Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A frase que NÃO admite o uso do pronome destacado em posição proclítica é:

  • A.

    Ninguém me ofereceu ajuda quando mais precisei.

  • B.

    Quero que lhe entregue o resultado em breve.

  • C.

    Talvez a convide para passar o feriado em Búzios.

  • D.

    Eu não te darei uma resposta enquanto não tiver certeza.

  • E.

    Depois, se encarregue de avisar aos participantes que não haverá sorteio.

Leia as frases abaixo.

I – Convém que entregue o relatório o mais rápido possível. (me)

II – Amanhã, anunciarei as novas rotinas do setor. (lhes)

III – Sentindo ofendido, retirou-se do plenário. (se)

IV – Quem informará as suas novas designações? (lhe)

A exigência da próclise ocorre APENAS nas frases

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

A expressão da direita NÃO recupera adequadamente o que está destacado em

  • A.

    “empresa que coordena o sistema de ônibus” (l. 7-8) - o coordena

  • B.

    “objetivo de conscientizar os motoristas” (l. 9) - conscientizá-los

  • C.

    “começou a freqüentar aulas de ioga” (l. 37-38) - frequentá-las

  • D.

    “mostrar algumas receitas para a mãe” (l. 42-43) - mostrá-la

  • E.

    “hoje trocam receitas diferentes” (l. 57-58) - trocam-nas

A passagem transcrita em que NÃO há correspondência entre o pronome destacado e o referente a ele atribuído é:

  • A.

    “"...como se a visse pela última vez".”- (l. 2-3) -– coisa

  • B.

    “" estava sempre, pontualíssimo, o mesmo porteiro".” (l. 20-21) -– hall do prédio

  • C.

    “"Dava-lhe bom-dia"...” (l. 21-22) -– profissional

  • D.

    “"pode ser também que ninguém desse por sua ausência".” (l. 29-30) -– girafa

  • E.

    “"O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem".” (l. 30-31) –- olhos

Segundo a “gramática do professor, do aluno e do mulato sabido” a que se refere o Texto II (“Pronominais”), em qual das frases abaixo, todas as palavras são adequadas à ortografia oficial da língua portuguesa?

  • A.

    A discução sobre o português mais correto rerpercutiu bastante da mídia.

  • B.

    A discussão sobre o português mais correto repecutiu bastante na mídia.

  • C.

    A discussão sobre o português mais correto repercutiu bastante na mídia.

  • D.

    A discusão sobre o português mais correto respercutiu bastante na mídia.

  • E.

    A discursão sobre o português mais correto respercutiu bastante na mídia.

Transpondo o período “ Há pai que nunca viu o próprio filho.” (l. 36) para o plural e substituindo haver por outro verbo ou locução verbal de sentido equivalente, o período que NÃO apresenta ERRO quanto à concordância verbal é:

  • A.

    Existem pais que nunca viram os próprios filhos.

  • B.

    Devem haver pais que nunca viram os próprios filhos.

  • C.

    Deve existir pais que nunca viram os próprios filhos.

  • D.

    Hão de haver pais que nunca viram os próprios filhos.

  • E.

    Há de existir pais que nunca viram os próprios filhos.

A oração cuja classificação está INCORRETA é:

  • A.

    “Se eu morrer,” (l. 8) – oração subordinada adverbial condicional

  • B.

    “mas não é.” (l. 13) – oração coordenada sindética adversativa

  • C.

    “O campo visual da nossa rotina é como um vazio.” (l. 14-15) – oração principal

  • D.

    “Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta.” (l. 16-17) – oração absoluta

  • E.

    “O hábito suja os olhos...” (l. 30) – oração coordenada assindética

A frase cujo verbo irregular destacado apresenta a flexão INCORRETA é:

  • A.

    Espero que você nomeie logo o seu sucessor.

  • B.

    Eu sempre cri que, um dia, a verdade viria à tona.

  • C.

    Diante desse impasse, requero o meu afastamento do caso.

  • D.

    Os funcionários receavam um acordo sindical desfavorável.

  • E.

    Eu intervim para que não chegassem à agressão mútua.

Em qual das sentenças abaixo, a regência verbal está em DESACORDO com a norma-padrão?

  • A.

    Esqueci-me dos livros hoje.

  • B.

    Sempre devemos aspirar a coisas boas.

  • C.

    Sinto que o livro não agradou aos alunos.

  • D.

    Ele lembrou os filhos dos anos de tristeza.

  • E.

    Fomos no cinema ontem assistir o filme.

A mudança na pontuação mantém o sentido da frase original, preservando a norma-padrão da língua, em:

  • A.

    “Nesta trepidante cultura nossa, da agitação e do barulho, gostar de sossego é uma excentricidade.” (l. 1-2) / Nesta trepidante cultura nossa, da agitação e do barulho gostar de sossego é uma excentricidade.

  • B.

    “algumas que não combinam conosco nem nos interessam.” (l. 6-7) / algumas que não combinam conosco, nem nos interessam.

  • C.

    “Quem não corre com a manada praticamente nem existe,” (l. 15-16) / Quem não corre, com a manada praticamente nem existe,

  • D.

    “disparamos sem rumo – ou em trilhas determinadas – feito hamsters (...)” (l. 19-20) / disparamos sem rumo ou em trilhas determinadas feito hamsters

  • E.

    “Estar sozinho é considerado humilhante,” (l. 26) / Estar sozinho, é considerado humilhante,

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