Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A expressão de que preenche corretamente a lacuna da seguinte frase:

  • A. Há lugares em nossa casa ...... nos ensejam uma sensação maior de familiaridade.
  • B. O homem que não consegue afastar-se da terra ...... lhe serviu de berço é, em princípio, um fraco.
  • C. É como se houvesse naquele cantinho da sala um apelo ...... não conseguimos nos esquivar.
  • D. O monge medieval ...... o autor do texto alude demonstra grande sabedoria ao avaliar os homens fortes e os fracos.
  • E. A interpretação ...... o autor do texto dá às palavras do monge pode e merece ser discutida.

Porém, há que se pensar de que modo efetivar esse processo tendo em vista a melhor contribuição possível para a formação dos alunos.

Na frase acima, os elementos sublinhados têm, respectivamente, o sentido de

  • A. Ainda assim / afim
  • B. Por conseguinte / por conta de
  • C. Entretanto / objetivando
  • D. Ou melhor / apesar de
  • E. Aliás / retificando

As normas de concordância verbal acham-se plenamente respeitadas na construção da seguinte frase:

  • A. Cabem às editoras zelar pela boa qualidade da literatura de cordel cuja publicação foi assumida.
  • B. Não se privem os leitores de usufruir belas edições que perenizem em livro os grandes autores de cordel.
  • C. Quanto às edições de literatura de cordel, não se tratam apenas de produzir bons livros, mas de saber trabalhar com eles.
  • D. O fato de haverem muitos poemas de cordel não significa que a maioria dos brasileiros tenham dado por sua real importância.
  • E. A um grande número de leitores interessam que os folhetos de cordel sejam dignamente publicados em livro.

Considere as seguintes frases:

I. Ele ama os poemas de cordel, com que teve contato desde pequeno.

II. Respeito os autores de cordel, que normalmente não se preocupam com o grande mercado.

III. Ainda ontem de manhã, passei horas examinando os folhetos expostos na feira.

A supressão da vírgula ALTERA o sentido do que está APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. I.
  • E. II.

O anfitrião, que não via como me ressarcir daquele mico, apanhou a deixa.

O sentido e a correção da frase acima estão preservados nesta outra redação:

  • A. O anfitrião apanhou a deixa do ressarcimento que esperava vir de mim.
  • B. Ao apanhar a deixa, vi como me ressarcir daquele mico que ele causara.
  • C. Para me ressarcir daquele mico do anfitrião, apanhei uma deixa.
  • D. Ao ver que não bastava me ressarcir daquele mico, o anfitrião apanhou a deixa.
  • E. Não sabendo como iria me ressarcir daquele mico, o anfitrião se valeu da deixa.

Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas na frase:

  • A. Os convidados se constrangeram mas não se indispuseram com o livreiro, que não se advertira da confusão entre os sobrenomes.
  • B. O cronista interviu na situação, amainando o constrangimento ao lembrar que também ele era um autor publicado.
  • C. Inocentemente, o livreiro se propora a fazer uma homenagem a um autor que há muitos anos já falecera.
  • D. Se não lhe visse o cronista em seu socorro, com a oportuna deixa, o livreiro ficaria definitivamente em maus lençóis.
  • E. O cronista reaveu o controle da situação, livrando a todos de um embaraço que ameaçava prolongar-se.

Estão inteiramente corretos o emprego e a grafia de todas as palavras em:

  • A. Um mau entendido ocasionou um mico que só não foi maior por que o cronista salvou a situação.
  • B. O porquê da confusão não chegou a ser discutido, e o mal foi contornado pela iniciativa do cronista.
  • C. Em vez de demonstrar mal humor, por que fora tomado por outra pessoa, o cronista salvou a situação.
  • D. O livreiro se deu mau em sua homenagem porquê não apurou corretamente a identidade do cronista.
  • E. O mau já estava feito, e só não prosperou por que o cronista soube como contorná-lo.

Os pronomes destacados no último parágrafo − nós, nosso, nos, nossa − fazem referência

  • A. aos povos indígenas da Amazônia.
  • B. a todos os indígenas brasileiros.
  • C. às redes de intercâmbio indígenas.
  • D. aos representantes da cultura hegemônica.
  • E. a todos os habitantes das zonas urbanas do Brasil.

Considere a passagem do texto:

No caso específico desta região do Amapá e norte do Pará, são séculos de acúmulo de experiências de contato entre si que redundaram em inúmeros processos, ora de separação, ora de fusão grupal, ora de substituição, ora de aquisição de novos itens culturais.

O termo ora, em destaque, expressa ideia de

  • A. finalidade.
  • B. causa.
  • C. alternância.
  • D. comparação.
  • E. conclusão.

A passagem do texto que se mantém correta após o acréscimo da vírgula é:

  • A. Essas relações até hoje, não deixaram de existir nem se deixaram restringir aos limites das fronteiras nacionais...
  • B. Essa amplitude das redes de relações regionais, faz da história desses povos uma história rica em ganhos e não em perdas culturais...
  • C. ... como muitas vezes divulgam os livros didáticos que retratam, a história dos índios no Brasil.
  • D. Processos estes que se somam, às diferentes experiências de contato vividas pelos distintos grupos indígenas com cada um dos agentes e agências que entre eles chegaram...
  • E. ... com um pouco mais de conhecimento sobre a história da região, podemos constatar que os povos indígenas dessa parte da Amazônia nunca viveram isolados entre si.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...