Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise os seguintes trechos transcritos e adaptados do Correio Braziliense, de 21 de outubro de 2010, quanto à correção gramatical.

Na transcrição, manteve-se o respeito à correção gramatical e à coerência textual apenas em

  • A.

    I

  • B.

    I e II

  • C.

    II

  • D.

    II e III

  • E.

    III

Em relação ao texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O emprego de vírgulas após “justas” e “equilibradas”( ℓ.1) justifica-se por isolar aposto.

  • B.

    A substituição do sinal de ponto e vírgula por vírgula após “transparente”(ℓ.5) prejudica a correção gramatical do período.

  • C.

    O termo “Assim”(ℓ.14) confere ao período a noção de conclusão.

  • D.

    O sinal indicativo de crase em “à política e à polícia”(ℓ.10) justifica-se pelo verbo “substituir”(ℓ.9), que exige que seu complemento seja regido pela preposição a.

  • E.

    O termo “porque”(ℓ.17) confere ao período a noção de condição.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Os trechos abaixo compõem um texto de José Carlos Moutinho. Disponível em http://www. correiocidadania.com.br/content/view/5162/9/ (acesso em 27/10/2010). Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

  • A.

    A história da Internet demonstra que esta surgiu primeiramente nos meios militares norteamericanos, no auge da Guerra Fria, tendo sido então extendida para os meios acadêmicos. Desde os seus primórdios (Arpanet), a Internet visa à processamento e transmissão de grande quantidade de informações e dados, para a formação de conhecimento.

  • B.

    A Internet, a partir de 1994, ganhou diversidade tecnológica, agilidade e interface, e esses fatores facilitam a operacionalidade do internauta no acesso à informação. Como resultado de anos de trabalho de armazenamento de dados, a Internet constituiu um imenso banco de dados disponível a todo cidadão.

  • C.

    A Internet (pela sua diversidade, rapidez, interatividade e instantaneidade) contribue muito para a socialização do conhecimento. No entanto, a grande rede tem sucitado diversos debates sobre sua capacidade de contribuir para a formação do pensamento, conhecimento e inteligência.

  • D.

    A Internet, entre outros meios digitais favorece muito para o acesso a informação e ao conhecimento do leitor digital. Mas isso tudo é apenas um passo para a pessoa adquirir outra faculdade em direção ao sucesso na vida e ajudar o próximo: a inteligência, a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar.

  • E.

    Esse é o desafio que está ocupando especialistas em Educação no Brasil, ou seja fazer com que o brasileiro deixe de ser analfabeto funcional – a pessoa que lê textos, mas não consegue entende-los e interpreta-los.

Assinale a opção que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.

  • A.

    Em primeiro lugar, se é certo que as mercadorias e os capitais – o dinheiro – passaram a circular quase livremente pelo espaço mundial, o mesmo não se pode dizer dos trabalhadores – das pessoas. Ao contrário, as pressões contra imigrantes nos países centrais nunca deixaram de existir, desde a I Guerra, e são cada vez maiores.

  • B.

    Sob esse prisma, o mercado – e não mais a força direta do Estado – passaria a ser o fundamento da coesão e da harmonia social. Ao Estado caberia simplesmente garantir o funcionamento do mercado.

  • C.

    Quanto ao liberalismo no capitalismo contemporâneo, é verdade que a crise da social-democracia, ou do “keynesianismo”, na década de 1970, levou à desconstrução de um conjunto de mecanismos que, desde a II Guerra, garantiram uma presença forte do Estado na economia.

  • D.

    De outro lado, mesmo antes da “Era Bush”, as intervenções militares do Estado foram um suporte fundamental para os lucros dos grandes capitalistas. Quando, por exemplo, o exército estadunidense avança sobre o Oriente Médio por conta dos lucros do petróleo.

  • E.

    E, além disso, grandes especuladores ganham muito dinheiro nas bolsas fazendo negócio com ações de empresas do complexo industrial-militar, as fabricantes de aviões, tanques e bombas –, isso não deixa de ser uma profunda conexão entre o Estado e a economia.

