Questões sobre Conjunções

Lista completa de Questões sobre Conjunções para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.

A partir da conjunção “mas” (l.11), subentende-se da organização das ideias no texto que um “processo de longo prazo” (l.10-11) pode não dispor de “sólidas fundações” (l.11) antes de ser definitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos trechos: “Desde cedo, toda e qualquer criança das cidades brasileiras, desde que alimentada” e, “O futebol é o setor das oportunidades iguais, por isso é eficiente”, as expressões destacadas indicam, respectivamente ideias de:

  • A. Tempo, condição, conclusão.
  • B. Tempo, tempo, conclusão.
  • C. Condição, condição, explicação.
  • D. Tempo, condição, explicação.
  • E. Condição, condição, tempo.

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A conjunção “embora” (l.4) introduz uma relação de condição que se estabelece entre a oração em que se insere e a oração principal do período em questão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

O termo “Entretanto” (l.4) pode, sem prejuízo para as informações originais e para a correção do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes: Porém, Todavia, No entanto, Contudo, Conquanto, Porquanto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

Em “É necessário, portanto, que sejam pensadas estratégias para a manutenção dessas línguas pelas próximas gerações” (l.36-38), preserva-se o sentido original do período, caso o termo sublinhado seja substituído por contudo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.

O termo “no entanto” (l.12) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período e sem alteração das informações originais, ser substituído por qualquer um dos seguintes: porém, contudo, conquanto, contanto que.

  • C. Certo
  • E. Errado

A primeira frase do personagem pode ser lida como uma hipótese formulada a partir da fala que faz a seguir. Apesar de não estarem ligadas por um conectivo, pode-se perceber a relação estabelecida entre as duas orações. O conectivo que deve ser usado para unir essas duas orações, mantendo o sentido, é

  • A.

    embora.

  • B.

    entretanto.

  • C.

    logo.

  • D.

    se.

  • E.

    pois.

Assinale a alternativa em que a substituição do termo destacado em negrito pelo termo posto entre parênteses mantém o mesmo sentido do texto 2.

  • A. “Podemos concluir que, nestes casos, um reordenamento institucional.” (faz-se)
  • B. “O que há é um sistema arbitrário, em que as unidades de atendimento funcionam diferen-temente entre si.” (para o qual)
  • C. “É difícil para o Estado exigir do adoles-cente o cumprimento da lei, sendo que ele pró-prio não a respeita, nem implementa.” (desde que)
  • D. “Temos ainda um terceiro modelo, do qual faz parte, por exemplo, o Distrito Federal e Mi-nas Gerais [...]” (a despeito de)
  • E. “Contudo, esse modelo representa uma minoria no País.” (Porém)

 

Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Do uso da conjunção "como" (l.1) subentende-se, na argumentação do texto, uma comparação entre "homem" (l.1) e "organização social" (l.3).

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.

A conjunção "Se" (l.1) introduz, na organização dos argumentos do texto, uma condição sem a qual não teria sido possível investigar a "cabeça do investidor" (l.4-5).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...