Questões sobre Por Subordinação

Lista completa de Questões sobre Por Subordinação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção em que o conjunto destacado NÃO atribui ao texto a idéia de FINALIDADE.

  • A.

    "Muitos motivos se somaram, (...) para dificultar a tarefa de decifrar, (...) o enigma ..."(l.1-3)

  • B.

    "concebida desde o início para servir ao mercado mundial," (l.5-6)

  • C.

    "(...) as tentativas feitas para compreender esse enigma (...) foram, (...) infrutíferas." (l.13-15)

  • D.

    "Houve muitos esforços meritórios para superar esse impasse." (l. 20-21)

  • E.

    "experimentaria o inevitável trânsito para a modernidade urbana ..." (l. 47-48)

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

A oração “que já conseguiram garantir o acesso universal à educação básica” (l.2-3) não se apresenta entre vírgulas por tratar-se de subordinada adjetiva restritiva, sendo, portanto, indispensável à compreensão do enunciado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tem valor adjetivo a oração

  • A. “mas falso” (l. 1).
  • B. “quando nos chamam” (l. 25).
  • C. "como se faz com urnas e as flores dos mortos.” (l. 36-37).
  • D. “que tinha alma de antiquário” (l. 53).
  • E. “e o meu coração ainda podia arder...” (l. 61).

Leia o trecho a seguir, para responder às questões de números 21 a 25.

Em – ... 36 policiais foram assassinados nas ruas da cidade durante o final de semana. – as expressões nas ruas da cidade e durante o final de semana indicam, respectivamente, circunstância de

  • A. lugar e tempo.
  • B. modo e lugar.
  • C. lugar e lugar.
  • D. modo e causa.
  • E. lugar e condição.

As questões de números 25 a 30 baseiam-se no texto.

A expressão Em conseqüência, em destaque no texto, estabelece entre as informações textuais que articula uma relação de

  • A. oposição.
  • B. conclusão.
  • C. causa e efeito.
  • D. intensidade.
  • E. restrição.

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto seguinte.

Expressa uma finalidade a oração subordinada adverbial sublinhado em:

  • A. (...) a religião toma para si a tarefa de orientar a conduta humana.
  • B. (...) o sujeito pode tirar proveito pessoal de uma regra por tê-la infringido.
  • C. (...) o ponto de partida para a boa conduta é o reconhecimento daquilo que não pode ser permitido.
  • D. (...) as regras de convívio existem para dar base e estabilidade às relações entre os homens.
  • E. (...) o ideal da civilização é permitir que todos os indivíduos vivam sob os mesmos princípios éticos acordados.

Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens de 50 a 55.

Os segmentos “que pisava os pastos” (l.6) e “que palmilhavam os caminhos” (l.7) classificam-se como orações subordinadas adjetivas explicativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto ao lado, julgue os itens subseqüentes.

A passagem ‘de forma que essas ações sejam sustentáveis’ (l.18-19) expressa uma idéia de conseqüência sob a forma de uma oração subordinada consecutiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Como a economia dependia da agroexportação, o problema consistia simplesmente em ligar as regiões produtoras aos portos marítimos. (final do 2° parágrafo)

As duas afirmativas do período acima transcrito denotam relação de

  • A.

    conclusão e ressalva.

  • B.

    condição e finalidade.

  • C.

    causa e conseqüência.

  • D.

    finalidade e conclusão.

  • E.

    conseqüência e condição.

As questões de números 15 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Por sua reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País, a educação é apresentada como prioridade... (último parágrafo)

Iniciando-se o período acima por A educação é apresentada como prioridade o segmento grifado terá o mesmo sentido original, com outras palavras, em

  • A.

    devido à sua reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.

  • B.

    conquanto seja reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.

  • C.

    embora seja reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.

  • D.

    para que fosse reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.

  • E.

    caso seja reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...