Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No trecho “Um mundo habitado por seres com habilidades sobre-humanas parece ficção científica” (. 1-2), a palavra destacada apresenta hífen porque a natureza das partes que a compõem assim o exige.

O grupo em que todas as palavras estão grafadas de acordo com a ortografia oficial é

  • A. erva-doce, mal-entendido, sobrenatural
  • B. girassol, bem-humorado, batepapo
  • C. hiper-glicemia, vice-presidente, pontapé
  • D. pan-americano, inter-estadual, vagalume
  • E. subchefe, pós-graduação, inter-municipal

A expressão em destaque está grafada de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa em:

  • A. A internet, tal como a conhecemos, aberta, livre e democrática, é um fenômeno sem igual porquê é incontrolável.
  • B. As melhores universidades do mundo abrem as portas da excelência porque oferecem na rede cursos inteiros de graça.
  • C. Os professores que pesquisam os cursos a distância explicaram o por quê do sucesso atual da educação via internet.
  • D. Os cursos na internet começam a ter peso fora do mundo virtual por que várias instituições começaram a aceitar créditos conquistados on-line.
  • E. Porque a revolução da educação on-line de alto nível já se tornou, de fato, uma realidade em todo o mundo?

O grupo vocabular “tive hesitação” (l.3) pode ser substituído por uma única palavra, que mantém a mesma base lexical do núcleo da expressão. O outro grupo que apresenta as mesmas propriedades morfossintáticas é

  • A. pular o rio
  • B. pedir a mão
  • C. passar a ferro
  • D. dar um abraço
  • E. comprar uma passagem

No Texto I, que pronome se refere ao “nó” (l.15)?

  • A. “segurá-lo” (l.3)
  • B. “contemplá-lo” (l. 15-16)
  • C. “dele me aproximei” (l.16-17)
  • D. “para lhe sentir” (l.17)
  • E. “Lá está ele” (l.21-22)

No Texto I, a significação da palavra “meticulosidade” (l.8) apresenta pontos comuns basicamente com

  • A. banal (l.4)
  • B. flacidez (l.7)
  • C. pormenores (l.9)
  • D. evidência (l.11)
  • E. experiências (l.23)

Pode-se retirar do Texto I qual preposição ou par de preposições em destaque, de acordo com a norma-padrão, sem que o sentido fique prejudicado semântica ou sintaticamente?

  • A. “para lhe sentir o cheiro... para admirar” (l.17-18)
  • B. “de canivete, de faca” (l.25-26)
  • C. “gostava de dar” (l.28)
  • D. “nos tempos em que fora” (l.30)
  • E. “Passou a atribuir” (l.38)

As reticências utilizadas pelo autor no trecho “desabotoava a blusa até o estômago, enfiava a mão dentro dela e puxava para fora um seio lindo, liso, branco, aquele mamilo atrevido... E nós, meninos, de boca aberta...” (l. 50-53) assinalam uma determinada sensação.

O trecho em que semelhante sensação se verifica é:

  • A. “Se estou com fome e gosto de queijo, eu como queijo...” (l. 2-3)
  • B. “Procuro outra coisa de que goste: banana, pão com manteiga, chocolate...” (l. 4-5)
  • C. “Enquanto varria e limpava, sofria ouvindo o pianista tocando uma música horrível: Bach, Brahms, Debussy...” (l. 22-24)
  • D. “Mas eu comprava um mata-fome e ia para casa comendo o mata-fome bem devagarzinho...” (l. 64-66)
  • E. “Ridendo dicere severum: rindo, dizer as coisas sérias...” (l. 69-70)

 

A frase em que se reescreve o trecho retirado do Texto II “A partir de metodologias próprias, o museu capta, organiza e edita conteúdos disseminados em publicações” (l.12-14), mantendo as mesmas relações semânticas, é:

  • A. O museu capta, organiza e edita conteúdos para que, a partir das próprias metodologias, sejam disseminados em publicações
  • B. Com metodologias próprias, o museu realiza a captação, organização e edição de conteúdos que estão disseminados em publicações
  • C. A captação, organização e edição de conteúdos das metodologias próprias é realizada pelo museu na disseminação em publicações
  • D. Para captar, organizar e editar conteúdos, o museu usa metodologias próprias de disseminação em publicações
  • E. Quando dissemina conteúdos, o museu usa metodologias próprias para captar, organizar e editar em publicações

O acento grave está empregado de acordo com a norma- -padrão em:

  • A. Ensinar implica à necessidade de também aprender.
  • B. Os professores sempre visam à evolução dos alunos.
  • C. A educação se constrói à duras penas.
  • D. Recorrer à métodos pedagógicos alternativos é fundamental.
  • E. É importante criar discussões àcerca do ensino.

 

O trecho do Texto II “Ouvir histórias de vida é um dos mais prazerosos meios de se aproximar dos outros” (l.26-28), pode ser reescrito, mantida a norma-padrão da língua, como:

  • A. O lazer proporcionado por ouvir histórias de vida de outras pessoas são prazerosos.
  • B. Um dos mais prazerosos meios de aproximação das pessoas são ouvir histórias de vida.
  • C. Dentre os modos de sermos felizes está o prazer de ouvirmos histórias de vida dos outros.
  • D. Consistem um dos modos de sermos felizes aproximarmo- nos dos outros.
  • E. As histórias das vidas dos outros traz-nos muito prazer.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...