Questões sobre Conjunções

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No que se refere às ideias e a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

A locução “Mesmo que” (l.2) poderia ser substituída pela conjunção mas, sem prejuízo da estrutura sintática do período e da coerência textual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

O conectivo “No entanto” (l.3) introduz um período que expressa a ideia de que o Brasil não dispõe de leis dirigidas ao combate da corrupção, opondo-a à ideia veiculada no período anterior de que o país apoia convenções internacionais contra a corrupção.

  • C. Certo
  • E. Errado

“A  luta  contra  a  criminalidade  organizada  é  muito  difícil, porque a criminalidade é organizada, mas nós não”. (A. Amurri)

Com relação aos componentes desse pensamento de Amurri, assinale a afirmativa incorreta.

  • A. O conectivo “porque” mostra uma explicação para a afirmação anterior.
  • B. O emprego de “muito” aumenta a intensidade do adjetivo “difícil”.
  • C. O conectivo “contra” indica oposição.
  • D. O conectivo “mas” indica uma exceção.
  • E. A forma completa da última frase seria “mas nós não somos organizados”.

Considere o trecho.

Em audiência pública realizada na última sexta-feira (24), o ministro Marco Aurélio se mostrou preocupado e afirmou que tem receio de que o julgamento do mensalão não termine até o final do ano.

Nesse trecho, a relação estabelecida entre as orações ligadas pela conjunção e é de

  • A. contraposição.
  • B. exclusão.
  • C. tempo.
  • D. adição.
  • E. alternância.

A expressão Todavia pode ser substituída, preservando-se a relação de sentido que estabelece entre as ideias no parágrafo, por:

  • A. No entanto.
  • B. Como resultado disso.
  • C. Isso porque.
  • D. À medida que.
  • E. Conforme.

O termo por introduz, com relação à informação anterior, uma ideia de

  • A. finalidade.
  • B. condição.
  • C. causa.
  • D. concessão.
  • E. consequência.

Considerando o uso do termo “mas” nos (4o§) e (5o§), marque com C (certa) ou E (errada) as assertivas abaixo.

( ) A conjunção “mas” (4o§) relaciona argumentos e contra-argumentos existentes nos parágrafos 3o e 4o sobre o pagamento de serviços prestados.

( ) O “mas” (5o§) está sendo utilizado como um marcador conversacional, uso típico da modalidade oral da língua.

( ) Os dois usos apresentam uma relação de argumentos e contra-argumentos, exemplares do registro formal da língua.

A sequência correta é:

  • A. C, C, C.
  • B. E, C, C.
  • C. C, E, C.
  • D. E, E, C.
  • E. C, C, E.

“Além disso, sempre com base nas estatísticas, constato que, tanto no tempo em que se trabalha quanto no tempo vago, nós, seres humanos, fazemos hoje sempre menos coisas com as mãos e sempre mais coisas com o cérebro”.

Nesse segmento do texto, os vocábulos sublinhados possuem o valor de:

  • A. comparação;
  • B. tempo;
  • C. adição;
  • D. modo;
  • E. lugar.

O sentido do elemento grifado está expresso adequadamente entre parênteses e em negrito ao final da transcrição em:

  • A.

    Viviam o bem na imaginação, porque o bem era a condição do herói. (conquanto)

  • B. Não era por exigência da família, da escola ou da religião... (inclusive)
  • C.

    Gibis abasteciam de ética o vasto campo da fantasia infantil... (proviam)

  • D.

    Parei de ler gibis, só pego um ou outro da seção nostalgia. (antiquário)

  • E.

    E acreditem: em boa parte por causa dos heróis dos quadrinhos. (à revelia)

“Mas aqui se dá mais uma passagem: entre as atividades que realizamos com o cérebro, as mais apreciadas e mais valorizadas no mercado de trabalho são as atividades criativas. Porque mesmo as atividades intelectuais, como as manuais, quando são repetitivas, podem ser delegadas às máquinas. Assim sendo, acredito que o foco desta nossa conversa deva ser essa dupla passagem da espécie humana: da atividade física à intelectual, da atividade repetitiva à criativa”.

Nesse segmento do texto, os vocábulos sublinhados possuem valores textuais diferentes; a alternativa em que o valor textual está corretamente identificado é:

  • A. aqui – lugar;
  • B. porque – finalidade;
  • C. mesmo – concessão;
  • D. como – exemplificação;
  • E. assim sendo – conclusão.
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