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A modalidade de redação oficial que se caracteriza pela maior celeridade do que as demais e possibilita o detalhamento de informações, sem descurar do valor documental e da capacidade de armazenagem a longo prazo, é o(a)
Suponha que o general José da Rocha seja assessor do ministro da Defesa. Com relação à forma de endereçamento que deve constar no envelope de ofício enviado ao general, assinale a opção correta.
Ilustríssimo Senhor
General José da Rocha
A sua Excelência o Senhor
General José da Rocha
Eminente Senhor
General José da Rocha
Faz jus ao tratamento formal de magnífico, em redações oficiais, um
No fecho de comunicação formal a ser enviada por chefe de seção ao defensor público geral-federal, deve constar o termo
Acerca da comunicação oficial e da empresarial efetuada por meio eletrônico, assinale a alternativa correta.
A correspondência oficial e a comercial enviadas via e-mail, se forem restritas ao ambiente interno do órgão ou da organização, admitem certas informalidades, como o uso de abreviaturas de conhecimento geral: vc (você), msg (mensagem), pq (porque); tb (também).
Uma comunicação interna de órgão público, se elaborada para transmissão eletrônica, pode se valer de certas permissões no âmbito da informalidade verbal, quais sejam: omissão do nome, do sobrenome e do cargo do emissor; isso porque o destinatário saberá reconhecer o autor do texto pelo endereço eletrônico.
Em função da economia de tempo e de espaço, devem ser evitadas, na correspondência oficial e na empresarial, construções semelhantes a uma sala acarpetada, com ar-condicionado, decorada, com iluminação natural; é melhor optar por estruturas mais sintéticas, que dizem a mesma coisa, como uma bela sala.
O e-mail, principalmente em comunicações oficiais e empresariais, deve dar destaque às ideias importantes, com o uso de caixa-alta, itálico, sublinha, negrito, aspa, cor, figura etc.
Uma das formas de o redator alcançar a persuasão é evitar a rispidez, sendo gentil; desse modo, ele poderá alcançar melhores resultados, optando por construções, como: por favor, por gentileza, obrigado por sua atenção, queira nos desculpar.
Em comunicação oficial expedida pelo presidente da República, o espaço relativo à identificação deve conter
A respeito de atas, assinale a alternativa correta.
Os componentes básicos de uma ata são o local da reunião, a data, o horário e a ordem do dia.
A ata, nos órgãos oficiais e nas empresas, segundo norma definida em estatuto, é sempre assinada por todos os participantes da reunião; caso contrário, as decisões registradas não têm valor.
A ata é regularmente redigida por um secretário efetivo. No caso da ausência deste, nomeia-se um substituto, um secretário ad hoc, designado para a ocasião.
A ata de assembleia geral extraordinária é aquela destinada às comemorações de datas festivas dentro da instituição pública ou da organização.
O erro não é permitido em uma ata. Caso se cometa alguma falha no registro dos fatos, deve-se anular a ata, ou até mesmo destacar a folha do livro próprio.
Acerca de memorando, assinale a opção correta.
Considere o texto a seguir.
Levando em consideração que a diagramação do memorando em estudo adapta-se ao espaço próprio desta prova e com base no Manual de redação da Presidência da República (Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. 2.ª ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002.), assinale a alternativa correta.
A representação gráfica da data está de acordo com a norma.
Falta o cargo do signatário.
Falta o endereço do destinatário.
O posicionamento da data na linha está correto.
A numeração dos parágrafos é indevida.
Sobre a redação de textos oficiais, julgue os próximos itens. Entre as autoridades tratadas por Vossa Excelência, estão o presidente da República, os ministros de Estado e os juízes.
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