Questões sobre Redação oficial

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Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação da linguagem à redação oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual pronome de tratamento é usado para dirigir-se ao Prefeito Municipal?

  • A.

    Vossa Magnificência

  • B.

    Vossa Excelência

  • C.

    Vossa Reverência

  • D.

    Vossa Eminência

Para tratar de assuntos relativos à administração de uma escola pública, seu diretor dirige-se ao superintendente regional de ensino por meio de

  • A.

    ofício.

  • B.

    bilhete.

  • C.

    portaria..

  • D.

    carta.

Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação da linguagem à redação oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as afirmativas abaixo:

I. O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna;

II. Declaração é o documento de manifestação administrativa, declaratório da existência ou não de um direito ou de um fato;

III. Correspondência interna é o instrumento de comunicação para assuntos externos, entre chefias de unidades administrativas de órgãos diferentes. É o veículo de mensagens oficiais, sendo escrita de forma formal e objetiva;

IV. Circular é uma comunicação oficial, interna ou externa, expedida para diversas unidades administrativas ou determinados funcionários.

Estão corretas apenas:

  • A.

    As afirmativas II e IV estão corretas

  • B.

    Somente a afirmativa I está correta

  • C.

    As afirmativas I, II e IV estão corretas

  • D.

    Todas as afirmativas estão corretas

À justificativa de um contrato, um convênio, uma lei ou qualquer outro ato de caráter jurídico dá-se o nome de

  • A.

    índice.

  • B.

    prefácio.

  • C.

    cadastro.

  • D.

    exposição de motivos.

Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Os expedientes oficiais destinados a órgãos públicos dizem respeito a assuntos restritos a essa esfera, sendo, portanto, suficiente que sua inteligibilidade fique circunscrita às pessoas inseridas nesse meio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que define CORRETAMENTE um ofício:

  • A.

    É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública

  • B.

    É a comunicação pela qual os titulares de órgãos e entidades comunicam ao público assunto de seu interesse e solicitam a sua participação

  • C.

    É a comunicação que é expedida exclusivamente para tratar assuntos oficiais entre órgãos da Administração Pública ou a particulares

  • D.

    É o documento firmado por autoridade competente, certificando, autorizando ou aprovando atos ou direitos

Tudo o que se discute em determinada reunião de pais e mestres deve ficar registrado em

  • A.

    regimento.

  • B.

    ata.

  • C.

    cadastro.

  • D.

    estatuto.

Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Uma característica comum ao aviso e à exposição de motivos é o fato de ambos serem remetidos por ministros de Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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