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No Texto I, as aspas são usadas para
indicar desvio de significado original
citar falas de especialista em uma área
assinalar exposição de crítica irônica
destacar dados de estudos científicos
inserir trechos de publicação especializada
No Texto I, em No fim do ano passado, a população mundial atingiu a marca de sete bilhões de pessoas (l. 17-18), a vírgula foi utilizada para
separar vocativo
apontar enumeração
intercalar conjunção
marcar inversão
indicar elipse
No texto, a palavra maltrapilha (l. 25) pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, pela seguinte palavra:
cafona
singela
elegante
requintada
esfarrapada
A pontuação é um recurso de que dispõe a língua escrita para auxiliar o leitor na construção dos sentidos do texto.
Sendo de base sintática na língua portuguesa, a pontuação NÃO está empregada de acordo com a norma-padrão em:
Quando vemos um menino de rua, afastamo-nos rapidamente.
Meninos de família, crianças educadas e honestas, frequentam a escola.
Meninos de rua, que vivem à própria sorte, sofrem agressões todos os dias.
Meninos, é preferível estar em um abrigo a passar as noites embaixo de marquises.
As autoridades, tudo fazem para minimizar o problema dos menores abandonados.
O verbo entre parênteses está conjugado de acordo com a norma-padrão em:
O período: Ela não só está comprometida com a estrutura do texto, isto é, a ligação entre os termos e as frases, como também com a semântica (l. 55-57) pode ser reescrito, omitindo a expressão isto é e alterando a pontuação, sem mudar o sentido, da seguinte maneira:
Ela não só está comprometida com a estrutura do texto, a ligação entre os termos e as frases; como também com a semântica.
Ela não só está comprometida com a estrutura do texto. A ligação entre os termos e as frases, como também com a semântica.
Ela não só está comprometida com a estrutura do texto; a ligação entre os termos e as frases, como também com a semântica.
Ela não só está comprometida com a estrutura do texto - a ligação entre os termos e as frases -, como também com a semântica.
Ela não só está comprometida com a estrutura do texto. A ligação entre os termos e as frases. Como também com a semântica.
No segundo parágrafo, ao se referir à comunicação, a cronista valoriza a terapia, expressando seu ponto de vista em relação a esta.
O recurso linguístico que evidencia isso é o uso do(a)advérbio já (l. 5)
pronome possessivo suas (l. 7)
adjetivo refinado (l. 8)
conjunção se (l. 9)
verbo entender (l. 12)
A letra x é utilizada em português para representar sons diferentes, como, por exemplo, nas seguintes palavras do Texto I: explosões (l. 7), examine (l. 10) e máximos (l. 12) .
O mesmo som da letra x em examine (l. 10) está presente emexercício
explicação
nexo
reflexo
vexame
A frase do Texto II Me liga mais tarde! apresenta uma forma verbal na segunda pessoa do modo imperativo afirmativo.
Se a frase fosse reescrita em terceira pessoa do singular do imperativo, o verbo ficaria flexionado da seguinte forma:liga
ligas
ligue
ligues
ligasse
No título do Texto II, O Sol vai esfriar?, a expressão destacada pode ser substituída por uma outra forma verbal, conservando seu valor de futuro.
Essa forma éesfriara
esfriará
esfriasse
esfriava
esfriou
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