Lista completa de Questões sobre Preposições para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Nas linhas 10 e 11, pela presença das preposições, é correto afirmar que os elementos "da lógica", "da história passada" e "do sistema mundial" têm a mesma função sintática no período, pois complementam a palavra "análise".
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Como na seqüência há um complemento oracional, a omissão da preposição "de" em "Não há dúvida de que" (L.1) também estaria de acordo com as exigências da norma escrita culta.
Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..
Nas linhas 21 e 22, a substituição da preposição ante pela preposição diante manteria a correção gramatical e as relações semânticas do texto original.
A figura acima mostra uma janela do Word 2000, com parte de uma reportagem extraída e adaptada da revista Veja, de 23/2/2005. Considerando essa figura e o texto nela contido, julgue os itens a seguir.
A retirada da preposição até (l.1) preserva a correção gramatical, mas altera as relações de argumentação do texto.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na expressão "a demanda por essas perícias" (l.4), a preposição "por" pode ser substituída pela preposição para, sem prejuízo para a correção gramatical.
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 10, LEVE EM CONSIDERAÇÃO O TEXTO A SEGUIR.
Todas as expressões preposicionadas abaixo são exigidas por nome, à exceção de
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 15, a forma verbal reduziram, responsável pelo emprego da preposição em, admite, alternativamente, o emprego da preposição a, sem que as relações semânticas e a coerência do texto sejam alteradas.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.
Na linha 8, a preposição em é de uso opcional, motivo por que a sua retirada não prejudica a coerência e a correção gramatical do texto.
Julgue os seguintes itens, relativos ao texto anterior.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se substituir ao perigo (l.9-10) por para o perigo.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 13, o emprego do sinal indicativo de crase em "às raízes" justifica-se pela regência de "associados" e pela presença de artigo; o sinal deveria ser eliminado caso a preposição viesse sem o artigo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...