Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    de/ da/ por/ para/ quê

  • B.

    por/ de/ para/ da/ qual

  • C.

    de/ para/ pelo/ de/ que

  • D.

    por/ da/ pelo/ da/ que

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância verbal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os médicos e o residente deixou a sala de cirurgia.

  • B.

    Mais de um enfermeiro se ofendeu com a acusação do Conselho.

  • C.

    Pouco comentou o paciente sobre as dores que sentia.

  • D.

    Aproximadamente 15% dos investimentos do Ministério da Saúde deverão ser aplicados em novos postos de atendimento.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância verbal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Manipularam-se o resultado dos exames médicos.

  • B.

    As gavetas foram arrumadas pela manhã.

  • C.

    Vende-se casas para veraneio.

  • D.

    Precisam-se de marceneiros.

Considerando a morfossintaxe, assinale a alternativa em que as palavras destacadas apresentam o mesmo valor das frases “A especialista no uso das tecnologias da educação ressalta, entretanto, que essa transição da escola analógica (...)”; “Quando o educador começa a trabalhar esses projetos, chega um momento em que o sistema não reconhece o que ele está fazendo”.

  • A.

    Alguns educadores ainda acham que o desenvolvimento dos alunos depende, única e exclusivamente, da nota das avaliações que, dependendo do valor, pode desestimular o jovem discente. Entretanto, a grande maioria considera que diversificar o método usado para avaliar possibilita melhores resultados.

  • B.

    A leitura de livros paradidáticos, que ajudam a ampliar o conhecimento, também pode mostrar que os jovens, quando estimulados de forma correta, não largam esse instrumento. O contato, desde a infância, com ele é que poderá fazer diferença na formação do aluno.

  • C.

    São referências de qualidade elaboradas pelo Governo Federal os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que estruturam e reestruturam os currículos escolares de todo o Brasil, obrigatórios para as escolas públicas e opcionais para as particulares. Os PCN começaram a ser definidos levando-se em consideração a extensão territorial e cultural do país, em que há diferentes realidades regionais. Outra questão que as diretrizes procuraram estimular nas últimas edições foi a atualização profissional de professores, coordenadores e diretores.

  • D.

    Gilberto Freire afirma que para ensinar é preciso ter segurança daquilo que se faz e para que se faz, gerando competência profissional, pois com a falta dela o professor teria que, provavelmente, justificar dúvidas sobre sua autoridade.

Leia o trecho abaixo para responder à questão 6.

Mesmo que tivesse pesquisado sobre o assunto, não seria poupado de refazer o trabalho.

Assinale a alternativa em que o termo destacado apresenta o mesmo tempo verbal do termo em destaque no trecho acima.

  • A.

    Espero que tenha ido ao teatro mesmo sem companhia.

  • B.

    Quando houver concluído o mestrado, viajará para a Europa.

  • C.

    As palestras tinham recebido mais participantes do que o esperado.

  • D.

    Se houvessem estudado, teriam conquistado um ótimo resultado.

Em relação ao texto e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O trecho “A expressão de quem chegou à terrível conclusão de que Herodes talvez tivesse razão.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico: “A expressão de quem chegou a terrível conclusão de que Herodes talvez tivesse razão.”.
  • B. O trecho “Você reconhece quem teve uma festa de criança em casa no dia anterior.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico: “Você reconhece que teve uma festa de criança em casa no dia anterior.”.
  • C. O trecho “Que respiração ofegante o senhor tem!” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Que respiração ofegante o senhor têm!”.
  • D. O trecho “Foi de tanto me controlar para não esgoelar ninguém!” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Foi de tanto controlar-me para não esgoelar ninguém!”.
  • E. O trecho “Já é noite, mas a festa ainda não acabou.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Já é noite, mais a festa ainda não acabou.”.

Em relação ao texto e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O trecho “Vamos mandar eles brincarem no meio da rua.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Vamos mandá-los brincarem no meio da rua.”.
  • B. O trecho “Será que não alimentam ele em casa?” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Será que não o alimentam em casa?”.
  • C. O trecho “E o outro, o que está pulando de cima da mesa?” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja alteração de sentido ou prejuízo semântico: “E o outro, o que está pulando em cima da mesa?”.
  • D. O trecho “Não seja malvado.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja alteração de sentido ou prejuízo semântico: “Não seja mal.”.
  • E. O trecho “sugere o pai, sob um olhar de reprimenda da mãe.”, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja alteração de sentido ou prejuízo semântico: “sugere o pai, sobre um olhar de reprimenda da mãe.”.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta um sinônimo da palavra destacada. “

(...) sob um olhar de reprimenda da mãe.”

  • A. Repulsa.
  • B. Acinte.
  • C. Respaldo.
  • D. Reverberação.
  • E. Advertência.

Em relação ao texto e de acordo com a pontuação e a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O trecho “Você reconhece quem teve uma festa de criança em casa no dia anterior.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Você reconhece, quem teve uma festa de criança em casa, no dia anterior.”.
  • B. O trecho “O pai e a mãe estão atirados num sofá, um para cada lado. Semiconscientes.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “O pai e a mãe estão atirados num sofá, um para cada lado, semiconscientes.”.
  • C. O trecho “Ela foi a única que conseguiu montar no Atlas.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Ela foi a única, que conseguiu montar no Atlas.”
  • D. O trecho “Você também gosta de fazer festa no seu aniversário.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Você também gosta de fazer festa no seu aniversário?”.
  • E. O trecho “Tem mais cachorro, quente?” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico ou alteração de sentido: “Tem mais cachorro-quente?”.

Em relação ao emprego dos pronomes, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ana buscou sua mãe para levar ela ao médico, pois ela estava passando mal.

  • B.

    Não vi ela sair da escola mais cedo ontem.

  • C.

    A igreja está em ruínas e os fiéis, sob o argumento de que ela faz parte da história da cidade, reivindicam que a prefeitura a reforme.

  • D.

    O menino pediu o carrinho de André emprestado, mas devolveu ele todo estragado para o André.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...