Lista completa de Questões sobre Redação oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, referência para consulta na administração pública brasileira, assinale a alternativa correta.
O memorando só deve ser empregado quando houver tempo suficiente para planejamentos de longo prazo na preparação de eventos oficiais.
O nome do órgão ou do setor e o endereço postal são as únicas exigências para a composição do cabeçalho ou do rodapé do
O aviso e o ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas; com uma pequena diferença: o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado.
A exposição de motivos é o expediente dirigido pelo presidente da República aos membros do Poder Legislativo, com a finalidade de dar-lhes subsídios em votações em plenário.
A mensagem é um instrumento de comunicação oficial, que deve ser assinada com a devida identificação pelo presidente da República, após redação final de minuta recebida dos ministérios.
Texto III, para responder às questões de 11 a 13.
Quanto aos aspectos gráficos e gramaticais do texto III, assinale a alternativa correta.
Há erro no trecho varrendo para sempre dos ares dessa cidade essa presença pertubadora da ordem pública.
A construção Segue em anexo, cópias de estudos feitos é amplamente usada nas comunicações oficiais e comerciais; por isso, é evidente que está correta.
As informações do cabeçalho são totalmente desnecessárias.
A frase de encerramento Com expressões de nossa elevada e distinta consideração, subscrevemo-nos é, hoje, consensualmente considerada uma forma elegante de fechar o ofício.
O nome e o cargo do signatário estão colocados em espaço inadequado. Deveriam ser levados para a margem direita.
Texto III, para responder às questões de 11 a 13.
O ofício é uma modalidade de comunicação bastante comum, expedida por autoridades da administração pública, para o tratamento de assuntos oficiais junto a órgãos públicos ou a particulares. Hoje, encontram-se muitas variações na apresentação do ofício, no que se refere a margens, espaçamentos horizontais e verticais, existência ou ausência de certas informações etc. De modo geral, no entanto, há pontos consensuais acerca de alguns constituintes desse tipo de comunicação bem como de determinadas normas relativas à formatação gráfica.
Considerando que o texto III é um ofício fictício, formatado de acordo com o espaço disponível nesta prova, redigido, de propósito, com determinados problemas, assinale a alternativa que apresenta análise adequada desse ofício.
Os espaçamentos das partes constituintes do ofício estão corretos.
A forma de tratamento dada ao destinatário é a indicada pelos manuais de redação oficial.
O vocativo, acertadamente, menciona o cargo do destinatário; é destacado por espaçamento diferenciado horizontal e verticalmente; e está corretamente separado por vírgula.
A construção inicial Viemos através desta, com imenso aperto no coração está de acordo com os padrões da norma culta e da linguagem oficial.
A sequência nos dirigir à V. S.ª para vos comunicar a triste situação do Sr. Genovaldo Andino, 93 anos, acometido por dengue a três meses atrás. está de acordo com os padrões da comunicação oficial.
Os itens a seguir apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de um texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo em 26/3/2010. Supondo que tais trechos possam compor uma correspondência oficial, julgue-os com base nas normas para a redação de comunicações oficiais.
Há uma clara relação entre urbanização e desenvolvimento nas grandes cidades dos países emergentes, mas sempre acompanhada de diferenças sociais decorrentes da incapacidade de vencer desafios como a ampliação da infraestrutura e dos serviços, o gerenciamento de situações de risco, garantias de segurança pública e de proteção ao meio ambiente.
Os itens a seguir apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de um texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo em 26/3/2010. Supondo que tais trechos possam compor uma correspondência oficial, julgue-os com base nas normas para a redação de comunicações oficiais.
Embora 227 milhões de pessoas tenham conseguido sair das favelas, desde 2000, elas abrigam ainda 827,6 milhões de habitantes em todo o mundo. No Brasil, o número de moradores de favelas diminuiu 16%, passando de 31,5% da população para 26,4%, enquanto a média, nos países latinoamericanos, é de 19,5%.
Com base no texto acima, julgue os itens de 5 a 8.
As escolhas lexicais e sintáticas do autor estariam adequadas a documentos da correspondência oficial, caso o texto compusesse um relatório, um ofício ou um parecer.
Acerca da redação de documentos oficiais, julgue os itens que se seguem.
Julgue os itens que se seguem, relativos à redação de expedientes.
Ao se redigir um ofício de acordo com as orientações do Manual de Redação da Presidência da República, deve-se obedecer à seguinte instrução: utilizar fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações e 10 nas notas de rodapé.
Acerca da redação de documentos oficiais, julgue os itens que se seguem.
Língua Portuguesa - Redação oficial - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Um Relatório é uma exposição pormenorizada de um determinado assunto. Quando existe uma auditoria, por exemplo, emite-se um relatório, expondo os principais problemas encontrados e sugerindo propostas de mudanças. Portanto, podemos compreender também que, num relatório, existe uma ordem cronológica que precisa ser obedecida, conforme o explicito em:
Capa, Português Instrumental, Desenvolvimento, Encerramento e Fecho.
Cabeçalho, Introdução, Quorum, Encerramento e Fecho.
Capa, Introdução, Português Instrumental, Encerramento, Quorum e Fecho.
Cabeçalho, Introdução, Desenvolvimento, Encerramento e Fecho.
Capa, Introdução, Desenvolvimento, Encerramento e Fecho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...