Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao primeiro parágrafo.
No trecho: Não se tratava somente da hierarquização das aulas a partir do valor que se lhes atribuía, as duas ocorrências da palavra se não têm a mesma classificação, e o verbo atribuir é transitivo direto e indireto.
A oração adjetiva que preparariam as elites para os cursos superiores teve a forma verbal destacada flexionada na terceira pessoa do plural porque o pronome relativo e refere-se ao antecedente disciplinas mais nobres.
No trecho: era o tamanho da localidade onde fosse sediada a aula, uma vez que nas cidades onde houvesse maior população a primeira ocorrência do termo destacado não pode ser substituída por em que, ao contrário da segunda.
No trecho: haveria naturalmente maior número de alunos, sendo o trabalho do mestre maior, a oração destacada pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: quando o trabalho do mestre fosse maior.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta em relação à ocorrência de crase.
Os senhores saíram à francesa, pois estavam intimidados com suas esposas que calçavam sapatos à Luis XV.
Quando se referiam àquele lugar, sentiam o coração palpitar.
A professora aposentada, quando necessário, fazia às vezes da coordenadora.
No final do ano, os alunos do Ensino Médio irão à Feira de Profissões.
Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta quanto ao quarto e ao quinto parágrafos.
No trecho: Em que pese a informalidade do mercado, do quarto parágrafo, a expressão destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por Graças à.
No trecho: o tutor terá de se resignar ao estilo de vida próprio dos adolescentes abastados, do quarto parágrafo, a forma verbal destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por se aferrar.
Um ajuste gramatical necessário ao período inicial do quinto parágrafo, recato e à discrição que deverão presidir as atividades do tutor é a anteposição da preposição com ao pronome sublinhado, para respeitar a regência do verbo presidir.
Na oração: ele terá de se comportar segundo uma espécie de autoridade tímida, é permitida a colocação do pronome destacado depois da forma verbal no infinitivo.
No que diz respeito ao uso do acento grave e ao significado das palavras, assinale a alternativa em que o trecho do texto foi modificado sem que tenha ocorrido erro gramatical ou alteração de sentido.
Trecho do quarto parágrafo: desde aquelas que visam a espíritos livres; alteração proposta: desde aquelas que visam à espíritos livres.
Trecho do quarto parágrafo: passando pelas voltadas a mentes ágeis; alteração proposta: passando pelas voltadas às mentes ágeis.
Trecho do quarto parágrafo: até as fomentadoras de corpos ativos; alteração proposta: até à fomentadoras de corpos ativos.
Trecho do último parágrafo: Tais práticas findam por cumprir o papel exatamente oposto ao que delas se poderia esperar; alteração proposta: Tais práticas findam por cumprir a função exatamente oposta à que delas se poderia esperar.
Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito do terceiro parágrafo.
No período: Caso o profissional logre fidelizar o cliente, terá emprego garantido por vários anos, o verbo lograr destacado assume o sentido de enganar.
No período: Caso o profissional logre fidelizar o cliente, o termo destacado é exemplo da linguagem comercial que o autor do texto adota ironicamente.
No período: Já para professores aposentados, o termo destacado estabelece o nexo lógico-semântico de tempo.
Na oração: embora não conte com nenhum direito trabalhista, a substituição do termo destacado por posto que implicaria alteração de sentido.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa correta.
A paciente não obedeceu as orientações do médico.
Ela se simpatizou com o enfermeiro, desde o momento em que o vi.
Chegamos na consulta atrasados.
Pediu-lhe que perdoasse aos seus colegas.
Em todas as alternativas abaixo, a palavra que tem a mesma classe gramatical, exceto em uma. Assinale-a.
De todas as expectativas que se conferem ao trabalho escolar atualmente (1º parágrafo).
o fato é que elas têm redundado num saldo pífio (2º parágrafo).
o papel exatamente oposto ao que delas se poderia esperar (último parágrafo).
o estado de penúria ético-política em que se encontra a educação brasileira (último parágrafo).
Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao valor semântico dos sufixos e aos processos de formação de palavras.
No 3º parágrafo, os vocábulos autoajuda e autoestima, apesar de formados pelo mesmo processo, são vocábulos de classe gramatical distinta.
Apesar de seus processos de formação serem diferentes, os vocábulos devastação, colaboração (1º parágrafo) e aposta (2º parágrafo) são substantivos abstratos indicadores de ação.
É correto o plural do substantivo composto bate-papos (4º parágrafo), mas penúria ético-política, do último parágrafo, deveria ter sido redigido da seguinte maneira: penúria ética-política.
Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas, mantendo a coerência argumentativa e seguindo a norma-padrão.
Sem memória, não há história. Poder _____________ de algo que não se encontra mais, enumerar, nomear, contar ______ simplesmente _____________.nos lembrarmos/ são/ maravilhosos
lembrar-se/ são/ maravilhosos
lembrar/ é/ maravilhoso
lembrar-se/ é/ maravilhoso
Considerando o trecho De um pensamento estratégico dentro do governo é o que precisava para pensar esse assunto em longo prazo, assinale a alternativa que apresenta o mesmo recurso estilístico utilizado no trecho citado.
Os pátios lacônicos olhavam as crianças.
Da lua os claros raios rutilavam.
Havia necessidade de um teto para a família desabrigada.
As casas são pobres e os homens pobres, e muitos são parados e doentes e indolentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...