Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
As perspectivas para o mercado agrícola continuam boas. Os preços internacionais estão __1__ nível alto, ___2___ devem manter-se ao longo deste ano, em razão de fatores __3__ o bom desempenho das economias dos países em desenvolvimento, o uso de matérias-primas agrícolas ___4___ produção de combustíveis e a redução da oferta de alguns produtos __5__ problemas climáticos.
num / no qual / como / para a / por causa de
em / a que / seja / na /causadores de
em um / em que / tais como / afim da / sob
no / onde / tais / com a / sem
a / por que / com / em uma / por
Assinale a opção que completa as lacunas do trecho abaixo, respeitando os princípios de coerência, correção gramatical e adequação vocabular.
ilícitos / há que cientificar / em razão de
transgressões / tem de contrariar-se / em caráter de
inflações / deve tomar conhecimento / em virtude de
infrações / há de ser notificado / em conseqüência de
violações / tem de prevenir / em decorrência de
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de natureza semântica.
Durante cem anos, o eixo da economia mundial repousou sobre o Atlântico Norte, que conecta os Estados Unidos à Europa Ocidental. Há duas décadas, esse eixo deslocou-se( 1) para a bacia do Pacífico, puxado pela expansão industrial asiática. Os pilares sob(2) os quais se(3) apóia o novo eixo são os Estados Unidos e o Japão. A parceria entre as duas potências econômicas evoluiu no sentido da assimetria e do desequilíbrio. Essa(4) é a fonte da crise que atualmente as(5) assombra.
(Adaptado de Demétrio Magnoli, José Arbex e Nelson Bacic Olic, Panorama do Mundo 2, São Paulo: Scipione, p. 25)
1
2
3
4
5
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção correta.
( ) Seu existencialismo, assentado no postulado filosófico de que "a existência precede a essência", naturalmente era de compreensão restrita.
( ) Sartre foi do existencialismo ao maoísmo e arrastou, com ele, as mentes mais agudas e os corações mais sensíveis.
( ) Pôs-se assim, ele, o grande libertário, a serviço de um dos grandes tiranos do século XX.
( ) Entretanto, o filósofo entregou-se ao maoísmo na última etapa da vida. Coerente, sempre, em viver cada opção doutrinária, foi vender na rua jornal afinado com o novo credo.
( ) Mas, pela rama, dava para entender que, se a vida era absurda, melhor era curti-la, e assim todo mundo queria ser existencialista.
(Roberto Pompeu Toledo, Revista Veja, 6/04/2005, p. 142)
5º, 1º, 2º, 3º, 4º
4º, 3º, 5º, 1º, 2º
1º, 5º, 3º, 2º, 4º
3º, 4º, 2º, 5º, 1º
2º, 1º, 5º, 4º, 3º
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta e coerente.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Leia o texto abaixo para, em seguida, responder às questões 17 e 18.
Assinale o termo sublinhado do texto que apresenta ambivalência, ou seja, para conferir coerência ao texto, tanto pode receber a interpretação de substantivação do verbo quanto a interpretação de substantivo concreto.
"ser"(L.1)
"pensar"(L.4)
"ser"(L.7)
"cuidar"(L.10)
"cuidar" (L.15)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Leia o texto abaixo para, em seguida, responder às questões 17 e 18.
Assinale a proposta de paráfrase para fragmentos do texto que respeita a correção gramatical e a coerência da argumentação.
Primeiro período sintático:
Por não ser um sujeito isolado, não se pode definir o ser humano em relação a ele mesmo. Daí decorre que, mesmo antes de pensar e de falar, ele vive em relação com as coisas, com os outros e com o mundo.
Segundo período sintático:
O ser humano manifesta-se instantaneamente no ser; o que significa que esta presença observável é também um vívido fato.
Terceiro período sintático:
O equilíbrio se dá entre poder cuidar de si mesmo, de um lado, e poder cuidar dos demais, de outro, e tal responsabilidade, às vezes, inclui tanto o eu quanto o outro.
