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Qual o pronome de tratamento que se usa nas correspondências dirigidas aos proprietários de lojas e casas de comércio? Assinale a alternativa adequada:
Você;
Vossa Excelência;
Vossa Senhoria;
Vossa Eminência;
Vossa Santidade.
Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
O emprego do pronome vós designa respeito pela autoridade a quem se destina a mensagem, por isso o seu emprego é obrigatório nas correspondências oficiais dirigidas a pessoas que ocupam cargos hierarquicamente superiores ao de seu emitente.
Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Em comunicações oficiais dirigidas a um ministro de Estado e a um assessor de órgão vinculado a ministério, as formas de tratamento adequadas a esses cargos seriam, respectivamente, Vossa Excelência e Vossa Senhoria; o emprego do vocativo Senhor seguido do cargo respectivo seria adequado em ambos os casos.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Indique a alternativa que NÃO serve de característica para documentos oficiais:
impessoalidade;
emprego do padrão culto da linguagem;
clareza e concisão;
formalidade;
uso de linguagem poética.
Considerando as características gerais da comunicação oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
O caráter de urgência de determinados expedientes exime o remetente do cumprimento de certas exigências, como a revisão do texto da correspondência, para o adequado andamento dos processos.
Com relação ao formato e à função da linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem.
A escolha dos pronomes de tratamento adequados a determinado expediente é estabelecida pela relação de proximidade existente entre o remetente e o destinatário. Nesse sentido, fica a cargo de quem expede a correspondência a análise da necessidade de tratamento formal ou informal.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um diretor de empresa decide enviar uma carta circular a todos os funcionários de modo a comunicarlhes alterações a serem implantadas; nessa carta a linguagem predominante deve ser:
bastante popular, a fim de atingir igualmente todos os funcionários;
de tom regional, já que a maioria dos funcionários provém da região Nordeste;
formal, já que seu autor e a circunstância assim o exigem;
predominantemente informal, pois é indispensável mostrar simpatia;
erudita para mostrar a seriedade do tema tratado na circular.
Com relação ao formato e à função da linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem.
Para se comunicar oficialmente com os representantes do Poder Legislativo, o expediente mais adequado a ser usado pelo chefe do Poder Executivo é a mensagem.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um ofício encaminhado a um reitor de uma universidade deve empregar o tratamento de:
Vossa Senhoria;
Vossa Majestade;
Vossa Excelência;
Vossa Magnificiência;
Vossa Eminência.
Com relação ao formato e à função da linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem.
Como em qualquer outro expediente oficial, o texto de uma mensagem por correio eletrônico deve seguir a estruturação padrão de um texto oficial, que deve conter cabeçalho, invocação do destinatário, introdução, desenvolvimento, conclusão, fecho e identificação do signatário.
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