Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção em que a expressão retirada do texto foi empregada em sentido denotativo.

  • A. “a religião norte-americana do automóvel e do desprezo pelo transporte público” (l.3,4 e 5)
  • B. “toda a mitologia da liberdade de mercado e da sociedade de consumo” (l.5 e 6)
  • C. “de braços abertos” (l.7)
  • D. "no sul, apenas uma de cada cem pessoas tem carro próprio” (l.11,12 e 13)
  • E. “Gula e jejum do cardápio ambiental” (l.13)

Assinale a opção que, ao substituir elemento destacado no texto, acarreta erro gramatical.

  • A. “vem tomando” (l.2) > tem tomado
  • B. “vinham divulgando”(l.9) > tem divulgado
  • C. “permitirá identificar” (l.13) > vai permitir que se identifiquem
  • D. “prejudicando com isso” (l.19) > o que tem prejudicado
  • E. “Contribuindo” (l.21) > Ao contribuir

Em relação às estruturas do texto, assinale a opção incorreta.

  • A. O termo “Para que” (l.1) confere ao período em que ocorre a ideia de finalidade.
  • B. O emprego do modo subjuntivo em “inclua” (l.2) justifica-se por se tratar de uma oração subordinada que apresenta um fato hipotético ou provável.
  • C. A expressão “numa corda bamba” (l.13) tem significação conotativa e confere um tom de informalidade ao texto.
  • D. A expressão “aos que buscam a proteção dos planos de saúde” (l.16) tem, no período, a função de objeto direto.
  • E. As expressões “novas tecnologias na área da medicina”(l.17 e 18), “os novos procedimentos”(l.18 e 19), “desses procedimentos” (l.21) formam uma cadeia coesiva que retoma a ideia inicial de “as tecnologias, os tratamentos e os equipamentos que entraram em uso recentemente”(l.2,3 e 4).

Assinale a opção segundo a qual provoca-se incoerência entre os argumentos e/ou incorreção gramatical ao fazer a alteração sugerida na pontuação do texto.

  • A.

    Reescrever o final do primeiro período do texto, na linha 3, como: [...] uma sociedade; isso é fato.

  • B.

    Isolar por vírgulas a expressão “no decorrer dos anos”(ℓ.7).

  • C.

    Substituir a conjuncao em "Pense que essa estrategia"(l.14) pelo sinal de dois pontos, escrevendo: Pense: essa estrategia.

  • D.

    Substituir a vírgula depois de “Pior”(ℓ.10) pelo sinal de dois pontos.

  • E.

    Inserir um travessao antes de "ou com uma fonte"(l.17).

Em relação aos elementos do texto, assinale a opção correta.

  • A. O nome próprio “Jean-Claude Trichet” está entre vírgulas por tratar-se de um vocativo.
  • B. Mantém-se a correção gramatical do período e as informações originais ao se substituir “embora” (l.7) por qualquer um dos seguintes termos: conquanto, se bem que, apesar de que, contanto que, consoante.
  • C. A preposição para em “para depois atingir” (l.9 e 10) tem a mesma função significativa que nas ocorrências “para salvar o sistema bancário”(l.12) e “para dar um impulso ”( l.13).
  • D. A substituição de “se traduziu” (l.13) por foi traduzido prejudica a correção gramatical do período.
  • E. A palavra “acusando” (l.15) está sendo empregada com a acepção de indicando, mostrando, revelando.

Com base na norma gramatical da língua escrita, analise as propostas de alteração do texto abaixo e, a seguir, assinale a opção incorreta.

  • A. No trecho “à concentração de poder e ao declínio da liberdade individual” (l.1 e 2), substituir “à” por “a” e suprimir “ao”.
  • B. Substituir o trecho “tornando possível imaginar” (l.4 e 5) por “no qual possibilita imaginarem-se”.
  • C. Substituir o segmento “um mundo de homens livres que conseguirão” (l.5) por “um mundo cujos homens livres conquistarão”.
  • D. Na linha 9, inserir o adjetivo “industrial” após o substantivo “civilização”.
  • E. Substituir o segmento “para desafiar” (l.9) por “para que se desafiem”.

Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

  • A. Mantém-se a correção gramatical do período substituindo-se os travessões (l.3 e 5) por parênteses.
  • B. A expressão “país mais pobre do Ocidente” (l.8) é elemento de uma cadeia de coesão textual, pois retoma os antecedentes “país devastado” (l.6) e “Haiti” (l.1).
  • C. Pelos sentidos do texto, o sujeito de “entrou em colapso” (l.15) é o antecedente “sua população” (l.13).
  • D. As vírgulas após “porto” (l.16) e “água” (l.17) têm a mesma justificativa gramatical.
  • E. Mantém-se a correção gramatical do período substituindo-se o termo “iniciaram-se” (l.18) pela expressão foram iniciados.

Em relação ao emprego de vírgulas no texto abaixo, assinale a justi cativa correta.

  • A. (1) A vírgula isola oração subordinada adverbial comparativa anteposta à principal.
  • B. (2) As vírgulas isolam aposto explicativo.
  • C. (3) As vírgulas isolam elementos de mesma função gramatical componentes de enumeração.
  • D. (4) A vírgula isola oração subordinada adjetiva restritiva anteposta à principal.
  • E. (5) As vírgulas isolam adjunto adverbial de tempo intercalado na oração principal.

O texto a seguir foi transcrito com erros. Assinale o único trecho que atende plenamente às prescrições gramaticais.

  • A. Constroe-se o espaço social de tal modo que os agentes ou grupos são aí distribuídos em razão de sua posição nas distribuições estatísticas de acordo com os dois princípios de diferenciação que, em sociedades mais desenvolvidas, são sem dúvida, os mais e eficientes: o capital econômico e o capital cultural.
  • B. Na dimensão mais importante, os detentores de um grande volume de capital global, como empresários, membros de profissões liberais e professores universitários, opõe-se globalmente aqueles menos providos de capital econômico e de capital cultural, como os operários não qualificados.
  • C. Na perspectiva em que se considere o peso relativo do capital econômico e do capital cultural no patrimonio dos agentes sociais, os professores – relativamente mais ricos em capital cultural que em capital econômico –, estão em oposição, nitidamente, aos empresários – relativamente mais ricos em capital econômico que em capital cultural.
  • D. O espaço de posições sociais traduz-se em um espaço de tomada de posição, pela intermediação do espaço de disposições. Em outras palavras, ao sistema de separações diferenciais que de nem as posições nos dois sistemas principais do espaço social corresponde um sistema de separações diferenciais nas propriedades dos agentes sociais.
  • E. À cada classe de posições correspondem uma classe habitus (ou de gostos) produzidos pelos condicionamentos sociais e, pela intermediação desses habitus, um conjunto sistemático de bens e de propriedades, vinculadas entre si por uma afinidade de estilo.

Os trechos a seguir compõem, sequencialmente, um texto adaptado do Editorial do Correio Braziliense de 17/01/2010.

Assinale a opção que está gramaticalmente correta.

  • A. O trágico terremoto no Haiti colocou o país numa situação crítica: com a dissolução do poder político e a destruição generalizada da infraestrutura, aquela sofrida nação do Caribe vê na ajuda externa o único caminho para encontrar, talvez, alguma luz no fim do túnel.
  • B. Na prática, o Haiti perderá, mesmo que momentaneamente sua autonomia. Ainda que mantenham à independência formal, a realidade se impõe: o país que havia até antes do desastre hoje não existe mais.
  • C. O Haiti foi precursor na luta das nações americanas pela independência. Mas a energia cívica que ergueu a nação haitiana acabou sendo insuficiente para construir instituições democráticas, ou ao menos um Estado que cuidasse de organizar e incluir socialmente à população.
  • D. Ao contrário, formou-se ali uma elite política individualista e brutal, que conduziram o país a um enredo de horrores no qual, o abalo sísmico veio como epílogo cruel.O terremoto foi terrível, mas atingiu uma nação que já vinha num beco sem saída.
  • E. Não se notava ali o mínimo consenso político para ao menos começar a atacar o nó central: promover algum tipo de desenvolvimento econômico, oferecerem alguma perspectiva de progresso para os cidadãos. A intervenção das forças de paz da ONU é um sucesso, em termos militares, mas sem o cultivo de oportunidades econômicas reais a missão corre risco.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...