Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na linha 11 do texto, o emprego dos dois-pontos tem o propósito de

  • A. retificar uma informação fornecida no parágrafo.
  • B. ratificar o ponto de vista defendido no trecho.
  • C. explicar as razões constantes no código jurídico referido.
  • D. introduzir uma avaliação a respeito do tema.
  • E. detalhar o conteúdo de um termo expresso anteriormente.

 

A frase que está pontuada de acordo com a norma-padrão é:

  • A. A mãe, ficou emocionada com o menino.
  • B. A menina; dormia tranquila, no berço?
  • C. Quem, salvou o bebê!
  • D. O Homem–Aranha foi tão corajoso!
  • E. No quintal, Riquelme, disse: que não tinha medo.

A frase em que a vírgula está empregada corretamente é:

  • A. A cadela, foi muito corajosa ao enfrentar o pit bull.
  • B. Catita que amamentava, cinco filhotes, teve ferimentos.
  • C. Wolf, o pit bull virou, um pit-lata!
  • D. Quando aconteceu, esse ato heroico?
  • E. Os vizinhos, a tia e Lucas ficaram orgulhosos de Catita.

No Texto I, nas expressões “serviço de branco” (l. 3) e “mesmo sendo negras” (l. 5), o uso das aspas visa a

  • A. destacar palavras que assumem um sentido fora do comum no contexto.
  • B. assinalar o caráter simbólico com que tais termos são socialmente usados.
  • C. desmitificar a posição subalterna relegada ao negro na sociedade.
  • D. promover os tipos de serviço desempenhados por muitos negros.
  • E. exemplificar a inconsciência dos negros frente à sua condição social.

Em “Um garoto negro termina um serviço que lhe havia sido solicitado e, orgulhosamente, garante ter feito ‘serviço de branco’” (l. 1-3, Texto I), o uso do advérbio destacado

  • A. confere à atitude do garoto um caráter laudatório.
  • B. evidencia uma dúvida quanto ao sentimento do garoto.
  • C. particulariza o sentido do verbo garantir no contexto.
  • D. marca crítica implícita do enunciador à postura do rapaz.
  • E. isenta o autor da responsabilidade do que afirma.

No Texto I, o uso do travessão em “Como dizia um conhecido — para meu horror e indiferença dos demais participantes da conversa:” (l. 7-9) constitui recurso argumentativo, uma vez que

  • A. auxilia na descrição feita acerca do preconceito.
  • B. enfatiza o ponto de vista crítico do enunciador.
  • C. traduz a adesão do autor à informação exposta.
  • D. suspende o pensamento do enunciador sobre o tema.
  • E. desvela a discordância dos participantes da conversa.

A palavra Assim articula os dois primeiros períodos do terceiro parágrafo do Texto I.

No contexto, esse conector estabelece uma relação de causa e efeito entre um(a)

  • A. tese e sua exemplificação
  • B. hipótese e sua incoerência
  • C. generalização e sua correção
  • D. conceito e sua crítica
  • E. pensamento e sua potencialização

Em ambas as ocorrências, a palavra destacada em “É convicto de sua superioridade racial, por não ser negro, e de sua superioridade cultural, por não ser nordestino.” (l. 33-35) introduz uma oração com valor semântico de

  • A. afirmação
  • B. tempo
  • C. adição
  • D. causa
  • E. meio

Uma reescritura do trecho “o preconceito é tão forte que acaba assimilado pela própria vítima” (l. 41-42), que não traz prejuízo à clareza e à veiculação das informações contidas, está em:

  • A. O preconceito, por acabar sendo assimilado pela própria vítima, é tão forte.
  • B. Como é tão forte, o preconceito acaba sendo assimilado pela própria vítima.
  • C. Acabando assimilado pela própria vítima, o preconceito é tão forte.
  • D. Apesar de tão forte, o preconceito acaba sendo assimilado pela própria vítima.
  • E. De maneira que a própria vítima acaba assimilando, o preconceito é tão forte.

Dentre as palavras empregadas no título e no subtítulo do Texto II, o substantivo que evidencia o jogador Tinga como vítima de preconceito é

  • A. alvo
  • B. Libertadores
  • C. derrota
  • D. som
  • E. gritos
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...