Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

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No primeiro parágrafo, o vocábulo moral é exemplo de palavra que muda de sentido conforme o gênero; a alternativa em que o vocábulo sublinhado foi empregado com sentido trocado é:

  • A. Há alguns séculos houve violento cisma na Igreja Católica;
  • B. O funcionário levou o guia de recolhimento fiscal;
  • C. O pacote mostrava duzentos gramas a menos;
  • D. Pela manhã, o grupo dirigiu-se à nascente do rio;
  • E. Antonio Conselheiro era o cabeça dos jagunços.

“Quando um empregado de um frigorífico foi inspecionar a câmara frigorífica, a porta se fechou e ele ficou preso dentro dela. Bateu na porta, gritou por socorro, mas todos haviam ido para suas casas. Já estava muito debilitado pela baixa temperatura, quando a porta se abriu e o vigia o resgatou com vida”.

Nesse segmento narrativo, os tempos verbais que estão em sucessão cronológica são:

  • A. foi inspecionar / se fechou;
  • B. se fechou / ficou;
  • C. bateu / gritou;
  • D. gritou / haviam ido;
  • E. estava / se abriu.

“Estou certo de que sabereis extrair a moral da história”. A forma de reescrever-se essa frase do texto que altera o seu sentido original é:

  • A. De que sabereis extrair a moral da história estou certo;
  • B. Sabereis extrair a moral da história, estou certo disso;
  • C. Tenho a certeza de que a moral da história saberá ser extraída por vós;
  • D. Tenho a convicção de que vós sabereis extrair a moral da história;
  • E. A moral da história, vós a sabereis extrair, estou certo.

“Uma brasileira, sobrevivente de um campo de extermínio nazista, contou que (1), por duas vezes, esteve numa fila que (2) a encaminhava para a câmara de gás. E que (3), nas duas vezes, o mesmo soldado alemão a retirou da fila”.

Nesse segmento do texto, a(s) ocorrência(s) do vocábulo “quê” que estabelece(m) relação semântica com um termo anterior é(são):

  • A. 1 e 3;
  • B. apenas 1;
  • C. 2 e 3;
  • D. 1 e 2;
  • E. apenas 2.

Em todos os segmentos abaixo, a conjunção “E” une ações ocorridas em tempos sucessivos; assinale o caso em que as ações ligadas por essa conjunção indicam momentos simultâneos:

  • A. “Desta vez, trago-vos algumas histórias e fico grato pelo tempo que possa ser dispensado à sua leitura”;
  • B. “Falam-nos de gratidão e poderão fazer-nos pensar no quanto a gratidão fará, ou não, parte das nossas vidas”;
  • C. “Salazar destituiu-o do cargo e o fez viver na miséria até ao fim da vida”;
  • D. “...a porta se fechou e ele ficou preso dentro dela”;
  • E. “...a porta se abriu e o vigia o resgatou com vida”.

“Quando um empregado de um frigorífico foi inspecionar a câmara frigorífica, a porta se fechou e ele ficou preso dentro dela. Bateu na porta, gritou por socorro, mas todos haviam ido para suas casas”.

Sobre a forma verbal “haviam ido”, pode-se afirmar que:

  • A. mostra um momento posterior às ações anteriores;
  • B. equivale a “tinham ido” ou “foram”;
  • C. indica um momento simultâneo à última ação;
  • D. representa uma ação que continua no presente;
  • E. significa uma ação ocorrida em tempo muito distante.

“Perguntaram ao vigia-salvador: Por que foi abrir a porta da câmara, se isso não fazia parte de sua rotina de trabalho?”

A forma de discurso indireto que substitui convenientemente o segmento sublinhado é:

  • A. por que tinha ido abrir a porta da câmara, se aquilo não fazia parte da rotina de trabalho dele;
  • B. por que fora abrir a porta da câmara, se isso não tinha feito parte de sua rotina de trabalho;
  • C. porque tinha ido abrir a porta da câmara, se isso não tinha feito parte de sua rotina de trabalho;
  • D. porque abrira a porta da câmara, se isso não fizera parte de sua rotina de trabalho;
  • E. por que abrira a porta da câmara, se isso não fez parte da rotina de trabalho dele.

A primeira frase do texto emprega a expressão “Desta vez”; a forma “esta” do pronome demonstrativo se justifica porque:

  • A. se refere a um local próximo ao enunciador;
  • B. se liga a um termo referido anteriormente;
  • C. se prende ao último termo de uma enumeração;
  • D. alude a um momento presente;
  • E. antecipa um termo do futuro do texto.

“...e esse é o único funcionário que me cumprimenta ao chegar e se despede ao sair”. A mesma relação semântica entre cumprimenta/se despede se repete em:

  • A. voar/navegar;
  • B. aterrissar/decolar;
  • C. observar/contemplar;
  • D. falar/dizer;
  • E. começar/parar.

“Talvez a gratidão devesse ser uma rotina em nossas vidas...”; a forma verbal que está corretamente conjugada no mesmo tempo e modo da forma sublinhada é:

  • A. requisesse (requerer);
  • B. entretesse (entreter);
  • C. passeiasse (passear);
  • D. convisse (convir);
  • E. desdissesse (desdizer).
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