Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No trecho “Ele não conseguia cuidar da casa sozinho nem tinha dinheiro para pagar uma faxineira. Aí ele propôs uma troca: ofereceu moradia para quem se dispusesse a fazer os serviços de limpeza.” (l. 13-17), a repetição do pronome ele denota um(a)

  • A. crítica implícita do autor ao referente do termo.
  • B. tentativa de enaltecer o feito do personagem.
  • C. busca de aproximar o texto da linguagem oral.
  • D. desejo de transgredir a norma-padrão.
  • E. descuido do autor com os aspectos coesivos.

 

Para evitar a repetição do que, é possível chegar a uma solução que conserva as informações contidas no trecho “o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória que visam a multiplicar e democratizar sua metodologia e seu acervo, que inclui 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados” (l.18-22), mantém a norma-padrão e o número de períodos. Essa solução é:

  • A. o Museu da Pessoa realizou 220 projetos de memória visando a multiplicar e democratizar sua metodologia, incluindo 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados, e seu acervo.
  • B. Com um acervo incluindo 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados, o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória, multiplicando e democratizando sua metodologia.
  • C. o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória que visam a multiplicar e democratizar sua metodologia e seu acervo. Este, composto por 15 mil histórias de vida, é integrado também por 72 mil documentos e fotos digitalizados.
  • D. o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória visando a multiplicar e democratizar sua metodologia e seu acervo, composto por 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados.
  • E. o Museu da Pessoa já realizou 220 projetos de memória. Com isso, multiplicaram e democratizaram sua metodologia e seu acervo, que inclui 15 mil histórias de vida e 72 mil documentos e fotos digitalizados.

No trecho “Eu estava no primeiro ano do grupo. A professora era a dona Clotilde. Ela fazia o seguinte: sentava- -se numa cadeira bem no meio da sala, num lugar onde todos a viam — acho que fazia de propósito, por maldade —, desabotoava a blusa até o estômago, enfiava a mão dentro dela e puxava para fora um seio lindo, liso, branco, aquele mamilo atrevido...” (l. 46-52), observa-se a predominância do processo sintático de coordenação entre as orações.

Tal escolha confere à narrativa um caráter de

  • A. dúvida
  • B. suspense
  • C. terror
  • D. incredibilidade
  • E. carinho

 

As orações abaixo podem ser unidas por meio de conectivos em um só período deixando-se evidentes as relações indicadas entre parênteses.

I - O Museu da Pessoa já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI. (oração principal)

II - O Museu da Pessoa foi criado há mais de 20 anos (concessão à oração principal)

III - O Museu da Pessoa nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil. (justifi cativa da oração principal)

O período que resulta dessa união, respeitando-se as relações indicadas, a coesão textual e a norma-padrão, é:

  • A. O Museu da Pessoa foi criado há mais de 20 anos e nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil; logo já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI.
  • B. Embora tenha sido criado há mais de 20 anos, o Museu da Pessoa já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI, pois nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil.
  • C. Como foi criado há mais de 20 anos, o Museu da Pessoa nasceu como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil, na medida em que já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI.
  • D. O Museu da Pessoa já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI, pois foi criado há mais de 20 anos como um museu virtual antes da existência da internet no Brasil.
  • E. Quando nasceu, o Museu da Pessoa, que foi criado há mais de 20 anos, já exibia em seus primórdios características de um museu do século XXI; além disso, era um museu virtual antes da existência da internet no Brasil.

No trecho “lugares onde se tocava música africana.” (l. 31-32), a colocação do pronome em destaque se justifica pela mesma regra que determina sua colocação em:

  • A. O aluno se sentiu inebriado ao ver o seio da professora.
  • B. Os professores que se envolvem com o ensino devem ser respeitados.
  • C. Recorrer-se ao amor é uma estratégia para garantir a aprendizagem.
  • D. Muitos educadores lembram-se sempre de sua missão em sala de aula.
  • E. O pianista se deve entregar de corpo e alma a sua arte.

 

Que trio de palavras apresenta uma gradação no significado?

  • A. louvar – vangloriar-se – jactar-se (Texto I)
  • B. encomenda – pacote – recortes (Texto I)
  • C. passageira – imaginário – enrolada (Texto I)
  • D. registrar – preservar – transformar (Texto II)
  • E. necessidades – medos – sonhos (Texto II)

A concordância verbal NÃO está em consonância com a norma-padrão em:

  • A. A maior parte dos alunos admiram seus professores.
  • B. Fazem anos que a educação brasileira tem buscado novos métodos.
  • C. Não sou dos que acreditam em uma educação tradicional.
  • D. Foi dona Clotilde quem despertou o desejo dos alunos por aprender.
  • E. Prezar e amar é fundamental para o processo de ensino- aprendizagem.

O verbo perpassar no trecho “A memória coletiva perpassa pelas histórias orais” (l.23-24) tem o sentido de

  • A. reconhecer
  • B. roçar de leve
  • C. fazer correr
  • D. passar ao longo de
  • E. decorrer

Na frase a seguir, a regência da forma verbal em destaque está adequada à norma-padrão da língua:

  • A. Lembro-me perfeitamente de minha professora, a dona Clotilde.
  • B. Os professores devem assistir às crianças, investindo, com isso, em nosso futuro.
  • C. Devemos aspirar professores que tenham amor pelo ensino.
  • D. Ensinar é um ato que obedece a lei do amor.
  • E. Informei a todos do que ocorreu na sala com dona Clotilde.

Para evitar a ambiguidade do verbo poder no trecho “O homem sempre contou histórias antes mesmo de poder escrevê-las” (l.13-14), esse verbo deve ser substituído por

  • A. ser possível
  • B. ter a ocasião de
  • C. suspender
  • D. suportar
  • E. saber
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...