Quarto período sintático:
Na construção-criação de sua história - por meio dessa construção coletiva - o ato extrapola o processo no cuidado de fazer e criar história.
Quinto período sintático:
O cuidado como possibilidade de dar continuidade na espécie, e também de gozar a vida com qualidade, usufruindo da liberdade agrega o ato de cuidar de si e do outro.
Assinale a opção incorreta a respeito das relações de coesão entre os elementos do texto.
No âmbito internacional, os países pobres estão atrelados à democracia liberal dos países ricos, que controlam a economia mundial, retirando daqueles a matéria-prima que dá suporte e abastece as suas indústrias, impondo-lhes ainda seus produtos e lucros decorrentes do emprego do capital, mais um superávit de acumulação para garantir a sua hegemonia na economia de mercado. Ora, diante de uma organização política e econômica dessa natureza, dificilmente os subdesenvolvidos conseguirão livrar-se dessa dependência, porque, entre eles, os donos do poder estão sempre presos ao mecanismo de exigências dos países ricos, que controlam a economia mundial.
(Adaptado de Correio Braziliense, 12 de junho de 2006)
A primeira ocorrência do pronome relativo "que" (L.2) refere-se a "países ricos" (L.2).
O pronome "daqueles" (L.3) refere-se a "países pobres" (L.1).
Os pronomes possessivos "suas" e "seus" (L.5) têm como agente possuidor "países ricos" (L.2).
O pronome "sua" (L.8) relaciona o possuidor, "capital", (L.6) a "hegemonia" (L.8).
O pronome "eles" (L.12) refere-se a "subdesenvolvidos" (L.10).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Leia o seguinte texto para responder às questões 19 e 20.
Considere tanto a correção gramatical quanto a coerência textual para julgar como falsas (F) ou verdadeiras (V) as seguintes possibilidades de continuidade para o texto:
( ) Apesar das nossas diferenças e divergências, todos os compatriotas de boa vontade somos irmãos no sonho e no trabalho de construir uma nação à altura dos nossos melhores sentimentos.
( ) Por isso, a fragilidade da condição humana revela que a história da humanidade é sempre a história das pessoas inseridas na comunidade política: na hegemonia de nações economicamente mais consolidadas.
( ) Se, por um lado, egoísmo e instinto natural buscam ao rompimento das relações de coesão nacional e reforçar o individualismo, por outro nossos valores éticos consolidados almejam construir uma nação democrática e justa.
( ) Quando se evidenciou a incapacidade do sistema de globalização planejar em uma perspectiva mais ampla e elevada dos vínculos humanos e os conflitos sociais buscou-se um outro sucedâneo para o Estado.
A seqüência obtida é
V - F - F - F
V - F - V - F
V - V - F - F
F - F - V - F
F - V - V - F
Leia o seguinte texto para responder às questões 02 e 03.
Assinale a opção que, de acordo com o padrão culto da língua portuguesa, apresenta afirmação incorreta.
A retirada da preposição a antes de "um processo" (L.1) preservaria a correção gramatical da oração, mas alteraria o sentido do verbo assistir e, conseqüentemente, prejudicaria a coerência textual.
A retirada da vírgula depois de "genética"(L.5) manteria preservada a correta pontuação, pois a enumeração, apesar de longa, dispensa a vírgula depois do último termo.
A supressão do pronome "se"(L.6) alteraria as relações sintáticas da oração, mas preservaria a coerência textual, pois a estrutura da oração admite aí omissão do sujeito.
O desenvolvimento das idéias do texto permitiria mudar o tempo verbal de "surgira" (L.11) para surgiu, alterando as relações temporais do texto, mas preservando sua coerência.
A retirada da preposição empregada na expressão "na linearidade histórica"(L.13 e 14) retiraria essa expressão da dependência com "crença"(L.12), mas preservaria a correção gramatical e a coerência do texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...