.

    … à pressão de uma tecla, podem derrubá-los, desarticulá- los ou levá-los à guerra.

Considere o trecho a seguir:

Hoje é quase diária a informação sobre espécies “invasoras”, vindas de outros países, que causam problemas.

Assinale a alternativa em que o pronome em destaque está corretamente substituído, sem que seja alterado o sentido do trecho e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A.

    Hoje é quase diária a informação sobre espécies “invasoras”, vindas de outros países, dos quais causam problemas.

  • B.

    Hoje é quase diária a informação sobre espécies “invasoras”, vindas de outros países, cujo as quais causam problemas.

  • C.

    Hoje é quase diária a informação sobre espécies “invasoras”, vindas de outros países, as quais causam problemas.

  • D.

    Hoje é quase diária a informação sobre espécies “invasoras”, vindas de outros países, das quais causam problemas.

  • E.

    Hoje é quase diária a informação sobre espécies “invasoras”, vindas de outros países, nas quais causam problemas.

Releia o trecho a seguir:

… a menos que haja novas descobertas, infecções comuns poderão tornar-se mortais e migrar pelo mundo...

Assinale a alternativa em que o trecho está corretamente reescrito, e com o seu sentido inalterado.

  • A.

    … uma vez que não haja novas descobertas, infecções comuns poderão tornar-se mortais e migrar pelo mundo…

  • B.

    ... à medida que não haja novas descobertas, infecções comuns poderão tornar-se mortais e migrar pelo mundo…

  • C.

    … caso não haja novas descobertas, infecções comuns poderão tornar-se mortais e migrar pelo mundo...

  • D.

    … embora não haja novas descobertas, infecções comuns poderão tornar-se mortais e migrar pelo mundo…

  • E.

    … conforme não haja novas descobertas, infecções comuns poderão tornar-se mortais e migrar pelo mundo…

A frase que apresenta coerência e correção gramatical encontra-se em:

  • A.

    A violência urbana tem-se tornado absolutamente sustentável, por isso é necessário que medidas urgentes sejam implementadas no sentido de estancá-la.

  • B.

    A reação segura e consistente das autoridades tornou a violência cotidiana e medidas urgentes não poderão reduzir seus efeitos.

  • C.

    Ainda é tempo para reagirmos, não é preciso que, para isso, a violência se propague mais e mais e atinja situações incontroláveis.

  • D.

    A experiência de outros países no controle da violência urbana foi vitoriosa, no entanto temos muito que aprender com eles.

  • E.

    A barbárie se instala para sempre, quando as autoridades locais tomam as medidas necessárias e corretas para conter a violência urbana.

O terapeuta perguntou ao cliente se ele estava bloqueado no Facebook ou no Twitter.

Na frase acima, alterando-se a colocação da expressão grifada, mantém-se o mesmo sentido em:

  • A.

    O terapeuta perguntou ao cliente, no Facebook ou no Twitter, se ele estava bloqueado.

  • B.

    O terapeuta perguntou ao cliente se, no Facebook ou no Twitter, ele estava bloqueado.

  • C.

    O terapeuta perguntou, no Facebook ou no Twitter, ao cliente se ele estava bloqueado.

  • D.

    O terapeuta, no Facebook ou no Twitter, perguntou ao cliente se ele estava bloqueado.

  • E.

    No Facebook ou no Twitter, o terapeuta perguntou ao cliente se ele estava bloqueado.

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A.

    Tanto a crítica é confusa que nossos próprios defeitos de escritor surgem-lhes como se fossem qualidades, e vice versa, o que contradiz qualquer critério levado à sério.

  • B.

    Mesmo sentindo-se atraído pela avaliação crítica que vem de fora, é do interior que um jovem escritor precisa de aspirar ao julgamento que o conduza para uma grande obra.

  • C.

    O autor do texto mostra-se convicto de que a subjetividade da crítica é tamanha que não se pode atribuir a ela o papel de decidir, em definitivo, o valor de uma obra literária.

  • D.

    É natural que o escritor estreante se veja compelido à consultar os críticos, considerando-lhes de uma importância tal que sua obra necessitaria de uma contínua revisão.

  • E.

    Confiar em si mesmo, vendo-se como autocrítico, é o mister do jovem escritor que prefere ouvir mais de seu próprio íntimo do que as vozes autorizadas de fora.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...