Questões sobre Redação oficial

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Acerca da comunicação oficial e comercial, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Em correspondências oficiais e comerciais (empresariais), devem ser evitadas expressões gastas, tais como: Solicitamos que, Com referência a sua correspondência, Em cumprimento a.

  • B.

    Expressões com rodeios, floreios verbais, devem ser trocadas por suas correspondentes mais sintéticas, concisas. Tem-se, assim: Recebemos a carta, em lugar de Acusamos o recebimento da carta; Anexas, as cópias do contrato, em vez de Em anexo à presente, estamos enviando as cópias do contrato; Informamos, em substituição a Estamos, através desta, levando ao seu conhecimento.

  • C.

    O adjetivo cordial, etimologicamente significa relativo ao coração; daí ser uma pessoa cordial considerada franca, sincera, calorosa. É por isso que há estudiosos que defendem a ideia de que, em cartas oficiais e empresariais, não se deve usar cordialmente, pois o advérbio pode ser recebido como afetuosamente, calorosamente, com afeto.

  • D.

    A despedida, nas correspondências oficiais e nas empresariais, deve ser registrada em tom amigável, podendo ser usados fechos já bastantes conhecidos, como os seguintes: Atenciosamente, Respeitosamente, Saudações.

  • E.

    O término da carta oficial ou da comercial deve ser feito de modo sóbrio. Por isso, deve-se escapar de expressões piegas, gastas, que sugerem adulação, melosidade, tais como: Com nossos agradecimentos sinceros, renovamos protestos de elevada consideração; Rogamos que V. S.ª se digne notificar-nos quando do recebimento desta.

Sobre a redação de textos oficiais, julgue os próximos itens. Todos os expedientes oficiais devem conter, após o fecho, a assinatura e a identificação do signatário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da utilização de mensagens eletrônicas como forma de comunicação oficial, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Os arquivos anexados à mensagem do e-mail devem ser redigidos, preferencialmente, no formato Word em versão anterior a 2000, para serem abertos por qualquer sistema operacional instalado no computador do destinatário da mensagem.
  • B. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura; porém, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
  • C. O correio eletrônico (e-mail), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para a transmissão de documentos.
  • D. Sempre que disponível, deve-se utilizar o recurso de confirmação de leitura.
  • E. O correio eletrônico pode ter valor documental, ou seja, pode ser aceito como documento original, desde que exista certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem. O uso do padrão culto da linguagem nas redações oficiais tem por fundamento a premissa de que tais tipos de texto devem ser compreendidos por qualquer cidadão brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a redação de textos oficiais, julgue os próximos itens. As comunicações oficiais devem ser padronizadas e, para isso, o uso do padrão oficial de linguagem é imprescindível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem. Textos de correspondências oficiais não devem ser parciais nem ambíguos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de textos oficiais, assinale a opção correta.

  • A.

    A expedição de decretos compete exclusivamente aos chefes de poder.

  • B.

    Atestados e certidões apresentam finalidade equivalente, ficando a cargo do órgão que os expede decidir pelo uso de um ou de outro.

  • C.

    Os autos devem narrar superficialmente os fatos que compõem um processo forense.

  • D.

    Pela declaração atesta-se a existência de um direito ou de um fato, mas não a inexistência destes.

  • E.

    Por apresentarem valor jurídico, as atas devem seguir estrutura que inviabilize alterações posteriores.

Com relação à estrutura de textos oficiais, assinale a opção correta.

  • A.

    Símbolos, siglas e abreviaturas são proibidos em textos oficiais.

  • B.

    Fechos como Sem mais para o momento e Na expectativa de seu pronunciamento, subscrevemo-nos são, atualmente, adequados apenas para determinados tipos de expediente.

  • C.

    Os pronomes de tratamento Vossa Excelência e Vossa Senhoria devem ser usados, respectivamente, para chefes de Estado e juízes.

  • D.

    Períodos longos e redigidos na ordem indireta interferem de forma negativa na boa estruturação textual de documentos oficiais.

  • E. Se o redator de um expediente oficial escreve obedecendo a uma sequência lógica de raciocínio e fazendo o encadeamento das ideias, a revisão do texto é dispensável.

Em redações oficiais, é certo

  • A.

    identificar o autor da correspondência com seu nome e cargo abaixo da assinatura.

  • B.

    escolher a forma de tratamento “Vossa Senhoria”, se o destinatário for mulher.

  • C.

    fechar o texto com “respeitosamente”, para pessoas do mesmo nível hierárquico.

  • D.

    usar a expressão “Digníssimo Senhor” para o destinatário em posição hierárquica superior.

  • E.

    usar o pronome “vosso”, no caso de ter sido escolhida a forma de tratamento “Vossa Excelência”.

Com relação aos diferentes tipos de expedientes oficiais, referidos no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Mensagens enviadas por correio eletrônico, usadas comumente nos dias atuais como comunicações oficiais, também devem seguir a estrutura prefixada para textos oficiais.

  • B.

    O ofício e o aviso têm em comum a diagramação do padrão ofício e o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública.

  • C.

    O memorando constitui a forma de comunicação entre unidades administrativas equivalentes de diferentes órgãos.

  • D.

    Uma das finalidades da exposição de motivos é submeter determinado assunto à consideração de um ministro de Estado.

  • E.

    As mensagens devem sempre conter vocativo, texto, local e data e identificação do signatário.

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