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Julgue os itens de 5 a 11, relativos à estrutura linguística do texto.
A conjunção mas (l.4) poderia ser substituída, no texto, sem afetar o sentido ou a correção gramatical deste, por todavia ou por entretanto.
Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:
Não deu certo o tal do método prático em cuja eficiência Paulo Honório chegou a acreditar.
Para o jornalista, a criação da língua literária requer uma técnica sofisticada em que nenhum escritor pode abdicar.
Quando Paulo Honório leu os dois capítulos datilografados, sentiu neles um artificialismo verbal de que jamais toleraria.
Se literatura fosse um arranjo de palavras difíceis, os dicionaristas fariam poemas de cujo brilho ninguém superaria.
A linguagem com que Paulo Honório de fato aspirava era simples, direta, e não uma coleção de figuras retóricas.
Pode-se substituir o elemento sublinhado pelo que está negritado entre parênteses, sem prejuízo para a correção e o sentido da frase, no seguinte caso:
Extrema esquerda e extrema direita se parecem não porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos. (não obstante)
Todos os fins são nobres para quem os justifica. (com aquele que)
O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem uma genealogia respeitável. (extrinsecamente)
(...) o fim é uma humanidade melhor só variando de extremo para extremo o conceito de melhor. (a menos que varie)
O fim justificaria todos os meios extremos, já que o fim é uma humanidade "melhor". (porquanto)
Está adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:
Os recursos da internet, dos quais podemos nos valer a qualquer momento, permitem veicular mensagens por cujo conteúdo seremos responsáveis.
Artistas plásticos, que suas obras lhes interessa divulgar, frequentam os espaços da internet, mediante aos quais promovem a divulgação de seu trabalho.
Jornalistas veteranos, de cujas colunas tantos leitores já frequentaram, passaram a criar seus próprios blogs, pelos quais acrescentam uma dose de subjetivismo.
É comum que, num blog, os assuntos públicos, a cujo interesse social ninguém duvida, coabitem aos assuntos particulares, que a poucos interessará.
As múltiplas formas de linguagem com que o autor de um blog pode lançar mão obrigam-no a se familiarizar com técnicas de que jamais cogitou dominar.
A palavra Porque (v.2 e 4) poderia ser substituída, com correção gramatical e sem prejuízo para o sentido original do texto, em ambas as ocorrências, por
Logo.
Então.
Portanto.
Pois.
Embora.
Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho ainda que deixasse entrever (l.8-9), a locução conjuntiva ainda que poderia ser substituída por embora, sem que fosse alterado o sentido da oração.
Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho mais o prazer do ataque que o lamento sincero de um estudioso honesto (l.9-10), a substituição da conjunção que por do que manteria a correção gramatical da relação comparativa.
Texto II, para responder às questões de 6 a 10.
No período Daí a necessidade de abordar conteúdos equivalentes, mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja (linhas de 24 a 26), a palavra mas estabelece uma relação de
concomitância entre as ideias de abordar conteúdos e realizar desejos dos alunos da EJA.
conclusão entre os conteúdos essenciais e a realização do desejo do sujeito que ingressa na EJA.
explicação, pois abordar conteúdos equivalentes explica a satisfação do sujeito que está na EJA.
adversidade, pois a simples abordagem de conteúdos não garante o atendimento às demandas do público de EJA.
alternância entre a superação de conteúdos e a linguagem adequada aos sujeitos da EJA.
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Assinale a alternativa em que a conjunção ou pode ser substituída pela conjunção e, como no trecho Acho que, se os brasileiros mudaram, foi no sentido de não acreditarem mais nelas. Deixamos para trás a atitude infantil de insistir em sonhos que acabam em decepções. Ou de crer em falsas promessas.
Assinale a opção correspondente a expressão ou termo que substitui corretamente o segmento de que (l.7).
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