Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta

Lista completa de Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale o trecho em que a transcrição do texto adaptado de Rodolfo Hoffmann, Distribuição de renda e crescimento econômico (http://www.scielo.br/scielo. php) desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas linguísticas

  • A.

    Embora haja consenso (pelo menos aparente) sobre a necessidade de diminuir a desigualdade, toda medida específica gera polêmica. Muitas pesquisas mostram uma associação da desigualdade da distribuição da renda no Brasil com o nível e a distribuição da escolaridade. O aumento acelerado da escolaridade é uma estratégia que levaria ao crescimento econômico com menor desigualdade.

  • B.

    É provável que a importância da educação como determinante do rendimento das pessoas e da sua desigualdade está superestimada nas análises econométricas, simplesmente porque não se dispõem de boas medidas para vários outros determinantes da renda, que estão positivamente correlacionados com a escolaridade.

  • C.

    Muitas dessas pesquisas se baseiam na teoria do capital humano. É desnecessário dizer que a própria expressão “capital humano” é contraditória com o conceito marxista de capital. Mas, a ideia de que a remuneração de um trabalhador deva crescer com a sua escolaridade é perfeitamente compatível com essa corrente de pensamento.

  • D.

    Mas, o aumento da escolaridade também é um objetivo em si, considerando-se que ela favorece a participação mais plena do cidadão na economia e na sociedade modernas. Assim, apesar das divergências teóricas, há um consenso sobre a necessidade de aumentar rapidamente a escolaridade. Um movimento no sentido de diminuir a desigualdade da distribuição da renda no país certamente não pode se basear apenas em determinada política econômica.

  • E.

    Na realidade, praticamente toda política econômica tem um impacto, maior ou menor, sobre a distribuição da renda: política fiscal, previdência social, política de crédito, política educacional, reforma agrária etc. Alterações na legislação também podem ter impacto importante. A dificuldade na análise de cada medida é levar em consideração seus diversos efeitos diretos e indiretos, como fica claro na discussão sobre o aumento do salário mínimo.

  • A.

    destacam-se

  • B.

    teria de ser procurada

  • C.

    à concentração

  • D.

    beneficia às

  • E.

    com que

De acordo com a organização dos argumentos no texto, provoca-se erro ao

  • A.

    empregar o verbo provocar antes de “o desemprego” (ℓ.8).

  • B.

    explicitar o termo às nações depois de “bem-estar” (ℓ.4).

  • C.

    usar o artigo antes de “minorias” (ℓ.5), escrevendo às minorias.

  • D.

    inserir o termo do país depois de “sustentável” (ℓ.8).

  • E.

    repetir o termo como funcionam antes de cada um dos termos da enumeração: “o papel da produtividade” (ℓ.2), “as formas de aumentá-la” (ℓ.2) e “a função das instituições” (ℓ.2 e 3).

Assinale a opção de reescrita do último período sintático do texto que respeita as regras gramaticais e a coerência entre as ideias.

  • A.

    Então, a sociedade pode decidir que: (a) aquele espaço pode ser utilizado de outra forma.

  • B.

    Então, a sociedade pode decidir: aquele espaço pode ser utilizado de outra forma.

  • C.

    Então a sociedade pode decidir que, aquele espaço pode, ser utilizado de outra forma.

  • D.

    Então a sociedade pode decidir; que aquele espaço pode ser utilizado: de outra forma.

  • E.

    Então, a sociedade pode decidir que: (a) aquele espaço pode ser utilizado, (b) de outra forma.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do primeiro parágrafo.

  • A.

    O trecho inicial “Se admitirmos que as práticas escolares são testemunhas”, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou alteração de sentido: “Admitir-se que as práticas escolares são testemunhas”.

  • B.

    No trecho: “Se admitirmos que as práticas escolares são testemunhas (e sempre protagonistas)”, o trecho incluído entre parênteses acrescenta afirmação que não terá relevância no desenvolvimento do texto como um todo.

  • C.

    Infere-se, a partir do primeiro parágrafo, que as práticas escolares são resultantes de fatores externos ao cotidiano escolar em si, cujo funcionamento e cujas normas prescindem das contingências socioculturais em que estão imersos.

  • D.

    No fragmento: “seu perfil vai adquirindo diferentes contornos de acordo com as contingências socioculturais”, o vocábulo destacado pode ser substituído por “eventualidades”, sem causar alteração de sentido.

Em relação ao texto acima, julgue os itens subsequentes.

O último período do texto, que encerra um trecho de fala informal, poderia ser reescrito de acordo com as regras da escrita formal e sem prejuízo da informação prestada, do seguinte modo: Conforme explicou um advogado trabalhista, por não ser obrigatório, o recolhimento do FGTS não é feito, na prática, por quase nenhum empregador, por isso a aprovação da PEC representará uma mudança com efeitos imediatos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os itens subsequentes.

O primeiro período do segundo parágrafo do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: A proposta amplia os direitos dos empregados domésticos. Os igualando aos dos demais trabalhadores urbanos do país.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

O trecho “Sendo o Brasil (...) aprovação da lei” (l.9-11) pode ser reescrito, com correção gramatical e sem prejuízo de seu sentido original, da seguinte forma: Dadas as tradições positivistas brasileiras e à vedação analógica de criação de tipos penais, não há dúvida a respeito da necessidade de aprovação da lei.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...