Lista completa de Questões sobre Preposições para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias no texto acima.
Por ser de emprego facultativo, preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se retirar a preposição do termo em que (l.4).
Considerando que os dois blocos do texto acima apresentam informações tanto verbais quanto visuais, julgue os itens a seguir.
No segundo bloco, a substituição da preposição entre por de prejudica a correção gramatical e a coerência textual, pois altera as relações entre as porcentagens: exclui os números extremos, 40% e 60%.
No título do texto, o hífen que se coloca entre "homem" e "natureza" pode ser substituído, segundo o que se pode ler no texto, por:
sobre;
com;
e;
contra;
sem.
A respeito das estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
No trecho em que há (l.8), a preposição em é facultativa.
o emprego da preposição "de", nas três ocorrências, está ligado ao termo "construção".
"Temos hoje cerca de 2 milhões de alunos matriculados no ensino superior. Desses, 21% estão nas universidades públicas federais, 13% nas universidades estaduais, 6% nas universidades públicas municipais e 60% nas universidades privadas";
"Não podemos nos comportar como a elite brasileira do século 19, que, na forma de escravidão, embora sabedora de seus malefícios, convivia com ela de forma hipócrita e desleal para com o país e seu povo.[...]";
"Essa melhoria, porém, não é suficiente para equacionar os difíceis problemas da nossa sociedade – sobretudo os da juventude, que precisa de excelente formação para disputar postos de trabalho em condições vantajosas e garantir o crescimento econômico e sociocultural do país";
"Assim, nós, que temos pleno conhecimento da dramática situação de 87% da juventude brasileira, sem acesso aos benefícios da ciência, da tecnologia e da cultura, impedida de participar da construção e das decisões da sociedade, estamos obrigados a buscar soluções urgentes";
"Do contrário, que futuro se pode esperar para uma tal sociedade?".
Com base nas idéias e nos aspectos morfossintáticos do texto II, julgue os seguintes itens.
A correção gramatical do texto seria mantida caso a conjunção condicional se (l.26) fosse substituída por em que.Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
A retirada da preposição em a afirmação de que (l.10) desrespeita as regras de regência do padrão culto da língua e prejudica a coerência textual.
"Com a duplicação,..."; o conector "com" só NÃO pode ser substituído de forma adequada por:
a partir de;
por causa de;
em razão de;
apesar de;
depois de.
Na citação (2) o uso da preposição de em "dele" provém da presença na mesma frase do verbo "receber" (receber algo de alguém); a frase em que o emprego da preposição em destaque está errado é:
devemos apurar a razão por que o crime foi cometido;
não se sabe o assunto sobre que os criminosos discutiam;
não se sabe a que lugares as vítimas foram levadas;
ignoram-se as informações de que a polícia aguardava;
os policiais perderam a arma com que os bandidos assaltaram.
Observe as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
Em Ninguém está livre disso, "ninguém" é pronome adjetivo indefinido; por isso não pode exercer a função de sujeito.
Em Criou-se uma espécie de tirania da alegria o sujeito é indeterminado.
Em Vivemos numa ditadura da felicidade há sujeito simples indeterminado.
Em colocamos as tristezas embaixo do tapete o sujeito é composto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...