Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

  • A.

    Merleau-Ponty, escreve que ler, é fazer a experiência da “retomada do pensamento de outrem através de sua palavra”, ou seja, é uma reflexão em outrem.

  • B.

    Merleau-Ponty escreve que ler, é fazer a experiência da “retomada do pensamento de outrem através de sua palavra” ou seja é uma reflexão em outrem.

  • C.

    Merleau-Ponty, escreve que ler é fazer a experiência da “retomada do pensamento de outrem através de sua palavra” ou seja é uma reflexão em outrem.

  • D.

    Merleau-Ponty escreve que, ler é fazer a experiência da “retomada do pensamento de outrem através de sua palavra”, ou seja, é uma reflexão em outrem.

  • E.

    Merleau-Ponty escreve que ler é fazer a experiência da “retomada do pensamento de outrem através de sua palavra”, ou seja, é uma reflexão em outrem.

Está plenamente adequada a pontuação do seguinte período:

  • A.

    Reavivadas no autor, as lembranças, de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam enquanto consultava a papelada, que a secretária diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo a um mundo de paixões adormecidas.

  • B.

    Reavivadas no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam, enquanto consultava a papelada, que a secretária diligentemente, sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo, a um mundo de paixões adormecidas.

  • C.

    Reavivadas, no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral ganharam, enquanto consultava a papelada que a secretária, diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo: a um mundo de paixões adormecidas.

  • D.

    Reavivadas no autor as lembranças, de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam enquanto consultava, a papelada que a secretária diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo: a outros tempos; diria mesmo, a um mundo de paixões adormecidas.

  • E.

    Reavivadas no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral ganharam, enquanto consultava a papelada que a secretária, diligentemente, sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo: a um mundo de paixões adormecidas.

Em relação a informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O emprego de aspas nas linhas 4, 5 e 8 tem a mesma justificativa, qual seja: indicar citação de fala de uma pessoa específica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A vírgula logo após “2013” (l.1) foi empregada para isolar adjunto adverbial anteposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na organização das ideias e na estruturação linguística do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Não haveria alteração sintática do texto nem prejuízo à sua correção gramatical, caso o ponto-final imediatamente antes do conectivo “Mas”, no trecho “protegidos por lei. Mas esses dias” (l.13) fosse substituído por vírgula, da seguinte forma: protegidos por lei, mas esses dias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir os travessões (l.7 e 8) por vírgulas ou parênteses.

  • C. Certo
  • E. Errado

O uso das aspas em “pegar” indica:

  • A. fala do narrador.
  • B. criação de expectativa.
  • C. deslocamento semântico.
  • D. transcrição do discurso do personagem.
  • E. mudança de locutor.

Julgue os próximos itens com relação à estrutura linguística e à organização das ideias do texto acima.

No segundo parágrafo, o emprego das aspas marca a mudança de discurso do autor do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que a pontuação foi corretamente empregada, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A. Embora, não pareça ser uma boa solução, algumas grandes cidades brasileiras que estavam muito congestionadas, optaram pela desconcentração, incentivando a criação de novos centros urbanos.
  • B. Embora, não pareça ser uma boa solução, algumas grandes cidades brasileiras que estavam muito congestionadas, optaram pela desconcentração, incentivando a criação de novos centros urbanos.
  • C. Embora não pareça ser uma boa solução, algumas grandes cidades, brasileiras, que estavam muito congestionadas, optaram pela desconcentração, incentivando a criação de novos centros, urbanos.
  • D. Embora não pareça ser uma boa solução, algumas grandes cidades brasileiras que estavam muito congestionadas optaram pela desconcentração, incentivando a criação de novos centros urbanos.
  • E. Embora não pareça ser uma boa solução, algumas grandes cidades brasileiras que estavam muito congestionadas, optaram pela desconcentração, incentivando a criação de novos centros urbanos.

 

Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Nas linhas 8 e 10, os travessões são empregados para isolar os exemplos dados pela autora para problemas urbanísticos e problemas ambientais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...