Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa cuja retirada da crase torna a oração incorreta ou causa prejuízo de sentido.
Entregou os papéis à sua supervisora.
Falei à Lúcia que não iria.
Fiz alusão à minha amiga.
À medida que caminhava, ficava mais cansado.
Em relação à concordância nominal, assinale a alternativa correta.
É proibida a saída antes de a sessão acabar.
Os enfermeiros deveriam se orgulhar mesmos do trabalho realizado.
A prefeitura oferece aparelhos e assistência precárias.
Em alguns casos, é necessária tolerância.
Em relação à regência verbal e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.
A palestrante precisou a hora de sua chegada ao evento.
Não se esquecia dos amigos nem da família; era um exemplo de mulher.
Pelos serviços prestados, nós pagamos o vigilante e a faxineira.
Presidiram ao júri duas mulheres e três homens.
Visávamos a um pouco de sossego com essa viagem.
Em relação à acentuação, assinale a alternativa correta.
A mulher denunciou o marido alcóolatra que a espancava.
A idosa que caiu no trem não estava se segurando no baláustre.
O menino estava avído por chegar ao parque de diversões.
Todos ficaram estupefatos diante de tantos vitupérios.
O homem foi detido devido à pesca ilegal de pacús.
Considerando os aspectos verbais, assinale a alternativa em que o termo destacado não faz relação com tempo e modo verbais.
Os alunos estudaram para a avaliação de matemática. (o verbo está no pretérito perfeito do modo indicativo cuja ação foi finalizada).
Se alunos tivessem chegado na hora, poderiam fazer o simulado. (o verbo está no pretérito mais que perfeito do modo subjuntivo, traduzindo um processo concluído).
É provável que o professor adie o dia da prova. (o verbo está no presente do subjuntivo e apresenta um aspecto impreciso).
As crianças do Ensino Fundamental I ensaiaram para a apresentação do Natal. (o verbo está no pretérito imperfeito do modo indicativo cujo aspecto é durativo).
De acordo com a morfossintaxe, assinale a alternativa em que o verbo destacado possui a mesma função que em Realmente. Um determinado número de faltas era suficiente para repetir.
Após a aprovação no vestibular, a candidata andava muito contente.
Os encarregados pelo seminário fizeram uma ótima apresentação.
Compraram muitas prendas para Festa Junina.
Durante o campeonato regional de atletismo, a torcida gritava euforicamente.
As orações coordenadas são sintaticamente independentes, mas semanticamente dependentes, pois suas estruturas, interligadas de alguma forma, unem-se para transmitir uma ideia. Considerando essas informações, assinale a alternativa em que a oração destacada seja coordenada explicativa.
Vencemos o concurso de redação; vamos, pois, comemorar.
Preciso terminar logo as tarefas porque o prazo de entrega é curto.
Entre, que quero mostrar-lhe alguns livros.
Ovacionaram, porque a palestra havia sido brilhante, o palestrante.
As orações subordinadas exercem função sintática dentro da principal, como as presentes em Depois de passar a tarde na Unicamp, a delegação voltará a São Paulo para visitar o Hospital A. C. Camargo. Além disso, as orações podem ser desenvolvidas ou reduzidas. Considerando as informações e o trecho dados, assinale a alternativa cuja estrutura apresenta, respectivamente, orações com as mesmas funções.
Ao rever os antigos colegas de classe, agendou alguns programas com eles a fim de recuperar o tempo perdido.
À medida que envelheço, presto menos atenção ao que as pessoas dizem; simplesmente observo o que fazem.
Embora também houvesse alunos de outras instituições, os alunos da casa formavam o maior contingente.
Como eram poucas as matrículas para o curso de redação da manhã, muitos alunos aceitaram a transferência de turno para que o semestre fosse concluído.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa correta.
Voltou para casa, pois havia esquecido do guarda-chuva.
Nunca atendia o pai, quando este necessitava de algo.
Na metrópole, aspirava a um ar extremamente poluído.
Todos assistiram, eufóricos, ao jogo da seleção.
A coordenação entre as orações se dá de forma adequada quando o mecanismo de coesão recorrencial é respeitado, ou seja, as orações coordenadas precisam ser de mesma natureza e função e possuírem a mesma estrutura sintático-gramatical. Considerando essas informações, assinale a alternativa cujo paralelismo de função não apresenta a mesma estrutura sintático-gramatical.
A educação por meio da informática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Está redefinindo a forma de ensinar não somente das escolas particulares, mas também das públicas.
O estudo da educação ambiental não só aumentou nos grandes centros urbanos, mas também no interior.
Jakobson, com sua teoria das funções da linguagem, conseguiu criar modelo de comunicação e desenvolver conceitos de fonologia.
Quando o Ministro da Educação viajou para Londres, seu secretário transformou-se num importante substituto e que era um brilhante comunicador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...