Questões sobre Conjunções

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Julgue os itens de 5 a 11, relativos à estrutura linguística do texto.

A conjunção “mas” (l.4) poderia ser substituída, no texto, sem afetar o sentido ou a correção gramatical deste, por todavia ou por entretanto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

  • A.

    Não deu certo o tal do método prático em cuja eficiência Paulo Honório chegou a acreditar.

  • B.

    Para o jornalista, a criação da língua literária requer uma técnica sofisticada em que nenhum escritor pode abdicar.

  • C.

    Quando Paulo Honório leu os dois capítulos datilografados, sentiu neles um artificialismo verbal de que jamais toleraria.

  • D.

    Se literatura fosse um arranjo de palavras difíceis, os dicionaristas fariam poemas de cujo brilho ninguém superaria.

  • E.

    A linguagem com que Paulo Honório de fato aspirava era simples, direta, e não uma coleção de figuras retóricas.

Pode-se substituir o elemento sublinhado pelo que está negritado entre parênteses, sem prejuízo para a correção e o sentido da frase, no seguinte caso:

  • A.

    Extrema esquerda e extrema direita se parecem não porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos. (não obstante)

  • B.

    Todos os fins são nobres para quem os justifica. (com aquele que)

  • C.

    O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem uma genealogia respeitável. (extrinsecamente)

  • D.

    (...) o fim é uma humanidade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito de melhor. (a menos que varie)

  • E.

    O fim justificaria todos os meios extremos, já que o fim é uma humanidade "melhor". (porquanto)

Está adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

  • A.

    Os recursos da internet, dos quais podemos nos valer a qualquer momento, permitem veicular mensagens por cujo conteúdo seremos responsáveis.

  • B.

    Artistas plásticos, que suas obras lhes interessa divulgar, frequentam os espaços da internet, mediante aos quais promovem a divulgação de seu trabalho.

  • C.

    Jornalistas veteranos, de cujas colunas tantos leitores já frequentaram, passaram a criar seus próprios blogs, pelos quais acrescentam uma dose de subjetivismo.

  • D.

    É comum que, num blog, os assuntos públicos, a cujo interesse social ninguém duvida, coabitem aos assuntos particulares, que a poucos interessará.

  • E.

    As múltiplas formas de linguagem com que o autor de um blog pode lançar mão obrigam-no a se familiarizar com técnicas de que jamais cogitou dominar.

A palavra “Porque” (v.2 e 4) poderia ser substituída, com correção gramatical e sem prejuízo para o sentido original do texto, em ambas as ocorrências, por

  • A.

    Logo.

  • B.

    Então.

  • C.

    Portanto.

  • D.

    Pois.

  • E.

    Embora.

Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.

No trecho “ainda que deixasse entrever” (l.8-9), a locução conjuntiva “ainda que” poderia ser substituída por embora, sem que fosse alterado o sentido da oração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.

No trecho “mais o prazer do ataque que o lamento sincero de um estudioso honesto” (l.9-10), a substituição da conjunção “que” por do que manteria a correção gramatical da relação comparativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto II, para responder às questões de 6 a 10.

No período “Daí a necessidade de abordar conteúdos equivalentes, mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja” (linhas de 24 a 26), a palavra “mas” estabelece uma relação de

  • A.

    concomitância entre as ideias de abordar conteúdos e realizar desejos dos alunos da EJA.

  • B.

    conclusão entre os conteúdos essenciais e a realização do desejo do sujeito que ingressa na EJA.

  • C.

    explicação, pois abordar conteúdos equivalentes explica a satisfação do sujeito que está na EJA.

  • D.

    adversidade, pois a simples abordagem de conteúdos não garante o atendimento às demandas do público de EJA.

  • E.

    alternância entre a superação de conteúdos e a linguagem adequada aos sujeitos da EJA.

Assinale a alternativa em que a conjunção “ou” pode ser substituída pela conjunção “e”, como no trecho – Acho que, se os brasileiros mudaram, foi no sentido de não acreditarem mais nelas. Deixamos para trás a atitude infantil de insistir em sonhos que acabam em decepções. Ou de crer em falsas promessas.

  • A. A partir de agora, as pessoas têm de escolher: a incerteza das previsões ou a segurança da ciência.
  • B. Progresso técnico ou progresso moral? Eis o dilema do homem do século 21.
  • C. O pessimismo já havia sido delineado pelo instinto de destruição com Freud ou pelo caminho do sofrimento com Orwell.
  • D. Diante dos mistérios do século 21, as pessoas se dividiram: o apocalipse ou o paraíso.
  • E. Há duas opções a serem oferecidas às pessoas: projetar-se para o futuro ou concentrar-se no presente.

Assinale a opção correspondente a expressão ou termo que substitui corretamente o segmento “de que” (l.7).

  • A. segundo o qual
  • B. do qual
  • C. onde
  • D. cujo
  • E. em cujo
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