Lista completa de Questões sobre Literatura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que faz um comentário equivocado sobre o texto de Machado de Assis.
A linguagem do texto é marcada, predominantemente, pela informalidade.
A linguagem do texto é marcada, predominantemente, por expressões metafóricas.
A linguagem do texto é marcada, predominantemente, pela oralidade.
A linguagem do texto é marcada, no segundo parágrafo, predominantemente por orações coordenadas.
No tocante aos elementos que compõem o texto narrativo, é legítimo afirmar:
O narrador apresenta uma caracterização exaustiva do espaço narrativo, prejudicando o desenvolvimento do enredo, das personagens e da própria narrativa, deixando a história desinteressante.
O narrador com a caracterização do espaço na narrativa apresenta as incidências semânticas que o caracterizam, não integrando, em primeira instância, os componentes físicos que servem de cenário ao desenrolar da ação.
O narrador onisciente apresenta uma visão panorâmica do espaço narrativo, limitando-se a uma descrição exterior e rigorosamente objetual, dando foco a uma personagem em detrimento das demais, obstruindo, assim, a perspectiva narrativa.
O narrador apresenta o espaço como uma mera descrição de construção de ambientação das personagens, sem focalizar internamente uma personagem na perspectiva narrativa.
O narrador dá um exemplo eloquente da importância de um espaço bem construído para o resultado estético de um texto narrativo, pois precisa fazer com que os leitores percebam a influência que tem o espaço na determinação do destino das personagens.
Leia o poema abaixo e assinale a alternativa correta.
O poeta desqualifica a linguagem popular, comentando os erros que as pessoas mais simples normalmente cometem.
O poeta mostra como a língua é adaptada pelo povo, que é responsável pela construção do país.
O poeta mostra como a falta de conhecimento lingüístico impede as pessoas de exercerem determinadas funções.
O título revela a posição do poeta, representante do movimento modernista, de valorizar a norma culta.
A repetição da preposição no início de cada verso revela falta de originalidade, comum ao Modernismo.
Considere o trecho do poema abaixo, de Zé de Luz e assinale a alternativa correta.
O poema utiliza o registro popular de linguagem, caracterizando a simplicidade do personagem dentro da sua realidade.
Os erros gramaticais comprometem a expressividade do poema.
De acordo com a norma culta, o verbo sêsse deveria ser substituído por era.
A conjunção se estabelece relação de concessão entre as idéias.
No nono verso, o uso de duas conjunções (mas, porém) é incoerente, pois a primeira estabelece relação de adição e a segunda, de adversidade.
Ao falar do teatro brasileiro, no Romantismo, Bosi declara que era preciso distinguir entre um teatro romântico menor, buscando manter um programa de nacionalização da nova literatura e outro, que trouxe inovação nos textos e na concepção cênica. Entre os textos e autores de destaque, faça a associação:
1. Martins Pena
2. José de Alencar
3. Agrário de Menezes
4. Gonçalves de Magalhães
5. Gonçalves Dias
I. Antonio José ou o Poeta e a Inquisição
II. Leonor de Mendonça
III. Juiz de Paz na Roça
IV. Calabar
V. Verso e Reverso
Segundo Zila Bernd, o poema épico é o gênero mais propício para descrever os acontecimentos históricos fundadores. Na literatura brasileira, há dois poemas épicos, do século XVIII: O Uraguai, de José Basílio da Gama e Caramuru, de Santa Rita Durão. Sobre tais poemas é correto afirmar que:
Para Antonio Candido, é possível encontrar na obra de José de Alencar, pelo menos três aspectos: O Alencar das mocinhas; O Alencar dos adultos e O Alencar dos rapazes. Seguindo esta divisão, podemos considerar O Guarani como o romance de Alencar dos rapazes. Neste romance temos a ação heroica de Peri, exemplar de bravura e agilidade física. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. É um personagem mítico, um herói idealizado e ao mesmo tempo um selvagem, integrado com a natureza;
II. Como herói do romance, pode viver um final feliz, no desfecho de seu amor com sua amada Cecília, livre da perseguição dos Aimorés e iniciando, através da miscigenação, a integração fundadora entre brancos e índios. I
II. Na primeira visão que tem de Cecilia, faz uma associação com a imagem de uma santa que havia visto anteriormente e mantém por ela devoção e fidelidade extremadas.
Nos anos 70 a literatura passa por uma outra renovação, especialmente na poesia. Ainda estão produzindo autores surgidos no Modernismo como Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Não aparece, na produção do período, uma fala autobiográfica, mas surge um lirismo neoromântico e artificial.
II. Paulo Leminski evoca uma presença irradiadora, não só poética como cultural, e apesar de uma trajetória breve, criou uma escrita e antropologia poética com linguagem e técnicas singulares.
III. Ana Cristina César, poeta desaparecida ainda jovem, autora de A teus pés, é considerada como um dos emblemas da geração.
Há uma linha de pensamento predominante que divide em dois tipos o romance brasileiro: os romances de características sociais e regionais e os romances de sondagem psicológica. Esta é uma divisão que aponta para um certo didatismo, mas é precária e redutora. Analise as afirmativas, a respeito das trilhas do romance na literatura brasileira, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) São Bernardo e Fogo Morto são romances didáticos e precários já que oscilam entre a representação da regionalidade e a sondagem psicológica;
( ) As idéias de Lucien Goldmann podem contribuir na discussão, já que este pensandor francês parte da idéia de haver uma tensão entre o escritor e a sociedade.
( ) A mediação entre o psicossocial e o artístico faz-se sempre do mesmo modo, sem permitir ao romancista a liberdade criativa.
( ) Nos romances de tensão crítica, os fatos assumem significação menos ingênua e permitem revelar contradições da sociedade e os prejuízos que causam no sujeito.
Analise as afirmativas sobre o Modernismo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É consenso entre os historiadores descrever o movimento com três fases distintas e bem separadas: de 22 a 30, de 30 a 45 e de 45 até nosso dias;
( ) Foi sintetizado, por Mario de Andrade, na conferência célebre de 1942, por três princípios: atualização da inteligência nacional, estabilização de uma consciência critica nacional e direito permanente à pesquisa estética;
( ) Há coincidência entre o evento político- início da atividade tenentista e o literário a Semana de Arte Moderna, um pregando renovação de costumes políticos e outro pregando renovação artística.
( ) Modernismo e Tenentismo surgem paralelamente e mantém contato acirrado, realizando ações conjuntas que demonstravam uma visão bastante homogênea entre representantes os políticos e os artistas.
( ) É razoável compreender o momento histórico da década de 20 como aquele em que artistas e militares representavam, ainda que inconscientemente, a mesma linha de aspirações de renovação do país.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...