Questões sobre Redação oficial

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A modalidade de redação oficial que se caracteriza pela maior celeridade do que as demais e possibilita o detalhamento de informações, sem descurar do valor documental e da capacidade de armazenagem a longo prazo, é o(a)

  • A. carta social.
  • B. correio eletrônico com certificação digital.
  • C. fax expedido com a assinatura de quem o expede.
  • D. ofício assinado pelo ministro de Estado.
  • E. telegrama.

Suponha que o general José da Rocha seja assessor do ministro da Defesa. Com relação à forma de endereçamento que deve constar no envelope de ofício enviado ao general, assinale a opção correta.

  • A. Excelentíssimo Assessor José da Rocha
  • B.

    Ilustríssimo Senhor

    General José da Rocha

  • C.

    A sua Excelência o Senhor

    General José da Rocha

  • D.

    Eminente Senhor

    General José da Rocha

  • E. Senhor General José da Rocha

Faz jus ao tratamento formal de magnífico, em redações oficiais, um

  • A. presidente de nação estrangeira.
  • B. insigne artista popular que tenha sido convidado para participar de espetáculo promovido pelo Estado.
  • C. ex-presidente da República.
  • D. cardeal.
  • E. reitor de universidade.

No fecho de comunicação formal a ser enviada por chefe de seção ao defensor público geral-federal, deve constar o termo

  • A. Com votos de estima e consideração.
  • B. Sinceramente.
  • C. Por justiça.
  • D. Atenciosamente.
  • E. Respeitosamente.

Acerca da comunicação oficial e da empresarial efetuada por meio eletrônico, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A correspondência oficial e a comercial enviadas via e-mail, se forem restritas ao ambiente interno do órgão ou da organização, admitem certas informalidades, como o uso de abreviaturas de conhecimento geral: vc (você), msg (mensagem), pq (porque); tb (também).

  • B.

    Uma comunicação interna de órgão público, se elaborada para transmissão eletrônica, pode se valer de certas permissões no âmbito da informalidade verbal, quais sejam: omissão do nome, do sobrenome e do cargo do emissor; isso porque o destinatário saberá reconhecer o autor do texto pelo endereço eletrônico.

  • C.

    Em função da economia de tempo e de espaço, devem ser evitadas, na correspondência oficial e na empresarial, construções semelhantes a uma sala acarpetada, com ar-condicionado, decorada, com iluminação natural; é melhor optar por estruturas mais sintéticas, que dizem a mesma coisa, como uma bela sala.

  • D.

    O e-mail, principalmente em comunicações oficiais e empresariais, deve dar destaque às ideias importantes, com o uso de caixa-alta, itálico, sublinha, negrito, aspa, cor, figura etc.

  • E.

    Uma das formas de o redator alcançar a persuasão é evitar a rispidez, sendo gentil; desse modo, ele poderá alcançar melhores resultados, optando por construções, como: por favor, por gentileza, obrigado por sua atenção, queira nos desculpar.

Em comunicação oficial expedida pelo presidente da República, o espaço relativo à identificação deve conter

  • A. apenas a assinatura do presidente.
  • B. a assinatura do presidente, seguida, em linhas sucessivas, do nome por extenso (Luís Inácio Lula da Silva) e do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
  • C. apenas a assinatura do presidente e, na linha seguinte, o nome por extenso (Luís Inácio Lula da Silva).
  • D. apenas a assinatura do presidente e, na linha seguinte, o nome do cargo: PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
  • E. apenas a assinatura do presidente e, na linha seguinte, o nome do cargo: CHEFE DO PODER EXECUTIVO FEDERAL.

A respeito de atas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os componentes básicos de uma ata são o local da reunião, a data, o horário e a ordem do dia.

  • B.

    A ata, nos órgãos oficiais e nas empresas, segundo norma definida em estatuto, é sempre assinada por todos os participantes da reunião; caso contrário, as decisões registradas não têm valor.

  • C.

    A ata é regularmente redigida por um secretário efetivo. No caso da ausência deste, nomeia-se um substituto, um secretário ad hoc, designado para a ocasião.

  • D.

    A ata de assembleia geral extraordinária é aquela destinada às comemorações de datas festivas dentro da instituição pública ou da organização.

  • E.

    O erro não é permitido em uma ata. Caso se cometa alguma falha no registro dos fatos, deve-se anular a ata, ou até mesmo destacar a folha do livro próprio.

Acerca de memorando, assinale a opção correta.

  • A. A forma padrão do memorando é similar à do telegrama.
  • B. O destinatário de memorando deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
  • C. Trata-se de comunicação eminentemente externa.
  • D. O memorando destina-se, exclusivamente, a comunicações entre unidades administrativas de níveis diferentes.
  • E. A tramitação de memorandos caracteriza-se por grande complexidade de procedimentos.

Considere o texto a seguir.

Levando em consideração que a diagramação do memorando em estudo adapta-se ao espaço próprio desta prova e com base no Manual de redação da Presidência da República (Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. 2.ª ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002.), assinale a alternativa correta.

  • A.

    A representação gráfica da data está de acordo com a norma.

  • B.

    Falta o cargo do signatário.

  • C.

    Falta o endereço do destinatário.

  • D.

    O posicionamento da data na linha está correto.

  • E.

    A numeração dos parágrafos é indevida.

Sobre a redação de textos oficiais, julgue os próximos itens. Entre as autoridades tratadas por Vossa Excelência, estão o presidente da República, os ministros de Estado e os juízes.

  • C. Certo
  • E. Errado
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