Lista completa de Questões sobre Por Subordinação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que o conjunto destacado NÃO atribui ao texto a idéia de FINALIDADE.
"Muitos motivos se somaram, (...) para dificultar a tarefa de decifrar, (...) o enigma ..."(l.1-3)
"concebida desde o início para servir ao mercado mundial," (l.5-6)
"(...) as tentativas feitas para compreender esse enigma (...) foram, (...) infrutíferas." (l.13-15)
"Houve muitos esforços meritórios para superar esse impasse." (l. 20-21)
"experimentaria o inevitável trânsito para a modernidade urbana ..." (l. 47-48)
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.
A oração que já conseguiram garantir o acesso universal à educação básica (l.2-3) não se apresenta entre vírgulas por tratar-se de subordinada adjetiva restritiva, sendo, portanto, indispensável à compreensão do enunciado.
Tem valor adjetivo a oração
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o trecho a seguir, para responder às questões de números 21 a 25.
Em – ... 36 policiais foram assassinados nas ruas da cidade durante o final de semana. – as expressões nas ruas da cidade e durante o final de semana indicam, respectivamente, circunstância de
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As questões de números 25 a 30 baseiam-se no texto.
A expressão Em conseqüência, em destaque no texto, estabelece entre as informações textuais que articula uma relação de
Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto seguinte.
Expressa uma finalidade a oração subordinada adverbial sublinhado em:
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens de 50 a 55.
Os segmentos que pisava os pastos (l.6) e que palmilhavam os caminhos (l.7) classificam-se como orações subordinadas adjetivas explicativas.Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no texto ao lado, julgue os itens subseqüentes.
A passagem de forma que essas ações sejam sustentáveis (l.18-19) expressa uma idéia de conseqüência sob a forma de uma oração subordinada consecutiva.
As questões de números 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Como a economia dependia da agroexportação, o problema consistia simplesmente em ligar as regiões produtoras aos portos marítimos. (final do 2° parágrafo)
As duas afirmativas do período acima transcrito denotam relação de
conclusão e ressalva.
condição e finalidade.
causa e conseqüência.
finalidade e conclusão.
conseqüência e condição.
As questões de números 15 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Por sua reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País, a educação é apresentada como prioridade... (último parágrafo)
Iniciando-se o período acima por A educação é apresentada como prioridade o segmento grifado terá o mesmo sentido original, com outras palavras, em
devido à sua reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.
conquanto seja reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.
embora seja reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.
para que fosse reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.
caso seja reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...