Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta

Lista completa de Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do segundo parágrafo.

  • A.

    No período: “Daí a necessidade de uma compreensão mais ampla da história da categoria e de suas condições de trabalho”, o termo destacado pode ser substituído, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico por “outrossim”.

  • B.

    O trecho “considerando-se as relações desses profissionais com os poderes públicos”, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou alteração de sentido: “conquanto sejam consideradas as relações desses profissionais com os poderes públicos”.

  • C.

    No trecho: “considerando-se as relações desses profissionais com os poderes públicos, com a população e com os alunos”, é facultada a supressão das duas últimas ocorrências da palavra destacada, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo de sentido.

  • D.

    No trecho: “Tais dimensões são imprescindíveis para o debate sobre as possibilidades do magistério”, a expressão destacada pode ser substituída sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por “infensas ao”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do primeiro e do segundo parágrafos.

  • A.

    Infere-se que a indisciplina revela uma contradição inerente ao cotidiano escolar dos nossos dias: um novo modelo de aluno em conflito com escolas ainda pouco democráticas, de caráter elitista e conservador.

  • B.

    Nos trechos: “democratização política do país” e “desmilitarização das relações sociais”, no segundo parágrafo, os termos destacados são resultado da regência dos substantivos abstratos de ação que os precedem e expressam os agentes das ações representadas por esses substantivos.

  • C.

    A oração “Temos diante de nós um novo aluno, um novo sujeito histórico” pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Há diante de nós um novo aluno, um novo sujeito histórico”.

  • D.

    No trecho: “um novo sujeito histórico mas, em certa medida, guardamos como padrão pedagógico a imagem”, a segunda ocorrência da vírgula é obrigatória, devido à utilização da conjunção coordenativa “mas”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao primeiro e ao segundo parágrafos.

  • A.

    O trecho “justificada pelo fato de os professores portugueses necessitarem de coisas trazidas da Europa”, do primeiro parágrafo, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “justificada pelo fato dos professores portugueses necessitarem de coisas trazidas da Europa”.

  • B.

    No trecho: “coisas trazidas da Europa, às quais estavam acostumados, enquanto os nacionais consumiam produtos locais, mais baratos”, do primeiro parágrafo, suprimir a primeira e a última ocorrência da vírgula não caracteriza erro gramatical, mas implica alteração de sentido.

  • C.

    O trecho “Uma questão curiosa (...) é de como ocorria a relação entre as aulas dadas”, do segundo parágrafo, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Uma questão curiosa (...) refere-se à relação entre as aulas dadas”.

  • D.

    O trecho “Se lembrarmos que quem deveria providenciar o pagamento dos professores era um órgão central” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Se lembrarmos de que aquele que deveria providenciar o pagamento dos professores era um órgão central”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao primeiro parágrafo.

  • A.

    No trecho: “Não se tratava somente da hierarquização das aulas a partir do valor que se lhes atribuía”, as duas ocorrências da palavra “se” não têm a mesma classificação, e o verbo “atribuir” é transitivo direto e indireto.

  • B.

    A oração adjetiva “que preparariam as elites para os cursos superiores” teve a forma verbal destacada flexionada na terceira pessoa do plural porque o pronome relativo e refere-se ao antecedente “disciplinas mais ‘nobres’”.

  • C.

    No trecho: “era o tamanho da localidade onde fosse sediada a aula, uma vez que nas cidades onde houvesse maior população” a primeira ocorrência do termo destacado não pode ser substituída por “em que”, ao contrário da segunda.

  • D.

    No trecho: “haveria naturalmente maior número de alunos, sendo o trabalho do mestre maior”, a oração destacada pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “quando o trabalho do mestre fosse maior”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta quanto ao quarto e ao quinto parágrafos.

  • A.

    No trecho: “Em que pese a informalidade do mercado”, do quarto parágrafo, a expressão destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por “Graças à”.

  • B.

    No trecho: “o tutor terá de se resignar ao estilo de vida próprio dos adolescentes abastados”, do quarto parágrafo, a forma verbal destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por “se aferrar”.

  • C.

    Um ajuste gramatical necessário ao período inicial do quinto parágrafo, “recato e à discrição que deverão presidir as atividades do tutor” é a anteposição da preposição “com” ao pronome sublinhado, para respeitar a regência do verbo “presidir”.

  • D.

    Na oração: “ele terá de se comportar segundo uma espécie de autoridade tímida”, é permitida a colocação do pronome destacado depois da forma verbal no infinitivo.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito do terceiro parágrafo.

  • A.

    No período: “Caso o profissional logre ‘fidelizar’ o cliente, terá emprego garantido por vários anos”, o verbo “lograr” destacado assume o sentido de “enganar”.

  • B.

    No período: “Caso o profissional logre ‘fidelizar’ o cliente”, o termo destacado é exemplo da linguagem comercial que o autor do texto adota ironicamente.

  • C.

    No período: “ para professores aposentados”, o termo destacado estabelece o nexo lógico-semântico de tempo.

  • D.

    Na oração: “embora não conte com nenhum direito trabalhista”, a substituição do termo destacado por “posto que” implicaria alteração de sentido.

  • A.

    Desde que (1)

  • B.

    às (2)

  • C.

    os (3)

  • D.

    se (4)

  • E.

    a partir (5)

  • A.

    às (1)

  • B.

    gera (2)

  • C.

    obedecidos (3)

  • D.

    criam-se (4)

  • E.

    sufragando (5)

  • A.

    sucita (1)

  • B.

    que (2)

  • C.

    Aqueles (3)

  • D.

    de que(4)

  • E.

    lograram (5)

Assinale a opção em que o texto do Editorial da Folha de S. Paulo, de 4/9/2012, foi transcrito com erro gramatical.

  • A.

    A julgar pelo comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), está no fim o ciclo de cortes na taxa básica de juros da economia. A redução de meio ponto percentual, que levou a Selic a 7,5%, nível mais baixo da história, pode ter sido a última de uma série iniciada em agosto de 2011.

  • B.

    Ao cabo de um ano, o Banco Central (BC) diminuiu os juros básicos em cinco pontos, e, a partir de agora, segundo o Copom, novos cortes deverão ser conduzidos com a máxima parcimônia.

  • C.

    A estratégia adotada pelo BC nesse período invalidou o argumento clássico segundo cujos juros no Brasil não poderiam cair a níveis mais razoáveis sem desestabilizar a economia.

  • D.

    Teve papel importante nesse resultado o cenário externo de forte contração, que levou o BC a projetar um quadro de desaceleração interna, com redução dos riscos inflacionários de curto prazo.

  • E.

    As incertezas sobre a retomada do crescimento não foram ainda debeladas. O PIB do segundo trimestre mostrou nova queda dos investimentos, e o crédito ao consumo já não desempenha o mesmo papel impulsionador do passado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...