Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere o período inicial do 2.º parágrafo para responder às questões de números 15 e 16:
Como executivo de um fundo de hedge, ele havia apostado contra as ações da Berkshire.No contexto em que está empregada, a oração ele havia apostado contra as ações da Berkshire. pode ser corretamente substituída por
ele apostara contra as ações da Berkshire.
contra as ações da Berkshire foi apostado por ele.
as ações da Berkshire tinham sido apostadas por ele.
ele apostaria contra as ações da Berkshire.
ele teria apostado contra as ações da Berkshire.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Na passagem ... e ausência de candidatos para preenchê- -las. , substituindo-se o verbo preencher por concorrer e atendendo-se à norma-padrão, obtém-se:
e ausência de candidatos para concorrer a elas.
e ausência de candidatos para concorrer à elas.
e ausência de candidatos para concorrer-lhes.
e ausência de candidatos para concorrê-las.
e ausência de candidatos para lhes concorrer.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Para garantir a coesão textual, sem recorrer a repetições desnecessárias do vocábulo desperdício, o autor lançou mão de alguns recursos no período O mapa do desperdício revela que na Região Norte 51,55% de toda água tratada acaba se perdendo, enquanto na Região Nordeste o índice fica em 44,93%, na Região Centro-Oeste está em 32,59% e no Sudeste é de 35,19%.. Marque a alternativa que explica corretamente um desses recursos.
Na 2ª oração, acaba se perdendo substitui, por uma relação de equivalência de sentido, o termo O mapa e, consequentemente, do desperdício.
Na 2ª oração, acaba é o elemento responsável pela retomada de do desperdício.
Na 3ª oração, logo após índice, o autor suprime o termo do desperdício, por entender que esse termo está subentendido.
Na 4ª oração, o autor opta pelo emprego do sujeito indeterminado para deixar subentendido que está refere-se a o índice do desperdício.
Na 5ª oração, não ocorre o emprego de mecanismos coesivos.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Marque a alternativa que reproduz, em conformidade com a variante padrão da língua portuguesa, o sentido integral do período O número é alarmante, mas 35,7% de toda água tratada se perdem em virtude de vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.
Apesar de o número ser alarmante 35,7% de toda água tratada se perdem devido vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.
O número é alarmante, porém, 35,7% de toda água tratada se perdem em razão dos vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.
Embora o número seja alarmante, 35,7% de toda água tratada se perdem em função de vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.
O número é alarmante, porém 35,7% de toda água tratada se perdem em virtude de vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição e medições incorretas no consumo.
Ainda que o número seja alarmante, 35,7% de toda água tratada se perdem devido aos vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Acerca da linguagem empregada no texto, marque a alternativa correta.
São frequentes as sequências de linguagem conotativa.
A função da linguagem predominante é a referencial.
Ocorre o uso alternado da denotação e da conotação.
Há várias marcas da função emotiva da linguagem como, por exemplo, o uso da 1ª pessoa do singular.
Prevalece o emprego da função metalinguística da linguagem.
Avalie as seguintes propostas de substituição de elementos do texto:
I. Na linha 04, mas também não poderia substituir mas, visto que provocaria alteração de sentido no período.
II. Sem levar em conta o uso de maiúsculas ou minúsculas, a palavra como, em todas as ocorrências entre as linhas 12 e 14, poderia ser substituída por do mesmo modo.
III. Tanto na linha 22 quanto na 24, a palavra que, por funcionar como pronome relativo, poderia ser substituída por o qual.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.
Na linha 28, em sua autoexpulsão do sistema educacional, o termo sua retoma a expressão do aluno, e o vocábulo autoexpulsão, no contexto, remete à possibilidade de o aluno abandonar a escola quando convencido de ser aluno-problema, ou seja, quando se julga culpado pelo próprio fracasso escolar.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.
Manteria a correção gramatical do texto a seguinte reescrita do trecho Na mídia e em reuniões cotidianas, (...) uma solução definitiva (l.15-17): São discutidos, tanto na mídia quanto em reuniões cotidianas, os motivos da baixa frequência escolar, problema para o qual parece não haver, ainda, uma solução definitiva.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.
Estariam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto caso o trecho "a educação tem como objetivo (...) infantojuvenil" (l.5-8) fosse assim reescrito: a educação pretende formar o cidadão, de modo a abarcar um conhecimento qualificado que fomente à constituição moral e comportamental do indivíduo e da sociedade infantojuvenil.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, referentes à estrutura linguística e às ideias do texto acima.
A supressão do acento gráfico da forma verbal têm (l.5) não prejudicaria a correção gramatical do período, uma vez que o verbo pode apresentar concordância com a ideia singular de brasileiro (l.4) ou de estrangeiro (l.4) ou com a ideia plural de o brasileiro ou o estrangeiro (l.3-4).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...