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A conjunção mas linha 30 revela idéia de
Com base na leitura do texto abaixo, assinale a única alternativa que completa corretamente as questões de 1 a 10.
Em "A USP acaba de divulgar sua intenção de fazer vestibulares seriados; ou seja, o estudante vai enfrentar três provas, uma ao fim de cada ano do ensino médio", o elemento coesivo destacado introduz um
Portanto, trata-se de ver aquilo que é melhor ao cidadão. (L.87-88)
A respeito do período acima, analise os itens a seguir:
I. O pronome aquilo tem valor catafórico.
II. A palavra Portanto tem valor conclusivo.
III. A palavra melhor classifica-se como adjetivo.
Assinale:
se somente os itens I e III estiverem corretos.
se somente os itens II e III estiverem corretos.
se nenhum item estiver correto.
se todos os itens estiverem corretos.
se somente os itens I e II estiverem corretos.
Assinale a opção correspondente a trecho do texto em que a conjunção marca duas ações paralelas atribuídas ao mesmo sujeito.
"Podemos criticar nossas leis processuais pelo número exagerado de recursos à disposição dos advogados" (l.1-2)
"enquanto as regras forem essas, não haverá o que fazer" (l.3)
"os advogados têm o dever de lutar pelo interesse de seus clientes" (l.4-5)
"o Poder Judiciário não pode saltar etapas em um julgamento nem agir de maneira que desrespeite o devido processo legal" (l.5-7)
"Todos gostaríamos que o processo no Brasil fosse ágil e enxuto" (l.8-9)
Com base nesse texto, julgue os itens de 6 a 10.
Na linha 15, seria mantida a correção gramatical do período, caso fosse inserida a conjunção embora, para introduzir a oração que se inicia após o travessão.
Com base nesse texto, julgue os itens que se seguem.
A palavra porém (l.9) está entre vírgulas por ser conjunção coordenativa conclusiva, intercalada entre duas orações.
Quanto às idéias e aos aspectos lingüístico-gramaticais do texto, julgue os itens a seguir.
No trecho Nenhum deles, porém, nasceu abaixo do peso ou com algum problema evidente de saúde (R.16-18), a conjunção adversativa pode, sem prejuízo para o sentido original do texto, ser substituída por contudo, todavia ou no entanto.
Julgue os itens seguintes, referentes às estruturas lingüísticas do texto.
Na linha 17, o emprego da conjunção "Contudo" estabelece uma relação de causa e efeito entre as orações.
Atenção: As questões de números 8 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
"Portanto, era necessário criar regras específicas". (2º parágrafo)
O sentido que a conjunção grifada acima introduz no contexto é o de
temporalidade, que caracteriza as ações humanas na época abordada.
restrição, acerca da época em que tais fatos ocorreram.
condição, que vai justificar determinadas ações dos homens nessa época.
causa, que determina certo tipo de comportamento da humanidade.
conclusão, adequada e coerente, diante da situação exposta.
Atenção: As questões de números 13 a 22 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Ocorre, contudo, que até a explosão criativa da Idade do Gelo não há provas arqueológicas daquilo que mais nos diferencia dos animais ... (2o parágrafo)
A restrição imposta à frase anterior pelo vocábulo grifado acima
dá origem a dúvidas de que o homem já tivesse, realmente, capacidade de raciocínio e de vida social que o distinguiram das outras espécies animais.
questiona o fato de ter sido a chegada do homem à Europa que tenha dado margem a uma evolução mais rápida da capacidade cognitiva do homem.
busca indícios do desenvolvimento de uma linguagem, pois inexistem provas arqueológicas, considerando-se o fato de não haver escrita nessa época.
aceita a hipótese de que o homem ainda não havia evoluído suficientemente para ter uma forma de comunicação e uma vida organizada, nos grupos que então se formavam.
confirma o fato de que só após a era glacial há provas da existência de um pensamento abstrato, que possibilitou o uso de símbolos na interpretação da realidade.
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