Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao primeiro parágrafo.

  • A.

    No trecho: “Não se tratava somente da hierarquização das aulas a partir do valor que se lhes atribuía”, as duas ocorrências da palavra “se” não têm a mesma classificação, e o verbo “atribuir” é transitivo direto e indireto.

  • B.

    A oração adjetiva “que preparariam as elites para os cursos superiores” teve a forma verbal destacada flexionada na terceira pessoa do plural porque o pronome relativo e refere-se ao antecedente “disciplinas mais ‘nobres’”.

  • C.

    No trecho: “era o tamanho da localidade onde fosse sediada a aula, uma vez que nas cidades onde houvesse maior população” a primeira ocorrência do termo destacado não pode ser substituída por “em que”, ao contrário da segunda.

  • D.

    No trecho: “haveria naturalmente maior número de alunos, sendo o trabalho do mestre maior”, a oração destacada pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “quando o trabalho do mestre fosse maior”.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta em relação à ocorrência de crase.

  • A.

    Os senhores saíram à francesa, pois estavam intimidados com suas esposas que calçavam sapatos à Luis XV.

  • B.

    Quando se referiam àquele lugar, sentiam o coração palpitar.

  • C.

    A professora aposentada, quando necessário, fazia às vezes da coordenadora.

  • D.

    No final do ano, os alunos do Ensino Médio irão à Feira de Profissões.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta quanto ao quarto e ao quinto parágrafos.

  • A.

    No trecho: “Em que pese a informalidade do mercado”, do quarto parágrafo, a expressão destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por “Graças à”.

  • B.

    No trecho: “o tutor terá de se resignar ao estilo de vida próprio dos adolescentes abastados”, do quarto parágrafo, a forma verbal destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por “se aferrar”.

  • C.

    Um ajuste gramatical necessário ao período inicial do quinto parágrafo, “recato e à discrição que deverão presidir as atividades do tutor” é a anteposição da preposição “com” ao pronome sublinhado, para respeitar a regência do verbo “presidir”.

  • D.

    Na oração: “ele terá de se comportar segundo uma espécie de autoridade tímida”, é permitida a colocação do pronome destacado depois da forma verbal no infinitivo.

No que diz respeito ao uso do acento grave e ao significado das palavras, assinale a alternativa em que o trecho do texto foi modificado sem que tenha ocorrido erro gramatical ou alteração de sentido.

  • A.

    Trecho do quarto parágrafo: “desde aquelas que visam a espíritos livres”; alteração proposta: “desde aquelas que visam à espíritos livres”.

  • B.

    Trecho do quarto parágrafo: “passando pelas voltadas a mentes ágeis”; alteração proposta: “passando pelas voltadas às mentes ágeis”.

  • C.

    Trecho do quarto parágrafo: “até as fomentadoras de corpos ativos”; alteração proposta: “até à fomentadoras de corpos ativos”.

  • D.

    Trecho do último parágrafo: “Tais práticas findam por cumprir o papel exatamente oposto ao que delas se poderia esperar”; alteração proposta: “Tais práticas findam por cumprir a função exatamente oposta à que delas se poderia esperar”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito do terceiro parágrafo.

  • A.

    No período: “Caso o profissional logre ‘fidelizar’ o cliente, terá emprego garantido por vários anos”, o verbo “lograr” destacado assume o sentido de “enganar”.

  • B.

    No período: “Caso o profissional logre ‘fidelizar’ o cliente”, o termo destacado é exemplo da linguagem comercial que o autor do texto adota ironicamente.

  • C.

    No período: “ para professores aposentados”, o termo destacado estabelece o nexo lógico-semântico de tempo.

  • D.

    Na oração: “embora não conte com nenhum direito trabalhista”, a substituição do termo destacado por “posto que” implicaria alteração de sentido.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A paciente não obedeceu as orientações do médico.

  • B.

    Ela se simpatizou com o enfermeiro, desde o momento em que o vi.

  • C.

    Chegamos na consulta atrasados.

  • D.

    Pediu-lhe que perdoasse aos seus colegas.

Em todas as alternativas abaixo, a palavra “que” tem a mesma classe gramatical, exceto em uma. Assinale-a.

  • A.

    “De todas as expectativas que se conferem ao trabalho escolar atualmente” (1º parágrafo).

  • B.

    “o fato é que elas têm redundado num saldo pífio” (2º parágrafo).

  • C.

    “o papel exatamente oposto ao que delas se poderia esperar” (último parágrafo).

  • D.

    “o estado de penúria ético-política em que se encontra a educação brasileira” (último parágrafo).

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao valor semântico dos sufixos e aos processos de formação de palavras.

  • A. “constrangimento” (1º parágrafo), “oficialismo” (2º parágrafo) e “espontaneístas” (3º parágrafo) são vocábulos da mesma classe gramatical, formados pelo mesmo processo.
  • B.

    No 3º parágrafo, os vocábulos “autoajuda” e “autoestima”, apesar de formados pelo mesmo processo, são vocábulos de classe gramatical distinta.

  • C.

    Apesar de seus processos de formação serem diferentes, os vocábulos “devastação”, “colaboração” (1º parágrafo) e “aposta” (2º parágrafo) são substantivos abstratos indicadores de ação.

  • D.

    É correto o plural do substantivo composto “bate-papos” (4º parágrafo), mas “penúria ético-política”, do último parágrafo, deveria ter sido redigido da seguinte maneira: ““penúria ética-política”.

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas, mantendo a coerência argumentativa e seguindo a norma-padrão.

“Sem memória, não há história. Poder _____________ de algo que não se encontra mais, enumerar, nomear, contar ______ simplesmente _____________.”

  • A.

    nos lembrarmos/ são/ maravilhosos

  • B.

    lembrar-se/ são/ maravilhosos

  • C.

    lembrar/ é/ maravilhoso

  • D.

    lembrar-se/ é/ maravilhoso

Considerando o trecho “De um pensamento estratégico dentro do governo é o que precisava para pensar esse assunto em longo prazo”, assinale a alternativa que apresenta o mesmo recurso estilístico utilizado no trecho citado.

  • A.

    Os pátios lacônicos olhavam as crianças.

  • B.

    Da lua os claros raios rutilavam.

  • C.

    Havia necessidade de um teto para a família desabrigada.

  • D.

    As casas são pobres e os homens pobres, e muitos são parados e doentes e indolentes.

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