Assinale o trecho em que a transcrição do texto adaptado de Conjuntura Econômica, de setembro de 2010, vol. 64, n. 9, desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas linguísticas.

  • A.

    Há evidências de que a economia brasileira passa por um processo de transformação estrutural, em direção a um juro neutro mais baixo. Na verdade, a maior dificuldade para se projetar a trajetória de juros no Brasil é o desempenho da economia do resto do mundo.

  • B.

    Caso haja, de fato, um segundo mergulho ressessivo nos Estados Unidos, como previnham importantes analistas, os efeitos deflacionários seriam consideráveis e iriam além das fronteiras americanas.

  • C.

    Se isso ocorrer, é provável que contribua para reduzir a taxa de juros do Brasil no curto e médio prazo. Não há absolutamente nada de trivial no atual momento da política monetária.

  • D.

    É importante ter em mente, por outro lado, que a dificuldade, neste caso, não deve ser tomada de forma dramática. A economia brasileira passa por uma excelente fase cíclica, em que o crescimento não é acompanhado por nenhuma grande ameaça de explosão inflacionária ou de crise nas contas externas no horizonte visível.

  • E.

    Na verdade, o cenário externo é mais preocupante do que o interno. Em uma situação desse tipo, os erros e os acertos devem ser encarados mais como uma “sintonia fina” de um momento amplamente favorável do que como decisões que podem “salvar o país”.

Assinale a opção que, na sequência, preenche corretamente as lacunas do texto, de modo a manter a coesão e a coerência entre as ideias.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

As questões 5 e 6 tomam por base o seguinte texto.

Assinale a opção correta a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.

  • A.

    Por integrar um termo que complementa "combater"(l.4), o artigo em "a formacao"(l.4) poderia receber o sinal indicativo de crase, o que indicaria a insercao da preposicao a no texto.

  • B.

    Apesar da extensão do período sintático, a inserção de uma vírgula depois de “estrangeiros”(ℓ.6) provocaria erro gramatical e incoerência textual.

  • C.

    Como a expressao "imposto de operacoes financeiras"(l.10 e 11) esta escrita, no texto, com iniciais minusculas, sua sigla tambem deveria ser grafada com letras minusculas para atender as regras de ortografia.

  • D.

    O uso do modo subjuntivo em "sejam"(l.21) ressalta a ideia de uma hipotese, uma possibilidade; para se fazer uma afirmacao, o desenvolvimento textual admitiria a forma de indicativo: sao ou serao.

  • E.

    Preserva-se a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto ao usar o verbo existir em lugar de “haver”(ℓ.20), desde que se faça a concordância adequada, escrevendo pode existirem circunstâncias.

Considere o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.

Provoca-se erro gramatical e, consequentemente, incoerência textual ao

  • A.

    tornar a ideia indeterminada pelo pronome se, escrevendo tornar-se-a, em lugar de "tornara"(l.20).

  • B.

    enfatizar as relações de coesão, inserindo a antes de “de que há”(ℓ.13).

  • C.

    manter a ideia de modo, substituindo "ao multiplicar"(l.21) por multiplicando.

  • D.

    incluir o leitor na argumentacao, substituindo "se pensa"(l.24) por pensamos.

  • E.

    substituir a conjuncao em "tem que"(l.36) pela preposicao de, escrevendo tem de ser feito.

Assinale a opção correta acerca do vocabulário e de aspectos gramaticais do texto.

  • A. No texto, a palavra “Corolário” (l.3) signi ca “consequência necessária, ou continuação natural”.
  • B. A vírgula foi empregada após a expressão “revolução tecnológica” (l.5) para isolar oração restritiva, subsequente.
  • C. O termo “Corolário do desmoronamento do sistema de proteção social” (l. 3 e 4) refere-se à expressão “uma inesperada e imprevisível reprodução” (l.8).
  • D. Por expressar concessão, a oração “sem gerar novos postos de trabalho” (l. 6 e 7) poderia assumir a seguinte forma: apesar de não ter gerado novos postos de trabalho.
  • E. Considerando-se o período em que está inserida e sua função adjetiva, a oração “que está à margem” (l.13) tem natureza apositiva.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...