Questões sobre Literatura

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Cruz e Sousa é considerado um dos maiores poetas da literatura brasileira e talvez seja nosso poeta simbolista de maior destaque. A seu respeito é correto afirmar que:

  • A. Nos seus poemas há a presença de teor polêmico que o aproxima dos ideais libertários pela Abolição, como pode ser verificado no poema “Litania dos Poetas”.
  • B. Seus dois primeiros, Os simples e Só, foram bem recebidos pela crítica.
  • C. Os poemas de seu livro Broquéis foram criticados por José Verissimo, que os considerava como expressão de um lirismo saudosista e neo-romântico.
  • D. Em seus poemas, a cor branca e a temática da claridade aparecem de modo obsessivo, como expressão de seu desejo de ser aceito pela elite brasileira.
  • E. Em 1885, escreve, em parceria com Guerra Junqueiro, as prosas de Tropos e Fantasias.

.”Segundo Alfredo Bosi, no Brasil houve ecos do Barroco europeu durante os séculos XVII e XVIII. Alguns autores, como Gregório de Matos, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica e as principais academias reiteraram os motivos e as formas do barroquismo ibérico e italiano”

Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta

( ) Bento Teixeira, em seu poemeto Prosopopeia, elege, como objeto de louvor, com intenção encomiástica, Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da capitania de São Paulo.

( ) O baiano Gregório de Matos Guerra tem uma das poesias mais ricas do período e recebeu a alcunha de “Boca do Inferno”, pela sátira irreverente.

( ) O gongorismo estava presente na obra de Manuel Botelho de Oliveira, autor do famoso poema épico Música do Parnaso.

( ) Com o poema Descrição da Cidade da Ilha de Itaparica, vê-se em Frei Manuel de Santa Maria Itaparica uma fraca imitação de Camões, que o insere entre um dos poetas menores do século XVII.

( ) Representante máximo da prosa barroca em Língua Portuguesa, do padre Antonio Vieira é considerado como um orador complexo e sutil e segundo Alfredo Bosi, é possível afirmar que existe um Vieira brasileiro, um Vieira indianista e um Vieira europeu.

  • A. V – V – V – V – F
  • B. V – F – V – F – V
  • C. F – F – V – V – F
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – V – F – V – F

Analise as afirmativas abaixo, sobre o clássico romance de Machado de Assis e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Não, não, a minha memoria não é boa. Ao contrário, é comparável a alguém que tivesse vivido por hospedarias, sem guardar delas nem caras nem nomes, e somente raras circustâncias. (...) Como eu invejo os que não esqueceram a cor das primeiras calças que vestiram! Eu não atino com a das que enfiei ontem. Juro só que não eram amarelas porque execro essa cor; mas isso mesmo pode ser olvido e confusão. (...) É que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes também preencher as minhas.” (Dom Casmurro, Machado de Assis, capitulo LIX)

I. Escrito em terceira pessoa, constrói uma narrativa de onisciência narrativa, na qual não há espaço para dúvidas sobre os motivos da separação entre Bento e Capitolina;

II. A famosa expressão “olhos de ressaca” é atribuída aos olhos de Capitu, quando observava o cadáver de Escobar, supostamente com expressão de dor tal qual a de Sancha, viúva do morto.

III.Quando o narrador diz: “Eu confessarei tudo que importar à minha história”colabora para reforçar a ambiguidade da afirmação sobre a infidelidade de Capitu, posto que o romance é escrito pelo narrador que é também personagem, portanto, implicado subjetivamente em todos os acontecimentos relatados.

  • A. somente I está correta
  • B. somente II está correta
  • C. somente III está correta
  • D. somente I e II estão corretas
  • E. somente II e III estão corretas

Atenção: As questões de números 44 a 46 referem-se ao texto abaixo.

É correta a seguinte consideração sobre um dos estilos referidos por Alfredo Bosi:

  • A.

    O estilo de lenda, épico, lírico, solene intensificou-se nas crônicas urbanas do século XX.

  • B.

    O estilo de crônica, solto, despachado exemplifica-se na linguagem intimista de Álvares de Azevedo.

  • C.

    A informalidade é um traço característico do estilo de escritores como Coelho Neto e Rui Barbosa.

  • D.

    A expressão herói de nossa gente alude a um componente típico da literatura épica.

  • E.

    As expressões já de menino e Ai! que preguiça! são reveladoras da linguagem de um parnasiano.

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

O adjetivo “augusta” (l.14) é empregado no sentido de vil, evidenciando a ironia típica dos textos de Machado de Assis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.6

Ao descrever a nova literatura brasileira surgida após 1950, Antonio Candido enumera uma série de características que também são comuns à ficção desenvolvida na segunda geração modernista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.6

Infere-se da análise de Antonio Candido que a literatura brasileira surgida após a década de 60 do século XX apresentou poucas e pouco expressivas inovações se comparada à literatura do primeiro momento modernista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.6

No Concretismo, estética renovadora surgida após o Modernismo, a dimensão concreta da palavra é assumida como critério para a determinação da qualidade ou da genuinidade de uma poética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.6

Na literatura brasileira contemporânea, a prevalência do virtuosismo técnico resulta, em geral, no resgate de modelos ficcionais tradicionais, não influenciados pelos novos meios de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações acima e as transformações por que passou o sistema literário brasileiro entre o último triênio do século XIX e os primeiros cinquenta anos do século XX, julgue os itens que se seguem.

No que se refere à produção literária em prosa, a segunda geração de autores modernistas preocupou-se em evidenciar os problemas sociais da época, tal como se verifica nas obras de Graciliano Ramos e de Jorge Amado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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