Questões sobre Redação oficial

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Com relação à abertura e ao fechamento do texto, assinale a alternativa correta, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República:

  • A.

    Estão corretas, pois demonstram a formalidade e a padronização preconizadas pelo Manual.

  • B.

    A abertura está incorreta, pois tanto o termo "ilustríssimo" quanto a sua abreviação "Ilmo." não devem ser utilizados para tal cargo e o termo "prezado" é dispensável. Já o fechamento está totalmente correto.

  • C.

    O fechamento está correto, pois a expressão "mui respeitosamente" é plenamente adequada.

  • D.

    A linha para assinatura do emissor é obrigatória, como também a expressão "reiteramos nossos protestos de estima, consideração e apreço que nutrimos por vós."

  • E.

    Entre os erros observados na abertura e no fechamento, podemos citar: o uso dos termos "Ilmo.", "ilustríssimo", "prezado" e "mui respeitosamente".

Sobre as partes do documento no padrão ofício, analise as assertivas abaixo.

I. Destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício, deve ser incluído também o endereço.

II. Deve conter a assinatura do autor da comunicação e identificação do signatário.

III. Deve conter local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à esquerda.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

A Correspondência Oficial pode ser:

  • A.

    somente externa.

  • B.

    somente interna entre dois órgãos.

  • C.

    particular e interna.

  • D.

    somente interna entre dois setores.

  • E.

    interna ou externa.

Sobre o memorando, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.

( ) Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna.

( ) Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

  • A.

    V/ F/ V

  • B.

    F/ F/ F

  • C.

    F/ V/ V

  • D.

    V/ V/ V

Os ofícios expedidos por ministros de Estado para autoridades de idêntica hierarquia recebem o nome de

  • A.

    despachos.

  • B.

    portarias.

  • C.

    comunicações.

  • D.

    informes.

  • E.

    avisos.

Julgue se os fragmentos contidos nos seguintes itens estão gramaticalmente corretos e adequados à correspondência oficial.

Criados pela Constituição Federal de 1988, os fundos constitucionais referem-se à destinação de parcela do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e sobre produtos industrializados, para aplicação em programas de financiamento ao setor produtivo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue se os fragmentos contidos nos seguintes itens estão gramaticalmente corretos e adequados à correspondência oficial.

Os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte tem como objetivo contribuir com a promoção do desenvolvimento econômico e social da região amazônica, que os aplica através de programas elaborados de financiamento aos setores produtivos e privados, anualmente, em parceria com os representantes das instituições públicas e dos diversos seguimentos da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na correspondência do diretor da escola ao titular da Secretaria de Educação deve-se evitar o uso do tratamento “Digníssimo”, pois

  • A.

    esta fórmula é aplicável apenas às altas patentes da corporação militar e aos membros da Igreja Católica.

  • B.

    a dignidade é condição para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessário enfatizar tal fato.

  • C.

    a nova reforma ortográfica suprimiu as fórmulas cerimoniosas, em favor de uma comunicação mais direta entre as pessoas.

  • D.

    foram abolidos, por dispositivo constitucional, todos os mecanismos que estimulam a desigualdade entre funcionários públicos.

Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes.

Caso o diretor de Gestão de Recursos do Banco da Amazônia queira endereçar correspondência oficial ao ministro da Fazenda, ao redigir o documento, ele deverá empregar o pronome de tratamento “Vossa Excelência” e usar como vocativo a forma “Excelentíssimo Senhor Ministro da Fazenda”, em razão da vinculação hierárquica da instituição financeira ao Ministério da Fazenda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entende-se por minuta

  • A.

    a versão preliminar de um documento.

  • B.

    a forma solene de um documento.

  • C.

    o documento reproduzido por meio de fotocópia.

  • D.

    o documento que deve ser publicado.

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