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Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação da linguagem à redação oficial.
Qual pronome de tratamento é usado para dirigir-se ao Prefeito Municipal?
Vossa Magnificência
Vossa Excelência
Vossa Reverência
Vossa Eminência
Para tratar de assuntos relativos à administração de uma escola pública, seu diretor dirige-se ao superintendente regional de ensino por meio de
ofício.
bilhete.
portaria..
carta.
Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação da linguagem à redação oficial.
Considere as afirmativas abaixo:
I. O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna;
II. Declaração é o documento de manifestação administrativa, declaratório da existência ou não de um direito ou de um fato;
III. Correspondência interna é o instrumento de comunicação para assuntos externos, entre chefias de unidades administrativas de órgãos diferentes. É o veículo de mensagens oficiais, sendo escrita de forma formal e objetiva;
IV. Circular é uma comunicação oficial, interna ou externa, expedida para diversas unidades administrativas ou determinados funcionários.
Estão corretas apenas:
As afirmativas II e IV estão corretas
Somente a afirmativa I está correta
As afirmativas I, II e IV estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas
À justificativa de um contrato, um convênio, uma lei ou qualquer outro ato de caráter jurídico dá-se o nome de
índice.
prefácio.
cadastro.
exposição de motivos.
Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Os expedientes oficiais destinados a órgãos públicos dizem respeito a assuntos restritos a essa esfera, sendo, portanto, suficiente que sua inteligibilidade fique circunscrita às pessoas inseridas nesse meio.
Assinale a opção que define CORRETAMENTE um ofício:
É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública
É a comunicação pela qual os titulares de órgãos e entidades comunicam ao público assunto de seu interesse e solicitam a sua participação
É a comunicação que é expedida exclusivamente para tratar assuntos oficiais entre órgãos da Administração Pública ou a particulares
É o documento firmado por autoridade competente, certificando, autorizando ou aprovando atos ou direitos
Tudo o que se discute em determinada reunião de pais e mestres deve ficar registrado em
regimento.
ata.
cadastro.
estatuto.
Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Uma característica comum ao aviso e à exposição de motivos é o fato de ambos serem remetidos por ministros de Estado.
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