Lista completa de Questões sobre Conjunções para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Em ... e os alunos, transferidos, mas eles ainda estão lá. o sentido da conjunção destacada é o mesmo que se verifica na conjunção destacada em:
Em relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo pois (l.10) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes termos ou expressões: porque, visto que, porquanto.
Com relação ao texto acima apresentado, julgue os itens de 1 a 12.
A palavra mas (l.19), no texto, tem sentido semelhante ao expresso pelo conectivo e no seguinte período: Assinou o documento, e se esqueceu de levá-lo.
Conforme a frase da questão anterior, o termo destacado E pode dar uma ideia de:
Em relação aos elementos do texto, assinale a opção correta.
Não existem fórmulas mágicas sobre o tempo que precisamos para nos manter em forma. Isso varia de uma pessoa para outra de um modo muito mais intenso do que se imaginava. Entre os dois períodos desse fragmento do texto poderia ser empregada adequadamente a conjunção:
mesmo que
apesar de
embora
logo
pois
Nos processos de coesão textual, há vocábulos que substituem palavras, expressões ou ideias anteriormente expostas.
Um exemplo em que o vocábulo grifado retoma algo enunciado em oração anterior é
Na verdade, para a maioria das pessoas é realmente muito difícil discernir se uma declaração é verdadeira ou falsa, (l. 17-18)
Os estudos de Bella e Bond revelaram ainda que, ao ser pego de surpresa num questionamento, o mentiroso se entrega mais facilmente, (l.26-27)
Se a pessoa parece nervosa e fala em tom mais alto do que o de costume, as chances de ela estar mentindo são ainda maiores. (l.30-31)
Com relação a aspectos estruturais do texto, julgue os itens subsequentes.
A conjunção "ou" (l.3) é empregada, no texto, com o objetivo de ligar termos sinônimos.
Com base no texto acima, julgue os itens de 12 a 16.
O emprego de vírgula após os segmentos a formulação de uma teoria da célula (l.4-5) e o descobrimento do vínculo entre cromossomos e hereditariedade (l.5-6) deve-se ao fato de esses segmentos exercerem, no período em que ocorrem, a mesma função sintática e não estarem ligados por conjunção.
Todas as conjunções sublinhadas abaixo são adverbiais causais, EXCETO UMA. Assinale-a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...