Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as afirmativas seguintes a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto.

I. ... preferem abraçar profissões que lidem com pessoas (em oposição a objetos e sistemas).

Os parênteses podem ser retirados da frase, sem alteração do sentido original, se for colocada uma vírgula após pessoas.

II. ... nações em que elas às vezes são obrigadas a exercer ofícios que não os de seus sonhos.

A frase permanecerá correta caso se coloque uma vírgula entre a palavra que e o segmento não os de seus sonhos.

III. Em países hiperdesenvolvidos, como Suécia e Dinamarca, onde elas gozam ...

A vírgula que separa a expressão inicial poderá ser corretamente substituída por dois-pontos, para introduzir o segmento como Suécia e Dinamarca.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

Em “O bullying é praticado no Brasil, no mundo inteiro.”, a vírgula foi empregada para separar:

  • A.

    aposto.

  • B.

    segmentos de mesmo valor sintático.

  • C.

    sujeito do predicado.

  • D.

    expressões explicativas.

  • E.

    adjunto adverbial anteposto.

Os travessões, utilizados em “(...) Toda manh㠖 ia pensando, de volta para casa – ele desceria ao quintal, levando pedacinhos de pão para ela.(...)”, têm a finalidade de:

  • A.

    indicar a fala de personagens secundárias.

  • B.

    isolar enunciado intercaladoemoutro enunciado.

  • C.

    destacar passagem essencial ao desenvolvimento do texto.

  • D.

    continuar o texto de forma intrigante e misteriosa.

  • E.

    anunciar que se trata de referência a outro texto.

Analise o uso da pontuação nas sentenças abaixo e assinale a opção correta.

  • A.

    “[...] é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural, etc.” (2º§). A vírgula foi empregada para marcar a intercalação de uma informação na sentença.

  • B.

    “A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez.” (1º§). A função das vírgulas é separar o sujeito do verbo.

  • C.

    “Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão [...] e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância (3º§). Os dois pontos introduzem uma explicação.

  • D.

    “Existe, e essa forma é o que chamamos de ética.” (2º §). A vírgula está empregada de forma errada, pois não é possível seu uso antes da conjunção “é”.

  • E.

    “Para entendermos como isso acontece na história da humanidade, basta lembrarmos que [...]” (3º§). A função da vírgula é separar o adjunto adverbial de tempo do predicado.

Observe o mesmo excerto novamente: “O diretor reconhece, porém, que o aumento das visitas não irá refletir de imediato na queda dos casos de dengue no município.” As vírgulas foram usadas, neste caso, para:

  • A.

    Marcar a anteposição do predicativo.

  • B.

    Separar oração apositiva da principal.

  • C.

    Separar orações coordenadas assindéticas.

  • D.

    Isolar a conjunção posposta ao verbo.

Assinale a proposição incorreta a respeito das estruturas linguísticas e dos sentidos do texto.

  • A. Uma forma de conferir mais ênfase ao segmento “que nós mesmos elegemos”(l.5) é reescrevê-lo assim: que fomos nós mesmos quem elegemos.
  • B. A conjunção “ora” funciona, no texto, como partícula de transição do pensamento entre o primeiro e o segundo parágrafos, podendo ser substituída por Pois bem.
  • C. Nas duas vezes em que ocorrem no texto(l.2 e l.10), os dois-pontos admitem substituição por vírgula, sem prejuízo da pontuação correta e sem alteração do sentido original.
  • D. As vírgulas duplas de “centenas na verdade”(l.14 e l.15) são substituíveis por duplo parêntese, sem prejuízo da pontuação correta e sem alteração do sentido original.
  • E. O sentido do verbo “renegar”, tal como empregado na penúltima linha do texto, equivale ao de renunciar, rejeitar, prescindir de.

No trecho do texto “Entretanto, para que possamos usufruir dessa energia, precisamos transportá-la a longas distâncias — muitas vezes, milhares de quilômetros — por meio de linhas de transmissão aéreas, expostas ao tempo e a seus caprichos.” (l. 5-9), o travessão serve para delimitar uma informação intercalada no discurso (que pode ser um adendo, um comentário, uma ponderação).

Em situação semelhante, a vírgula pode ser substituída por travessão, com essa mesma função, em:

  • A. “Com o aquecimento global, o desmatamento e alguns fenômenos atmosféricos, esse número tende a aumentar nas próximas décadas.” (l. 18-21)
  • B. “Se as alterações do clima podem causar problemas na transmissão de energia, na distribuição a situação não é diferente.” (l. 25-27)
  • C. “Nessas áreas, as edificações, a substituição de vegetação por asfalto, a poluição dos automóveis e das fábricas causam alterações atmosféricas que favorecem a ocorrência de fortes tempestades.” (l. 30-34)
  • D. “a busca de maior comodidade para os consumidores, maior controle operacional pelas empresas, maior eficiência e maior flexibilidade da rede” (l. 44-47)
  • E. “Outro aspecto relevante está na necessidade, cada vez maior, de adequar tais redes às normas legais de proteção e conservação ambiental,” (l. 58-61)

No excerto do texto: “Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário – e a obstinação da criança irritava-o.”, o uso do travessão se justifica

  • A.

    para indicar uma interrupção de um pensamento ou ideia do autor.

  • B.

    para isolar um enunciado intercalado em outros enunciados.

  • C.

    para indicar o discurso direto.

  • D.

    para indicar o início de uma enumeração.

  • E.

    para separar itens de enunciados enumerativos.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, identifique quais os números entre parênteses podem ocupar uma vírgula no seguinte texto de autoria de Millôr Fernandes, intitulado “Contracheque”: “De repente (1) viu-se (2) cheio de dinheiro. A empresa (3) por engano (4) em vez do ordenado (5) lhe pagou os descontos”.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 5.

  • B.

    2 – 3 – 5.

  • C.

    1 – 4 – 5.

  • D.

    1 – 3 – 4.

  • E.

    1 – 3 – 4 – 5.

Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e de aspectos gramaticais do texto acima.

A supressão do trecho “em quantidade e qualidade adequadas” (l.2-3) e das vírgulas que o isolam manteria a correção gramatical do período e a unidade semântica do trecho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...