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Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue o item abaixo.
Como vocativo das comunicações oficiais destinadas a senadores, juízes, ministros e governadores, recomenda-se evitar o título acadêmico de Doutor e usar o pronome de tratamento Senhor.
Assinale a opção correta quanto às técnicas de redação oficial.
A adoção de linguagem restrita a determinadas áreas técnicas garante a qualidade do texto oficial e maior compreensão do assunto tratado.
Busca-se a uniformidade das correspondências oficiais ao adotar-se uma postura impessoal nos textos.
Concisão, clareza e informalidade são características fundamentais da redação oficial.
Visto que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, é necessária sua evocação por meio do vocativo nas comunicações oficiais. A exemplo disso, deve-se usar expressões como Digníssimo ou D.D antes dos nomes dos destinatários.
Quanto aos elementos de redação técnica, julgue os itens a seguir.
O ministro da saúde, para solicitar recursos necessários ao aumento de gastos com o INCA, deve enviar ao presidente da República uma exposição de motivos da solicitação.
Quanto aos elementos de redação técnica, julgue os itens a seguir.
Para solicitar ao ministro da saúde a contratação de novos colaboradores para o hospital, é correto que o diretor do INCA envie um aviso ministerial.
Considerando que a redação de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos.
Um documento como ofício ou memorando, enviado de um auditor para seu chefe, deve receber o fecho a seguir.
Considerando que a redação de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos.
O seguinte formato de final de documento está correto para documentos como pareceres, relatórios, laudos ou atestados.
Considerando que a redação de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos.
Respeita os quesitos de clareza, objetividade e uso do padrão culto da língua portuguesa o seguinte parágrafo em um documento oficial.
Considerando que a redação de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos.
Em documentos que admitem tópicos ou enumerações em seu corpo, como relatórios, por exemplo, seria correto apresentar a estrutura e a organização sintática abaixo.
Em relação ao texto acima, assinale a opção correta.
Devido à existência de impessoalidade, clareza, seleção lexical e estruturas sintáticas, o texto está apropriado para compor uma correspondência oficial.
A expressão "desse sistema" (l.6) retoma o antecedente "tribunal de justiça" (l.3).
Na linha 6, a forma verbal "adquirem" está no plural porque concorda com "processos digitais".
O termo "fornecidos" (l.7) está no plural porque concorda com "trâmites" (l.6).
A oração "que inseriu em nosso ordenamento jurídico o sistema de certificação digital de documentos eletrônicos" (l.11-13) tem valor de restrição.
Ato com força de lei, expedido pelo Presidente da República em casos de urgência ou de interesse público relevantes. Tem vigência imediata com posterior apreciação do Congresso Nacional, que poderá aprovar ou rejeitar tal Ato.
O texto acima identifica corretamente, considerando-se os padrões de Redação Oficial,
Ofício.
Parecer.
Memorando.
Exposição de Motivos.
Medida Provisória.
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