Questões sobre Conjunções

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Em – ... e os alunos, transferidos, mas eles ainda estão lá. – o sentido da conjunção destacada é o mesmo que se verifica na conjunção destacada em:

  • A. O lugar é perigoso, todavia os moradores não querem sair de lá.
  • B. Como o lugar é perigoso, as pessoas foram retiradas de lá.
  • C. O lugar é perigoso, portanto as pessoas devem ser retiradas de lá.
  • D. O lugar é tão perigoso que as pessoas deverão ser retiradas de lá.
  • E. Se o lugar é mesmo tão perigoso, as pessoas deverão sair de lá.

Em relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O termo “pois” (l.10) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes termos ou expressões: porque, visto que, porquanto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima apresentado, julgue os itens de 1 a 12.

A palavra “mas” (l.19), no texto, tem sentido semelhante ao expresso pelo conectivo e no seguinte período: Assinou o documento, e se esqueceu de levá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme a frase da questão anterior, o termo destacado E pode dar uma ideia de:

  • A. consequência, posto que você pode criar vídeos após gravá-los;
  • B. conclusão, uma vez que gravando os vídeos, conclui-se que eles são automaticamente criados;
  • C. explicação, já que a criação dos vídeos pressupõe sua criação;
  • D. adição, porquanto que gravar e criar são ações solidárias, mas independentes.

Em relação aos elementos do texto, assinale a opção correta.

  • A. O nome próprio “Jean-Claude Trichet” está entre vírgulas por tratar-se de um vocativo.
  • B. Mantém-se a correção gramatical do período e as informações originais ao se substituir “embora” (l.7) por qualquer um dos seguintes termos: conquanto, se bem que, apesar de que, contanto que, consoante.
  • C. A preposição para em “para depois atingir” (l.9 e 10) tem a mesma função significativa que nas ocorrências “para salvar o sistema bancário”(l.12) e “para dar um impulso ”( l.13).
  • D. A substituição de “se traduziu” (l.13) por foi traduzido prejudica a correção gramatical do período.
  • E. A palavra “acusando” (l.15) está sendo empregada com a acepção de indicando, mostrando, revelando.

“Não existem fórmulas mágicas sobre o tempo que precisamos para nos manter em forma. Isso varia de uma pessoa para outra de um modo muito mais intenso do que se imaginava”. Entre os dois períodos desse fragmento do texto poderia ser empregada adequadamente a conjunção:

  • A.

    mesmo que

  • B.

    apesar de

  • C.

    embora

  • D.

    logo

  • E.

    pois

Nos processos de coesão textual, há vocábulos que substituem palavras, expressões ou ideias anteriormente expostas.

Um exemplo em que o vocábulo grifado retoma algo enunciado em oração anterior é

  • A. As pessoas costumam diferenciar de forma mais nítida as mentiras quando ouvem a declaração duvidosa com atenção, (l. 7-8)
  • B.

    “Na verdade, para a maioria das pessoas é realmente muito difícil discernir se uma declaração é verdadeira ou falsa”, (l. 17-18)

  • C.

    Os estudos de Bella e Bond revelaram ainda que, ao ser pego de surpresa num questionamento, o mentiroso se entrega mais facilmente, (l.26-27)

  • D.

    Se a pessoa parece nervosa e fala em tom mais alto do que o de costume, as chances de ela estar mentindo são ainda maiores. (l.30-31)

Com relação a aspectos estruturais do texto, julgue os itens subsequentes.

A conjunção "ou" (l.3) é empregada, no texto, com o objetivo de ligar termos sinônimos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens de 12 a 16.

O emprego de vírgula após os segmentos “a formulação de uma teoria da célula” (l.4-5) e “o descobrimento do vínculo entre cromossomos e hereditariedade” (l.5-6) deve-se ao fato de esses segmentos exercerem, no período em que ocorrem, a mesma função sintática e não estarem ligados por conjunção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todas as conjunções sublinhadas abaixo são adverbiais causais, EXCETO UMA. Assinale-a.

  • A. A criança levou uma surra porque fez muitas travessuras.
  • B. Já que não pretendes estudar, deves procurar um trabalho.
  • C. Como não pagasse as contas, teve os créditos cortados.
  • D. Como estava doente, não fui à festa.
  • E. Tudo ocorreu como eu tinha previsto
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