Questões sobre Conjunções

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Um dos aspectos responsáveis por assegurar a coerência textual é a relação lógica que se estabelece entre as ideias do texto.

No que diz respeito ao termo ou expressão destacada, essa relação lógica está explicitada adequadamente em:

  • A. “Essa fonte responde, atualmente, por cerca de 70% da energia elétrica consumida no país. Entretanto, para que possamos usufruir dessa energia, precisamos transportá-la a longas distâncias” (l. 3-6) – (relação de causalidade)
  • B. “99% da distribuição de energia elétrica no Brasil é aérea e concentra-se em grandes áreas urbanas” (l. 27-29) – (relação de conclusão)
  • C. “Os danos provocados por raios nas redes de distribuição podem se tornar ainda mais frequentes se levarmos em consideração o novo modelo” (l. 35-37) – (relação de condição)
  • D. Essa transformação se dará tanto na disponibilização quanto no consumo de energia, levando, inclusive, à economia desse recurso.” (l. 41-43) – (relação de temporalidade)
  • E. “tende a tornar a distribuição mais sofisticada e, ao mesmo tempo, mais vulnerável a descargas elétricas, <devido à utilização de componentes que contêm semicondutores, mais suscetíveis a danos por raios.” (l. 48-52) – (relação de oposição)

O sentido e a correção gramatical do texto seriam mantidos caso o termo “porque” (l.23) fosse substituído por pois.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na linha 34, o termo “mas” introduz uma oração que expressa contraste em relação à ideia expressa na oração anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao sentido e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

O período “Todos esses recursos (...) serviços” (l.13-15) poderia ser iniciado pelo conector de sentido adversativo entretanto, desde que fossem feitas as devidas alterações na grafia das palavras, sem que houvesse prejuízo para o sentido original e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Portanto

  • B.

    quando

  • C.

    Porém

  • D.

    Mas

  • E.

    No entanto

No trecho: “(...) Agora, PORÉM, atrai tipos menos transcendentais da Europa (...)”, a conjunção destacada poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por:

  • A.

    portanto.

  • B.

    porquanto.

  • C.

    contudo.

  • D.

    por conseguinte.

  • E.

    assim.

Com relação às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os próximos itens.

Mantêm-se a correção gramatical do período e suas relações sintáticas originais ao se substituir o termo “Entretanto” (l.24) por qualquer um dos seguintes: Porém, Contudo, Todavia, Conquanto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que, ao preencher a lacuna no fragmento a seguir, preserva a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto.

  • A. Isso
  • B. Que
  • C. O que
  • D. Assim se
  • E. Essa característica

A palavra mas, no início do sexto parágrafo, estabelece uma relação de contraste entre as seguintes ideias:

  • A.

    o aumento demográfico provoca danos ambientais e sociais / o crescimento da população mundial pode ser considerado um sinal de prosperidade.

  • B.

    a população mundial continuará aumentando nos próximos anos / a mortalidade infantil está diminuindo na maior parte dos países.

  • C.

    o consumismo amplia a expectativa de vida das pessoas / o crescimento econômico é responsável pelo aumento da prosperidade dos países.

  • D.

    o olhar pessimista dos ambientalistas deve ser invertido / o crescimento demográfico pode ser interpretado como um índice de prosperidade.

  • E.

    os ambientalistas têm um olhar pessimista sobre o aumento populacional / os padrões de consumo são responsáveis pelos danos ambientais.

Em relação ao emprego da conjunção E em “Quando ficaram mais difíceis, apanhei uma vassoura velha numa caçamba de demolição ali perto E com ela verguei os galhos mais altos, engordando o saquinho.”, é correto afirmar que essa conjunção:

  • A. assume valor de elemento somatório e introduz oração cujo sujeito é o mesmo da oração anterior.
  • B. liga duas orações e introduz oração com ideia de alternância, atribuindo à oração anterior ideia de conformidade.
  • C. introduz oração com sujeito diferente do da oração anterior e, além de valor aditivo, atribui à oração anterior valor de causa.
  • D. introduz oração com sujeito igual ao da oração anterior e liga orações com ideia de proporção.
  • E. assume valor de elemento meramente somatório e introduz oração cujo sujeito é diferente do da oração anterior.
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