Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa cuja retirada da crase torna a oração incorreta ou causa prejuízo de sentido.

  • A.

    Entregou os papéis à sua supervisora.

  • B.

    Falei à Lúcia que não iria.

  • C.

    Fiz alusão à minha amiga.

  • D.

    À medida que caminhava, ficava mais cansado.

Em relação à concordância nominal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É proibida a saída antes de a sessão acabar.

  • B.

    Os enfermeiros deveriam se orgulhar mesmos do trabalho realizado.

  • C.

    A prefeitura oferece aparelhos e assistência precárias.

  • D.

    Em alguns casos, é necessária tolerância.

Em relação à regência verbal e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A palestrante precisou a hora de sua chegada ao evento.

  • B.

    Não se esquecia dos amigos nem da família; era um exemplo de mulher.

  • C.

    Pelos serviços prestados, nós pagamos o vigilante e a faxineira.

  • D.

    Presidiram ao júri duas mulheres e três homens.

  • E.

    Visávamos a um pouco de sossego com essa viagem.

Em relação à acentuação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A mulher denunciou o marido alcóolatra que a espancava.

  • B.

    A idosa que caiu no trem não estava se segurando no baláustre.

  • C.

    O menino estava avído por chegar ao parque de diversões.

  • D.

    Todos ficaram estupefatos diante de tantos vitupérios.

  • E.

    O homem foi detido devido à pesca ilegal de pacús.

Considerando os aspectos verbais, assinale a alternativa em que o termo destacado não faz relação com tempo e modo verbais.

  • A.

    Os alunos estudaram para a avaliação de matemática. (o verbo está no pretérito perfeito do modo indicativo cuja ação foi finalizada).

  • B.

    Se alunos tivessem chegado na hora, poderiam fazer o simulado. (o verbo está no pretérito mais que perfeito do modo subjuntivo, traduzindo um processo concluído).

  • C.

    É provável que o professor adie o dia da prova. (o verbo está no presente do subjuntivo e apresenta um aspecto impreciso).

  • D.

    As crianças do Ensino Fundamental I ensaiaram para a apresentação do Natal. (o verbo está no pretérito imperfeito do modo indicativo cujo aspecto é durativo).

De acordo com a morfossintaxe, assinale a alternativa em que o verbo destacado possui a mesma função que em “Realmente. Um determinado número de faltas era suficiente para repetir”.

  • A.

    Após a aprovação no vestibular, a candidata andava muito contente.

  • B.

    Os encarregados pelo seminário fizeram uma ótima apresentação.

  • C.

    Compraram muitas prendas para Festa Junina.

  • D.

    Durante o campeonato regional de atletismo, a torcida gritava euforicamente.

As orações coordenadas são sintaticamente independentes, mas semanticamente dependentes, pois suas estruturas, interligadas de alguma forma, unem-se para transmitir uma ideia. Considerando essas informações, assinale a alternativa em que a oração destacada seja coordenada explicativa.

  • A.

    Vencemos o concurso de redação; vamos, pois, comemorar.

  • B.

    Preciso terminar logo as tarefas porque o prazo de entrega é curto.

  • C.

    Entre, que quero mostrar-lhe alguns livros.

  • D.

    Ovacionaram, porque a palestra havia sido brilhante, o palestrante.

As orações subordinadas exercem função sintática dentro da principal, como as presentes em “Depois de passar a tarde na Unicamp, a delegação voltará a São Paulo para visitar o Hospital A. C. Camargo”. Além disso, as orações podem ser desenvolvidas ou reduzidas. Considerando as informações e o trecho dados, assinale a alternativa cuja estrutura apresenta, respectivamente, orações com as mesmas funções.

  • A.

    Ao rever os antigos colegas de classe, agendou alguns programas com eles a fim de recuperar o tempo perdido.

  • B.

    À medida que envelheço, presto menos atenção ao que as pessoas dizem; simplesmente observo o que fazem.

  • C.

    Embora também houvesse alunos de outras instituições, os alunos da casa formavam o maior contingente.

  • D.

    Como eram poucas as matrículas para o curso de redação da manhã, muitos alunos aceitaram a transferência de turno para que o semestre fosse concluído.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Voltou para casa, pois havia esquecido do guarda-chuva.

  • B.

    Nunca atendia o pai, quando este necessitava de algo.

  • C.

    Na metrópole, aspirava a um ar extremamente poluído.

  • D.

    Todos assistiram, eufóricos, ao jogo da seleção.

A coordenação entre as orações se dá de forma adequada quando o mecanismo de coesão recorrencial é respeitado, ou seja, as orações coordenadas precisam ser de mesma natureza e função e possuírem a mesma estrutura sintático-gramatical. Considerando essas informações, assinale a alternativa cujo paralelismo de função não apresenta a mesma estrutura sintático-gramatical.

  • A.

    A educação por meio da informática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Está redefinindo a forma de ensinar não somente das escolas particulares, mas também das públicas.

  • B.

    O estudo da educação ambiental não só aumentou nos grandes centros urbanos, mas também no interior.

  • C.

    Jakobson, com sua teoria das funções da linguagem, conseguiu criar modelo de comunicação e desenvolver conceitos de fonologia.

  • D.

    Quando o Ministro da Educação viajou para Londres, seu secretário transformou-se num importante substituto e que era um brilhante comunicador.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...