Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No texto, a palavra minuciosamente (l. 13-14) pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

  • A.

    apressadamente

  • B.

    detalhadamente

  • C.

    imediatamente

  • D.

    repentinamente

  • E.

    superficialmente

No trecho do Texto II “pelas exigências de infraestrutura e de serviços públicos.” (l. 4-5), a palavra destacada não apresenta o emprego do hífen, segundo as regras ortográficas da Língua Portuguesa.

Da mesma forma, o hífen não deve ser empregado na combinação dos seguintes elementos:

  • A.

    mal + educado

  • B.

    supra + atmosférico

  • C.

    anti + higiênico

  • D.

    anti + aéreo

  • E.

    vice + reitor

No trecho “faz questão de enfatizar que a cultura que desponta não é marcada pelo egoísmo,” (l. 14-15), a palavra em destaque pode ser substituída, no contexto em que é empregada, sem prejuízo semântico, por

  • A.

    opinar

  • B.

    contar

  • C.

    destacar

  • D.

    contestar

  • E.

    desaconselhar

A palavra que deve ser acentuada pela mesma regra que olímpico é

  • A.

    revolver

  • B.

    carater

  • C.

    bocaiuva

  • D.

    solido

  • E.

    amavel

No trecho “o que é muito saudável para o crescimento pessoal de cada um, seja homem, seja mulher, jovem ou adulto, solteiro, casado ou viúvo” (l. 23-25), as vírgulas são empregadas para separar elementos de uma enumeração, assim como em:

  • A.

    A liberdade de escolha do indivíduo, o divórcio, o individualismo crescente, as novas configurações familiares vêm gerando novos ideais.

  • B.

    Apesar da proximidade de parentes e dos amigos, às vezes, a falta de convivência pode se tornar um problema.

  • C.

    De acordo com os dados do IBGE, o número de pessoas morando sozinhas cresceu cerca de 30%, no Brasil, entre 2000 e 2010.

  • D.

    Durante as pesquisas, no século passado, o estudioso observou que as mulheres que viviam sós eram objeto de desconfiança.

  • E.

    Embora apreciem a autonomia, os jovens que moram sozinhos estão dispostos a se casar quando chegar o momento certo.

Um exemplo do texto em que a palavra destacada estabelece sentido de hipótese está em:

  • A. “É provável, contudo, que o BF tenha contribuído para a perda de influência de políticos.” (l. 8-10)
  • B. “o deficit de capacitação dos beneficiados não lhes permitiria disputar vagas oferecidas, por exemplo, pela indústria paulista caso forçados à migração.” (l. 29-31)
  • C. “e que, portanto, só trabalharia sob a coerção mais absoluta.” (l. 43-44)
  • D. “o BF não assegura nem a solução do problema da pobreza nem a formação de uma cultura de cidadania ativa, embora seja o primeiro passo indispensável para ambas.” (l. 85-88)
  • E. “Seu principal efeito, argumentam, não é o de superar o círculo vicioso da pobreza, mas iniciar um círculo virtuoso dos direitos, em que a expansão de um direito dá origem a reivindicações por outros direitos.” (l. 88-92)

A expressão isolada por vírgula é empregada claramente para reforçar um ponto de vista do autor do texto no seguinte exemplo:

  • A. “Durante os protestos de junho, alguns cartazes pediam a revogação do direito de voto dos beneficiários do programa Bolsa Família” (l. 1-3)
  • B. “não lhes permitiria disputar vagas oferecidas, por exemplo, pela indústria paulista caso forçados à migração” (l. 29-31)
  • C. “Primeiro, vetou ou limitou políticas voltadas a reformar os arranjos estruturais que reproduzem a pobreza” (l. 46-48)
  • D. “Enfim, a ausência de reparação institucional, a carência de capacitações e a internalização da humilhação se reforçaram mutuamente para reproduzir a pobreza” (l. 60-63)
  • E. “exige a contrapartida da frequência escolar e, de fato, reduz o trabalho infantil” (l. 73-75)

O mecanismo da concordância verbal contribui para a coesão e para o entendimento dos textos, porque garante que os termos a que se referem os verbos possam ser facilmente resgatados pelo leitor, mesmo quando enunciados em períodos diferentes.

O exemplo do texto em que a concordância permite identificar o sujeito de um verbo, presente em outro período, é:

  • A. “É provável, contudo, que o BF tenha contribuído para a perda de influência” (l. 8-9)
  • B. “Também há indícios” (l. 26-27)
  • C. “Primeiro, vetou ou limitou políticas voltadas a reformar os arranjos estruturais” (l. 46-47)
  • D. “a transferência de dinheiro aumenta a responsabilidade individual” (l. 77-79)
  • E. “os cartazes que os pais estiveram incapacitados de escrever” (l. 98-99)

A construção do sentido do trecho abaixo se apoia em um jogo de palavras que envolve os complementos verbais destacados.

“Seu principal efeito, argumentam, não é o de superar o círculo vicioso da pobreza, mas iniciar um círculo virtuoso dos direitos” (l. 88-91) Nesses complementos, o núcleo (“círculo”) é idêntico, enquanto os adjuntos adnominais são diferentes.

Essa diferença sugere principalmente uma oposição entre sentidos caracterizados como:

  • A. negativo x positivo
  • B. abstrato x concreto
  • C. possível x utópico
  • D. coletivo x individual
  • E. passado x presente

No trecho “não é marcada pelo egoísmo, mas pelo individualismo.” (l. 15-16), a palavra mas estabelece uma oposição em relação à ideia anterior, assim como ocorre com o termo destacado em:

  • A.

    A tecnologia pode amenizar o distanciamento se as pessoas solitárias buscarem contato nas redes sociais.

  • B.

    Algumas pessoas decidem se afastar da casa dos pais para ter mais liberdade de receber seus amigos.

  • C.

    Até há pouco tempo, homens adultos eram considerados solteirões quando viviam sozinhos em suas casas.

  • D.

    O sistema familiar pode sufocar as individualidades porque não há espaço para tomar decisões próprias.

  • E.

    Os jovens moravam com as famílias até o casamento, porém, atualmente, preferem morar sozinhos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...