Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que apresenta todas as três propostas de preenchimento das lacunas do texto inteiramente corretas, do ponto de vista semântico e morfossintático.

  • A.

    que assistiram ao mesmo

    que assistiram a ele

     a que lhe assistiram

  • B.

    talqualmente o juiz

    (como o juiz),

    – da mesma forma que o juiz –

  • C.

    (ou o historiador ou, enfi m, quem quer que deve)

    (ou o historiador, ou, enfi m, quem quer que deva)

    – ou o historiador ou enfi m – quem quer que deva

  • D.

    de que as coisas tenham-se passado

    de as coisas terem se passado

    de as coisas se terem passado

  • E.

    diversa àquela a que suas conclusões o levaram.

    discordante com aquela a qual suas conclusões o conduziram.

    distinta da que suas conclusões lhe fizeram chegar.

Assinale o trecho de relatório contábil que se apresenta inteiramente correto quanto ao emprego do padrão formal escrito da língua portuguesa.

  • A. A crédito desta conta vem sendo contabilizada mensalmente a importância de R$10.628,75. Indagamos ao setor contábil sobre os referidos valores, que ao longo do ano soma-se mais de cem mil reais. No entanto, não nos foi fornecida nenhuma explicação.
  • B. Alertamos que, a falta de controles internos e da conciliação contábil da conta podem propiciar fraudes e desvios de valores, pois funcionários que têm conhecimento do fato podem utilizá-lo para fi ns de desfalques.
  • C. Alertamos que empréstimos feitos a funcionários não fi rmados mediante contrato, e sem cláusula de cobrança de encargos fi nanceiros, poderão ser considerados pelo fi sco como adiantamentos salariais e tributados na fonte, na ocasião da liberação dos recursos.
  • D. Recomendamos ampliar as atenções sobre os adiantamentos pendentes de longa data, haja visto, que, desta forma, eles se caracterizam como empréstimo, sendo necessário, daqui por diante, a elaboração de contratos com previsão de cobrança de encargos fi nanceiros.
  • E. Entre as adições ao ativo fi xo da companhia, persiste situação comentada em nosso relatório anterior onde se constatou valores que se caracterizam como despesa operacional invez de custo de aquisição ou desenvolvimento de bens permanentes.

Assinale o segmento de texto que foi transcrito com total correção gramatical.

  • A. Na administração do Estado, em seus vários níveis, está presente o destino que se dão aos impostos, que nada mais é do que bens privados transferidos obrigatoriamente para a esfera estatal.
  • B. Logo, é normal que se coloque questões atinentes à moralidade na gestão desses recursos, que devem – ou deveriam – estar destinados à melhoria das condições de vida dos cidadãos.
  • C. Espetáculos de imoralidade de parte dos políticos e de seus partidos são percebidos como desvios de recursos privados, que tiveram destinação eticamente indevida.
  • D. Não surpreende de que, em pesquisas de opinião sobre prefeitos, a honestidade, o ter palavra, o cumprir promessas tenha surgido como qualidades requeridas do homem público.
  • E. Ter princípios são considerados essenciais. Política sem valores equivale a um cheque em branco dado a governantes e parlamentares no uso dos recursos públicos.

Marque o trecho com pontuação correta.

  • A. Com efeito pareceu, a Nabuco, que carecendo o Brasil, como os demais países do continente, de um desenho institucional capaz de lhe conferir a consistência que ele, ainda, não podia extrair de sua invertebrada sociedade havia sido a Monarquia, que permitira a construção do Estado de direito no Brasil.
  • B. Com efeito pareceu a Nabuco que carecendo o Brasil (como os demais países do continente), de um desenho institucional capaz de lhe conferir a consistência, que ele ainda não podia extrair de sua invertebrada sociedade, havia sido a Monarquia que permitira a construção do Estado de direito no Brasil.
  • C. Com efeito, pareceu a Nabuco que, carecendo o Brasil, como os demais países do continente, de um desenho institucional capaz de lhe conferir a consistência que ele ainda não podia extrair de sua invertebrada sociedade, havia sido a Monarquia que permitira a construção do Estado de direito no Brasil.
  • D. Com efeito, pareceu a Nabuco, que carecendo o Brasil, como os demais países do continente, de um desenho institucional, capaz de lhe conferir a consistência, que ele ainda não podia extrair de sua invertebrada sociedade, havia sido a Monarquia, que permitira a construção do Estado de direito no Brasil.
  • E. Com efeito: pareceu a Nabuco que, carecendo o Brasil – como os demais países do continente – de um desenho institucional, capaz de lhe conferir a consistência, que ele ainda não podia extrair de sua invertebrada sociedade havia sido a Monarquia, que permitira a construção do Estado de direito no Brasil.

Assinale a opção em que a substituição sugerida desrespeita as exigências da norma padrão da língua portuguesa.

  • A.

    “foi marcado”(l.7 e 8) por se marcou

  • B.

    “fora desencadeada”(l.16) por desencadeara-se

  • C.

    “foram arrastadas”(l.20) por arrastaram-se

  • D.

    “se multiplicaram”(l.38 e 39) por multiplicara-se

  • E.

    "se ajuste"(l.42) por seja ajustada

Preserva-se a coerência entre as ideias do texto I, bem como sua correção gramatical, ao fazer a seguinte substituição nos verbos:

  • A.

    pensaria-se em lugar de “se pode pensar”(l.5)

  • B.

    diminua em lugar de “diminuísse”(l.6)

  • C.

    aumentaria em lugar de“aumenta”(l.7)

  • D.

    oferecer em lugar de “prover”(l.10)

  • E.

    Devemos em lugar de “Temos”(l.11)

Assinale a interpretação da oração “Talvez não seja assim.” (ℓ.11) que respeita as relações semânticas entre as ideias do texto e mantém a coerência entre os argumentos.

  • A.

    A relação entre formatos sociais e os excelentes índices de educação é questionável.

  • B.

    A vida em um país nórdico nem sempre faz refletir sobre a relação entre igualdade e liberdade.

  • C.

    Não é comum que serviços públicos voltados para melhorar a vida do cidadão caracterizem países nórdicos.

  • D.

    Nem sempre uma sociedade igualitária tem como consequência a formação de seres humanos plenos e sociedades transformadoras.

  • E.

    O hábito da desigualdade pode impedir uma reflexão mais profunda sobre os valores de uma sociedade igualitária.

Assinale a expressão verbal que indica, no texto, uma ação continuada, ainda acontecendo.

  • A.

    “irá diminuir”(l.3)

  • B.

    “pedindo-se”(l.8)

  • C.

    “vem tendo”(l.11)

  • D.

    “tem de ser”(l.14 e 15)

  • E.

    “está aquecida”(l.17)

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...