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Língua Portuguesa - Redação oficial - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Com relação à abertura e ao fechamento do texto, assinale a alternativa correta, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República:
Estão corretas, pois demonstram a formalidade e a padronização preconizadas pelo Manual.
A abertura está incorreta, pois tanto o termo "ilustríssimo" quanto a sua abreviação "Ilmo." não devem ser utilizados para tal cargo e o termo "prezado" é dispensável. Já o fechamento está totalmente correto.
O fechamento está correto, pois a expressão "mui respeitosamente" é plenamente adequada.
A linha para assinatura do emissor é obrigatória, como também a expressão "reiteramos nossos protestos de estima, consideração e apreço que nutrimos por vós."
Entre os erros observados na abertura e no fechamento, podemos citar: o uso dos termos "Ilmo.", "ilustríssimo", "prezado" e "mui respeitosamente".
Sobre as partes do documento no padrão ofício, analise as assertivas abaixo.
I. Destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício, deve ser incluído também o endereço.
II. Deve conter a assinatura do autor da comunicação e identificação do signatário.
III. Deve conter local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à esquerda.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
A Correspondência Oficial pode ser:
somente externa.
somente interna entre dois órgãos.
particular e interna.
somente interna entre dois setores.
interna ou externa.
Sobre o memorando, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.
( ) Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna.
( ) Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
V/ F/ V
F/ F/ F
F/ V/ V
V/ V/ V
Os ofícios expedidos por ministros de Estado para autoridades de idêntica hierarquia recebem o nome de
despachos.
portarias.
comunicações.
informes.
avisos.
Julgue se os fragmentos contidos nos seguintes itens estão gramaticalmente corretos e adequados à correspondência oficial.
Criados pela Constituição Federal de 1988, os fundos constitucionais referem-se à destinação de parcela do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e sobre produtos industrializados, para aplicação em programas de financiamento ao setor produtivo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiras.
Julgue se os fragmentos contidos nos seguintes itens estão gramaticalmente corretos e adequados à correspondência oficial.
Os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte tem como objetivo contribuir com a promoção do desenvolvimento econômico e social da região amazônica, que os aplica através de programas elaborados de financiamento aos setores produtivos e privados, anualmente, em parceria com os representantes das instituições públicas e dos diversos seguimentos da sociedade.
Na correspondência do diretor da escola ao titular da Secretaria de Educação deve-se evitar o uso do tratamento Digníssimo, pois
esta fórmula é aplicável apenas às altas patentes da corporação militar e aos membros da Igreja Católica.
a dignidade é condição para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessário enfatizar tal fato.
a nova reforma ortográfica suprimiu as fórmulas cerimoniosas, em favor de uma comunicação mais direta entre as pessoas.
foram abolidos, por dispositivo constitucional, todos os mecanismos que estimulam a desigualdade entre funcionários públicos.
Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes.
Caso o diretor de Gestão de Recursos do Banco da Amazônia queira endereçar correspondência oficial ao ministro da Fazenda, ao redigir o documento, ele deverá empregar o pronome de tratamento Vossa Excelência e usar como vocativo a forma Excelentíssimo Senhor Ministro da Fazenda, em razão da vinculação hierárquica da instituição financeira ao Ministério da Fazenda.
Entende-se por minuta
a versão preliminar de um documento.
a forma solene de um documento.
o documento reproduzido por meio de fotocópia.
o documento que deve ser publicado.
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