Lista completa de Questões sobre Redação oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em comunicações escritas, é necessária a utilização adequada dos vocativos correspondente a cada autoridade. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, de forma a estabelecer corretamente essa relação.
A sequência correta, de cima para baixo, está na opção
3 1 4 5 2
5 1 4 3 2
1 5 2 3 4
4 2 5 1 3
2 3 1 4 5
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um memorando é:
uma mensagem breve e informal, usada como instrumento de comunicação administrativa, em impresso apropriado, geralmente em correspondência interna;
um documento encaminhado a altas autoridades judiciárias, cobrando providências urgentes para alguns problemas do campo comercial e industrial;
comunicação entre autoridades de mesma categoria, ou de autoridades a particulares, ou de inferiores a superiores hierárquicos, caracterizada por obedecer a certa forma epistolar e pelo formato de papel (papel ofício);
tipo de documento registrado obrigatoriamente em cartório que tem por finalidade servir de prova em processos contra funcionários públicos;
espécie de comunicação familiar, desprovida de qualquer importância oficial, dirigida a solução de problemas de caráter exclusivamente doméstico.
As correspondências oficiais devem apresentar características de acordo com as normas de redação de atos e comunicações oficiais vigentes no país, observadas no Manual de Redação da Presidência da República.
De acordo com essas normas, ao redigir um requerimento a uma autoridade para fazer uma solicitação, deve-se evitar a(o)
Com relação ao formato e à função da linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem.
O aviso presta-se ao tratamento de assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública, o ofício, por sua vez, entre esses órgãos ou entre os órgãos da administração e particulares, enquanto o memorando visa à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Ao se dirigir a um Juiz por correspondência oficial, assinale a opção correta do vocativo a ser empregado nessa comunicação, segundo o manual de redação oficial da Presidência da República.
Senhor Juiz.
Excelentíssimo Senhor Juiz.
Digníssimo Juiz.
Meritíssimo Juiz.
Doutor Juiz.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a afirmativa equivocada entre as que estão abaixo:
um texto oficial deve ser conciso, ou seja, deve conter um mínimo de informações com um máximo de palavras;
para que um texto tenha as qualidades pretendidas, é indispensável um tempo destinado à revisão;
a ambiguidade, a redundância e a falta de paralelismo são problemas de construção de texto que devem ser evitados;
a clareza é a qualidade do texto que permite rápida compreensão pelo leitor.
Considerando que, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos oficiais devem caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, pela concisão, pela formalidade e pela uniformidade, cada um dos itens a seguir apresenta um fragmento de texto que deve ser julgado certo se atender ao citado requisito, ou errado, em caso negativo.
Caro Senhor Deputado,
Visando auxiliar a execução da proposta apresentada em seção
por V. Ex.ª encaminhamos anexo os relatórios das despesas
verificadas no último triênio.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
De acordo com os padrões estabelecidos pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República, analise os seguintes itens:
I. Como o emissor, Machado de Assis, possui um nível hierárquico superior ao destinatário, Fradique Mendes, a expressão adequada para o fecho deveria ser o advérbio "Atenciosamente".
II. Não há necessidade de se referir a Fradique Mendes como "Vossa Excelência", uma vez que ele não vem a ser uma autoridade política.
III. O fechamento "Sem mais para o devido momento, reiteramos nossos protestos de estima, consideração e apreço que nutrimos por vós.", apesar de correto gramaticalmente, é totalmente inadequado, pois se trata de um chavão a ser evitado em correspondências oficiais.
Quais são os itens corretos?
Todos os itens.
Apenas os itens I e II.
Apenas os itens I e III.
Apenas os itens II e III.
Apenas o item I.
O pronome de tratamento Vossa Excelência deve ser utilizado para, entre outras, as seguintes autoridades, exceto
Presidente da República.
Vice-Presidente da República.
Ministros de Estado.
Reitores de universidade.
Considerando que, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos oficiais devem caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, pela concisão, pela formalidade e pela uniformidade, cada um dos itens a seguir apresenta um fragmento de texto que deve ser julgado certo se atender ao citado requisito, ou errado, em caso negativo.
Senhor Deputado,
O relator da comissão, de cujo parecer depende o andamento
do processo, deverá manifestar-se em até dois dias, razão por
que solicitamos a Vossa Excelência que aguarde seu pronunciamento para encaminhamento da votação.
Atenciosamente,
Maria da Silva
deputada federal
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...