Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
Merleau-Ponty, escreve que ler, é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra, ou seja, é uma reflexão em outrem.
Merleau-Ponty escreve que ler, é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra ou seja é uma reflexão em outrem.
Merleau-Ponty, escreve que ler é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra ou seja é uma reflexão em outrem.
Merleau-Ponty escreve que, ler é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra, ou seja, é uma reflexão em outrem.
Merleau-Ponty escreve que ler é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra, ou seja, é uma reflexão em outrem.
Está plenamente adequada a pontuação do seguinte período:
Reavivadas no autor, as lembranças, de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam enquanto consultava a papelada, que a secretária diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo a um mundo de paixões adormecidas.
Reavivadas no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam, enquanto consultava a papelada, que a secretária diligentemente, sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo, a um mundo de paixões adormecidas.
Reavivadas, no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral ganharam, enquanto consultava a papelada que a secretária, diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo: a um mundo de paixões adormecidas.
Reavivadas no autor as lembranças, de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral, ganharam enquanto consultava, a papelada que a secretária diligentemente sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo: a outros tempos; diria mesmo, a um mundo de paixões adormecidas.
Reavivadas no autor, as lembranças de um aparelho de rádio e uma garrafa de água mineral ganharam, enquanto consultava a papelada que a secretária, diligentemente, sabia desarrumar como ninguém, o condão de levá-lo a outros tempos, diria mesmo: a um mundo de paixões adormecidas.
Em relação a informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de aspas nas linhas 4, 5 e 8 tem a mesma justificativa, qual seja: indicar citação de fala de uma pessoa específica.
A vírgula logo após 2013 (l.1) foi empregada para isolar adjunto adverbial anteposto.
Com base na organização das ideias e na estruturação linguística do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Não haveria alteração sintática do texto nem prejuízo à sua correção gramatical, caso o ponto-final imediatamente antes do conectivo Mas, no trecho protegidos por lei. Mas esses dias (l.13) fosse substituído por vírgula, da seguinte forma: protegidos por lei, mas esses dias.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir os travessões (l.7 e 8) por vírgulas ou parênteses.
O uso das aspas em pegar indica:
Julgue os próximos itens com relação à estrutura linguística e à organização das ideias do texto acima.
No segundo parágrafo, o emprego das aspas marca a mudança de discurso do autor do texto.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa em que a pontuação foi corretamente empregada, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Nas linhas 8 e 10, os travessões são empregados para isolar os exemplos dados pela autora para problemas urbanísticos e problemas ambientais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...