Lista completa de Questões sobre Conjunções para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no texto, assinale a opção correta.
A leitura do final do 1. o parágrafo (l.7-8) permite inferir-se que "A resposta do inimigo" não foi dada em uma segunda-feira.
A expressão "à União Soviética" (l.2) é complemento da forma verbal "ordena" (l.1).
Acrescentando-se de que imediatamente após a conjunção "e" (l.3), o significado do período correspondente não seria alterado.
A expressão "por isso" (l.3) foi empregada com o sentido concessivo
Mantém-se a correção gramatical do texto ao se substituir "convencê-lo de que" (l.3) por convencer-lhe que.
Julgue os itens a seguir a respeito da organização do texto apresentado.
Devido à função que exerce na oração, a vírgula empregada depois de "sensações" (l.2) poderia ser substituída tanto pela conjunção e como pela conjunção ou, sem prejudicar a correção gramatical ou a coerência do texto.
Julgue os itens a seguir a respeito da organização do texto apresentado.
Na linha 12, caso se deslocasse a conjunção "pois" para o início da oração, a coerência da argumentação seria preservada, desde que fossem retiradas as duas vírgulas que isolam essa palavra e que se fizessem os necessários ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas.
Quanto à relação de sentido expressa pelas conjunções/locuções conjuntivas destacadas, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito da organização das estruturas linguísticas do texto acima e da redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.
Na linha 11, a presença da conjunção "e" torna desnecessário o uso do travessão, que tem apenas a função de enfatizar a aplicação de "multas"; por isso, a retirada desse sinal de pontuação não prejudicaria a correção nem a coerência do texto.
A respeito da organização das estruturas linguísticas do texto acima e da redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.
A substituição de "Caso" (l.15) pela conjunção Se preservaria a correção gramatical da oração em que se insere, não demandaria outras modificações no trecho e respeitaria a função condicional dessa oração.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Em quando um infectado espirra ou tosse(3) há, respectivamente, ideia de tempo e de exclusão.
É obrigatório o emprego da palavra E, nas linhas 13 e 24, por ela ser conjunção, tendo como finalidade ligar orações.
Em passam de humano para humano (1) subentendese: ser humano para ser humano.
As palavras mutações (6) e pandemia (20 e 26) significam, respectivamente, alterações / transformações e doença epidêmica amplamente difundida.
A alternativa na qual a expressão colocada entre parênteses substitui o termo destacado na frase, em negrito, sem prejuízo do sentido é:
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Os elementos sublinhados estão corretamente empregados na frase:
A convicção de Hobsbawm, da qual não deve pairar dúvida, incide com o valor que se deve reconhecer nos estudos de História.
Os ensinamentos da História, de cuja riqueza deveríamos tirar proveito, deram lugar a um fascínio pela novidade, diante da qual nos extasiamos.
Em nossos dias, onde se verificam avanços notáveis da ciência, predomina uma sensação de triunfo de cuja deveríamos desconfiar.
Maquiavel foi um pensador que a sua doutrina continua instigante até hoje, quando políticos nela se valem como uma espécie de manual.
Ninguém se liberta de suas memórias afetivas, em cujas pulsa a força das experiências de que vieram a moldar nossa personalidade.
Acerca das idéias e das estruturas do texto, julgue os próximos itens.
Na linha 26, com o emprego do mas o autor apresenta dois fatos entre os quais há relação de adversidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...