Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

Em “no momento em que você estiver lendo esta mensagem” (l.3), a substituição do pronome demonstrativo “esta” por essa acarretaria mudança no âmbito de referência do pronome, que passaria a se referir ao interlocutor/leitor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a seguir.

A expressão “pela qual” (l.11) poderia ser corretamente substituída por por que, o que conferiria mais clareza ao texto, já que evitaria repetição — “pela” (l.11) e “pelo” (l.12).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.

Se, na oração “De quem é a memória?” (l.3), o substantivo “memória” estivesse flexionado no plural, a concordância verbal não seria alterada, devido à possibilidade de o verbo ser concordar com o predicativo da oração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e a estruturação sintática do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Atribui-se ao turismo intenso na cidade do Rio de Janeiro a responsabilidade pela grande quantidade de lixo retirada das praias cariocas.

  • B.

    Na opinião do historiador Marco Antonio Villa, o povo brasileiro não se sente responsável pelo cuidado dos espaços que compartilha com os outros.

  • C.

    Na linha 6, a substituição do travessão por dois-pontos prejudicaria a correção gramatical do texto.

  • D.

    É possível afirmar que, em países desenvolvidos, as pessoas preocupam-se mais com a limpeza de locais públicos do que com suas próprias casas.

  • E.

    O sujeito da oração “Resume o historiador Marco Antonio Villa” (l.9) está oculto.

No que se refere à estrutura textual e a aspectos gramaticais do texto, julgue os itens a seguir.

Na linha 27, dado o sentido da palavra “maioria”, a forma verbal “acaba” poderia, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, estar flexionada na 3.a pessoa do plural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue o item abaixo, com relação à ordem dos termos linguísticos nesse fragmento de poema.

Se os versos do fragmento fossem reescritos na ordem sujeitoverbo- complemento verbal-adjunto adverbial, a versão correta seria: No palácio da Cachoeira/Joaquim Silvério começa/ a redigir sua carta/ com pena bem aparada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à estrutura gramatical do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O vocábulo “cidadão” apresenta duas formas corretas de plural: cidadãos e cidadões.

  • B.

    O emprego da preposição “com” (l.13) é exigência sintática da forma verbal “compartilha” (l.12).

  • C.

    Na linha 12, o emprego da terceira pessoa do plural em “compartilha” — que passaria a compartilham — preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.

  • D.

    Os vocábulos “quilômetros”, “emblemático” e “picolé” são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

  • E.

    A substituição da preposição “por” (l.3) por de prejudica a correção gramatical e a coerência do período.

No que se refere à estrutura linguística e vocabular do texto, julgue os itens a seguir.

O vocábulo “"o"” empregado nos versos 18, 22 e 23 desempenha função de complemento verbal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a aspectos estruturais do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O termo “os bancos escolares” (l.6) exerce a função de adjunto adverbial de lugar.

  • B.

    O pronome ‘deles’ (l.10) está empregado em referência a ‘vestibulares’ (l.9).

  • C.

    O sinal de dois-pontos empregado após a palavra “eixos” (l.19) introduz uma oração explicativa.

  • D.

    Com a supressão da vírgula logo após a palavra “pedagógica” (l.20), seriam preservados o sentido e a correção gramatical do texto.

  • E.

    A forma verbal “estão” (l.2) pode ser substituída por está, sem prejuízo à correção gramatical e à coerência do texto.

No que se refere à estrutura linguística e vocabular do texto, julgue os itens a seguir.

Do ponto de vista sintático, pode-se atribuir à expressão “à namorada” (v.11) a função de complemento da forma verbal “trazia” (v.10) ou do nome “amor” (v.10); em ambas as possibilidades de interpretação, o sentido do período permanece o mesmo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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