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No que diz respeito a ofícios podemos afirmar que:
Ofícios são comunicações oficiais escritas que as autoridades recebem.
Ofícios são comunicações escritas, apenas, entre a administração e particulares, em caráter oficial.
Ofício é a comunicação formal por escrito, dentro da mesma repartição ou destinada à outra repartição ou a particular.
Ofícios são comunicações informais entre repartições e particulares.
Deve-se ter muito cuidado no endereçamento de uma correspondência, no que se refere a seu destinatário. Desta forma, é correto afirmar que a maneira correta de tratamento ao Governador do Estado é:
Ao Meritíssimo Senhor.
A Sua Excelência Reverendíssima.
A Vossa Excelência, o Senhor.
Ao Excelentíssimo Senhor.
Considerando a redação de correspondências oficiais, julgue os próximos itens.
O fecho das comunicações é obrigatório em qualquer tipo de documento oficial e restringe-se a apenas dois: Respeitosamente e Atenciosamente, a depender da relação hierárquica existente entre o remetente e o destinatário.
Considerando a redação de correspondências oficiais, julgue os próximos itens.
Na comunicação oficial, o emprego da língua em sua modalidade formal decorre da necessidade de se informar algo o mais claramente possível, de maneira concisa e não pessoal, sendo imprescindível, seja qual for o destinatário, o emprego dos termos técnicos próprios da área de que se trata.
Considerando a redação de correspondências oficiais, julgue os próximos itens.
A impessoalidade que deve caracterizar a redação oficial é percebida, entre outros aspectos, no tratamento que é dado ao destinatário, o qual deve ser sempre concebido como homogêneo e impessoal, seja ele um cidadão ou um órgão público.
Redação oficial é a maneira de redigir própria da Administração Pública. Sua finalidade básica é possibilitar a elaboração de comunicados e normativos oficiais cujo objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato. Existem diversos instrumentos utilizados para estabelecer a comunicação no intuito de transmitir, interna ou externamente, assunto relativo às suas competências. A esse respeito, analise as definições a seguir.
I Comunicação Interna instrumento utilizado para divulgação de eventos programados e outros assuntos de interesse da unidade, podendo ser afixado nos locais próprios para essa finalidade ou divulgados pela rede interna de computadores.
II Protocolo ato mediante o qual o titular de uma Unidade regula procedimentos gerais a respeito do modo e da forma de execução de serviços, fixa comandos de ação ou estabelece normas para cumprimento de determinado serviço.
III Ofício correspondência oficial utilizada para formalizar a comunicação com dirigentes e demais autoridades de outras instituições, sejam elas públicas ou privadas, e com particulares.
IV Requerimentos atos expedidos por autoridade administrativa competente que estabelecem normas ou regras, com vistas à correta aplicação da lei.
São corretas APENAS as definições
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Em relação ao texto acima e às suas estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
A expressão o resto do mundo patinhava (l.16-17) está adequada para ser utilizada em uma correspondência oficial.Para a redação de documentos oficiais, merecem destaque algumas características peculiares identificáveis na forma oficial de redigir: clareza, formalidade, uniformidade e impessoalidade.
Relacione essas características, apresentadas na coluna da esquerda, com o respectivo significado, indicado na coluna da direita.
Estão corretas as seguintes associações
I T , II P , III Q , IV R.
I Q , II R , III S , IV P.
I P , II S , III T , IV Q.
I S , II P , III R , IV T.
I S , II T , III Q , IV P.
Acerca da redação de expedientes oficiais, julgue os itens que se seguem.
Expressões de caráter pessoal são admitidas em expedientes que circulam entre chefes de seção ou autoridades, desde que estes sejam do mesmo órgão.Acerca da redação de expedientes oficiais, julgue os itens que se seguem.
A formalidade empregada na redação de expedientes oficiais deve-se ao padrão que os órgãos públicos seguem em tais comunicações e está relacionada à necessária polidez na abordagem do assunto tratado.{TITLE}
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