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Acerca da comunicação oficial e comercial, assinale a alternativa incorreta.
Em correspondências oficiais e comerciais (empresariais), devem ser evitadas expressões gastas, tais como: Solicitamos que, Com referência a sua correspondência, Em cumprimento a.
Expressões com rodeios, floreios verbais, devem ser trocadas por suas correspondentes mais sintéticas, concisas. Tem-se, assim: Recebemos a carta, em lugar de Acusamos o recebimento da carta; Anexas, as cópias do contrato, em vez de Em anexo à presente, estamos enviando as cópias do contrato; Informamos, em substituição a Estamos, através desta, levando ao seu conhecimento.
O adjetivo cordial, etimologicamente significa relativo ao coração; daí ser uma pessoa cordial considerada franca, sincera, calorosa. É por isso que há estudiosos que defendem a ideia de que, em cartas oficiais e empresariais, não se deve usar cordialmente, pois o advérbio pode ser recebido como afetuosamente, calorosamente, com afeto.
A despedida, nas correspondências oficiais e nas empresariais, deve ser registrada em tom amigável, podendo ser usados fechos já bastantes conhecidos, como os seguintes: Atenciosamente, Respeitosamente, Saudações.
O término da carta oficial ou da comercial deve ser feito de modo sóbrio. Por isso, deve-se escapar de expressões piegas, gastas, que sugerem adulação, melosidade, tais como: Com nossos agradecimentos sinceros, renovamos protestos de elevada consideração; Rogamos que V. S.ª se digne notificar-nos quando do recebimento desta.
Sobre a redação de textos oficiais, julgue os próximos itens. Todos os expedientes oficiais devem conter, após o fecho, a assinatura e a identificação do signatário.
Acerca da utilização de mensagens eletrônicas como forma de comunicação oficial, assinale a alternativa incorreta.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem. O uso do padrão culto da linguagem nas redações oficiais tem por fundamento a premissa de que tais tipos de texto devem ser compreendidos por qualquer cidadão brasileiro.
Sobre a redação de textos oficiais, julgue os próximos itens. As comunicações oficiais devem ser padronizadas e, para isso, o uso do padrão oficial de linguagem é imprescindível.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem. Textos de correspondências oficiais não devem ser parciais nem ambíguos.
Acerca de textos oficiais, assinale a opção correta.
A expedição de decretos compete exclusivamente aos chefes de poder.
Atestados e certidões apresentam finalidade equivalente, ficando a cargo do órgão que os expede decidir pelo uso de um ou de outro.
Os autos devem narrar superficialmente os fatos que compõem um processo forense.
Pela declaração atesta-se a existência de um direito ou de um fato, mas não a inexistência destes.
Por apresentarem valor jurídico, as atas devem seguir estrutura que inviabilize alterações posteriores.
Com relação à estrutura de textos oficiais, assinale a opção correta.
Símbolos, siglas e abreviaturas são proibidos em textos oficiais.
Fechos como Sem mais para o momento e Na expectativa de seu pronunciamento, subscrevemo-nos são, atualmente, adequados apenas para determinados tipos de expediente.
Os pronomes de tratamento Vossa Excelência e Vossa Senhoria devem ser usados, respectivamente, para chefes de Estado e juízes.
Períodos longos e redigidos na ordem indireta interferem de forma negativa na boa estruturação textual de documentos oficiais.
Em redações oficiais, é certo
identificar o autor da correspondência com seu nome e cargo abaixo da assinatura.
escolher a forma de tratamento Vossa Senhoria, se o destinatário for mulher.
fechar o texto com respeitosamente, para pessoas do mesmo nível hierárquico.
usar a expressão Digníssimo Senhor para o destinatário em posição hierárquica superior.
usar o pronome vosso, no caso de ter sido escolhida a forma de tratamento Vossa Excelência.
Com relação aos diferentes tipos de expedientes oficiais, referidos no texto, assinale a opção correta.
Mensagens enviadas por correio eletrônico, usadas comumente nos dias atuais como comunicações oficiais, também devem seguir a estrutura prefixada para textos oficiais.
O ofício e o aviso têm em comum a diagramação do padrão ofício e o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública.
O memorando constitui a forma de comunicação entre unidades administrativas equivalentes de diferentes órgãos.
Uma das finalidades da exposição de motivos é submeter determinado assunto à consideração de um ministro de Estado.
As mensagens devem sempre conter vocativo, texto, local e data e identificação do signatário.
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