Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere o período inicial do 2.º parágrafo para responder às questões de números 15 e 16:

Como executivo de um fundo de hedge, ele havia apostado contra as ações da Berkshire.

No contexto em que está empregada, a oração – … ele havia apostado contra as ações da Berkshire. – pode ser corretamente substituída por

  • A.

    … ele apostara contra as ações da Berkshire.

  • B.

    … contra as ações da Berkshire foi apostado por ele.

  • C.

    … as ações da Berkshire tinham sido apostadas por ele.

  • D.

    … ele apostaria contra as ações da Berkshire.

  • E.

    … ele teria apostado contra as ações da Berkshire.

Na passagem – ... e ausência de candidatos para preenchê- -las. –, substituindo-se o verbo preencher por concorrer e atendendo-se à norma-padrão, obtém-se:

  • A.

    … e ausência de candidatos para concorrer a elas.

  • B.

    … e ausência de candidatos para concorrer à elas.

  • C.

    … e ausência de candidatos para concorrer-lhes.

  • D.

    … e ausência de candidatos para concorrê-las.

  • E.

    … e ausência de candidatos para lhes concorrer.

Para garantir a coesão textual, sem recorrer a repetições desnecessárias do vocábulo “desperdício”, o autor lançou mão de alguns recursos no período “O mapa do desperdício revela que na Região Norte 51,55% de toda água tratada acaba se perdendo, enquanto na Região Nordeste o índice fica em 44,93%, na Região Centro-Oeste está em 32,59% e no Sudeste é de 35,19%.”. Marque a alternativa que explica corretamente um desses recursos.

  • A.

    Na 2ª oração, “acaba se perdendo” substitui, por uma relação de equivalência de sentido, o termo “O mapa” e, consequentemente, “do desperdício”.

  • B.

    Na 2ª oração, “acaba” é o elemento responsável pela retomada de “do desperdício”.

  • C.

    Na 3ª oração, logo após “índice”, o autor suprime o termo “do desperdício”, por entender que esse termo está subentendido.

  • D.

    Na 4ª oração, o autor opta pelo emprego do sujeito indeterminado para deixar subentendido que “estᔠrefere-se a “o índice do desperdício”.

  • E.

    Na 5ª oração, não ocorre o emprego de mecanismos coesivos.

Marque a alternativa que reproduz, em conformidade com a variante padrão da língua portuguesa, o sentido integral do período “O número é alarmante, mas 35,7% de toda água tratada se perdem em virtude de vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo”.

  • A.

    Apesar de o número ser alarmante 35,7% de toda água tratada se perdem devido vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.

  • B.

    O número é alarmante, porém, 35,7% de toda água tratada se perdem em razão dos vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.

  • C.

    Embora o número seja alarmante, 35,7% de toda água tratada se perdem em função de vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.

  • D.

    O número é alarmante, porém 35,7% de toda água tratada se perdem em virtude de vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição e medições incorretas no consumo.

  • E.

    Ainda que o número seja alarmante, 35,7% de toda água tratada se perdem devido aos vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.

Acerca da linguagem empregada no texto, marque a alternativa correta.

  • A.

    São frequentes as sequências de linguagem conotativa.

  • B.

    A função da linguagem predominante é a referencial.

  • C.

    Ocorre o uso alternado da denotação e da conotação.

  • D.

    Há várias marcas da função emotiva da linguagem como, por exemplo, o uso da 1ª pessoa do singular.

  • E.

    Prevalece o emprego da função metalinguística da linguagem.

Avalie as seguintes propostas de substituição de elementos do texto:

I. Na linha 04, mas também não poderia substituir mas, visto que provocaria alteração de sentido no período.

II. Sem levar em conta o uso de maiúsculas ou minúsculas, a palavra como, em todas as ocorrências entre as linhas 12 e 14, poderia ser substituída por do mesmo modo.

III. Tanto na linha 22 quanto na 24, a palavra que, por funcionar como pronome relativo, poderia ser substituída por o qual.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

 

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

Na linha 28, em “sua autoexpulsão do sistema educacional”, o termo “sua” retoma a expressão “do aluno”, e o vocábulo “autoexpulsão”, no contexto, remete à possibilidade de o aluno abandonar a escola quando convencido de ser aluno-problema, ou seja, quando se julga culpado pelo próprio fracasso escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

Manteria a correção gramatical do texto a seguinte reescrita do trecho “Na mídia e em reuniões cotidianas, (...) uma solução definitiva” (l.15-17): São discutidos, tanto na mídia quanto em reuniões cotidianas, os motivos da baixa frequência escolar, problema para o qual parece não haver, ainda, uma solução definitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

Estariam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto caso o trecho "a educação tem como objetivo (...) infantojuvenil" (l.5-8) fosse assim reescrito: a educação pretende formar o cidadão, de modo a abarcar um conhecimento qualificado que fomente à constituição moral e comportamental do indivíduo e da sociedade infantojuvenil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à estrutura linguística e às ideias do texto acima.

A supressão do acento gráfico da forma verbal “têm” (l.5) não prejudicaria a correção gramatical do período, uma vez que o verbo pode apresentar concordância com a ideia singular de “brasileiro” (l.4) ou de “estrangeiro” (l.4) ou com a ideia plural de “o brasileiro ou o estrangeiro” (l.3-4).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...