Questões sobre Conjunções

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A conjunção “mas” linha 30 revela idéia de

  • A. finalidade.
  • B. causa.
  • C. oposição.
  • D. explicação.

Com base na leitura do texto abaixo, assinale a única alternativa que completa corretamente as questões de 1 a 10.

Em "A USP acaba de divulgar sua intenção de fazer vestibulares seriados; ou seja, o estudante vai enfrentar três provas, uma ao fim de cada ano do ensino médio", o elemento coesivo destacado introduz um

  • A. argumento exemplificativo e meramente acessório.
  • B. esclarecimento ou um desenvolvimento do que foi dito anteriormente.
  • C. segmento que estabelece uma gradação entre os argumentos citados.
  • D. argumento decisivo, apresentado como acréscimo para rebater uma idéia contrária.

“Portanto, trata-se de ver aquilo que é melhor ao cidadão.” (L.87-88)

A respeito do período acima, analise os itens a seguir:

I. O pronome aquilo tem valor catafórico.

II. A palavra Portanto tem valor conclusivo.

III. A palavra melhor classifica-se como adjetivo.

Assinale:

  • A.

    se somente os itens I e III estiverem corretos.

  • B.

    se somente os itens II e III estiverem corretos.

  • C.

    se nenhum item estiver correto.

  • D.

    se todos os itens estiverem corretos.

  • E.

    se somente os itens I e II estiverem corretos.

Assinale a opção correspondente a trecho do texto em que a conjunção marca duas ações paralelas atribuídas ao mesmo sujeito.

  • A.

    "Podemos criticar nossas leis processuais pelo número exagerado de recursos à disposição dos advogados" (l.1-2)

  • B.

    "enquanto as regras forem essas, não haverá o que fazer" (l.3)

  • C.

    "os advogados têm o dever de lutar pelo interesse de seus clientes" (l.4-5)

  • D.

    "o Poder Judiciário não pode saltar etapas em um julgamento nem agir de maneira que desrespeite o devido processo legal" (l.5-7)

  • E.

    "Todos gostaríamos que o processo no Brasil fosse ágil e enxuto" (l.8-9)

 

Com base nesse texto, julgue os itens de 6 a 10.

Na linha 15, seria mantida a correção gramatical do período, caso fosse inserida a conjunção embora, para introduzir a oração que se inicia após o travessão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nesse texto, julgue os itens que se seguem.

A palavra “porém” (l.9) está entre vírgulas por ser conjunção coordenativa conclusiva, intercalada entre duas orações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às idéias e aos aspectos lingüístico-gramaticais do texto, julgue os itens a seguir.

No trecho “Nenhum deles, porém, nasceu abaixo do peso ou com algum problema evidente de saúde” (R.16-18), a conjunção adversativa pode, sem prejuízo para o sentido original do texto, ser substituída por contudo, todavia ou no entanto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes às estruturas lingüísticas do texto.

Na linha 17, o emprego da conjunção "Contudo" estabelece uma relação de causa e efeito entre as orações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 8 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

"Portanto, era necessário criar regras específicas". (2º parágrafo)

O sentido que a conjunção grifada acima introduz no contexto é o de

  • A.

    temporalidade, que caracteriza as ações humanas na época abordada.

  • B.

    restrição, acerca da época em que tais fatos ocorreram.

  • C.

    condição, que vai justificar determinadas ações dos homens nessa época.

  • D.

    causa, que determina certo tipo de comportamento da humanidade.

  • E.

    conclusão, adequada e coerente, diante da situação exposta.

Atenção: As questões de números 13 a 22 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Ocorre, contudo, que até a explosão criativa da Idade do Gelo não há provas arqueológicas daquilo que mais nos diferencia dos animais ... (2o parágrafo)

A restrição imposta à frase anterior pelo vocábulo grifado acima

  • A.

    dá origem a dúvidas de que o homem já tivesse, realmente, capacidade de raciocínio e de vida social que o distinguiram das outras espécies animais.

  • B.

    questiona o fato de ter sido a chegada do homem à Europa que tenha dado margem a uma evolução mais rápida da capacidade cognitiva do homem.

  • C.

    busca indícios do desenvolvimento de uma linguagem, pois inexistem provas arqueológicas, considerando-se o fato de não haver escrita nessa época.

  • D.

    aceita a hipótese de que o homem ainda não havia evoluído suficientemente para ter uma forma de comunicação e uma vida organizada, nos grupos que então se formavam.

  • E.

    confirma o fato de que só após a era glacial há provas da existência de um pensamento abstrato, que possibilitou o uso de símbolos na interpretação da realidade.

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