Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

As perspectivas para o mercado agrícola continuam boas. Os preços internacionais estão __1__ nível alto, ___2___ devem manter-se ao longo deste ano, em razão de fatores __3__ o bom desempenho das economias dos países em desenvolvimento, o uso de matérias-primas agrícolas ___4___ produção de combustíveis e a redução da oferta de alguns produtos __5__ problemas climáticos.

  • A.

    num / no qual / como / para a / por causa de

  • B.

    em / a que / seja  / na /causadores de

  • C.

    em um / em que / tais como / afim da / sob

  • D.

    no / onde / tais /  com a / sem

  • E.

    a / por que / com /  em uma / por

Assinale a opção que completa as lacunas do trecho abaixo, respeitando os princípios de coerência, correção gramatical e adequação vocabular.

  • A.

    ilícitos / há que cientificar / em razão de

  • B.

    transgressões / tem de contrariar-se / em caráter de

  • C.

    inflações / deve tomar conhecimento / em virtude de

  • D.

    infrações / há de ser notificado / em conseqüência de

  • E.

    violações / tem de prevenir / em decorrência de

 Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de natureza semântica.

Durante cem anos, o eixo da economia mundial repousou sobre o Atlântico Norte, que conecta os Estados Unidos à Europa Ocidental. Há duas décadas, esse eixo deslocou-se( 1) para a bacia do Pacífico, puxado pela expansão industrial asiática. Os pilares sob(2) os quais se(3) apóia o novo eixo são os Estados Unidos e o Japão. A parceria entre as duas potências econômicas evoluiu no sentido da assimetria e do desequilíbrio. Essa(4) é a fonte da crise que atualmente as(5) assombra.

(Adaptado de Demétrio Magnoli, José Arbex e Nelson Bacic Olic, Panorama do Mundo 2, São Paulo: Scipione, p. 25)

 

  • a.

    1

  • b.

    2

  • c.

    3

  • d.

    4

  • e.

    5

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção correta.

( ) Seu existencialismo, assentado no postulado filosófico de que "a existência precede a essência", naturalmente era de compreensão restrita.

( ) Sartre foi do existencialismo ao maoísmo e arrastou, com ele, as mentes mais agudas e os corações mais sensíveis.

( ) Pôs-se assim, ele, o grande libertário, a serviço de um dos grandes tiranos do século XX.

( ) Entretanto, o filósofo entregou-se ao maoísmo na última etapa da vida. Coerente, sempre, em viver cada opção doutrinária, foi vender na rua jornal afinado com o novo credo.

( ) Mas, pela rama, dava para entender que, se a vida era absurda, melhor era curti-la, e assim todo mundo queria ser existencialista.

(Roberto Pompeu Toledo, Revista Veja, 6/04/2005, p. 142)

  • A.

    5º, 1º, 2º, 3º, 4º

  • B.

    4º, 3º, 5º, 1º, 2º

  • C.

    1º, 5º, 3º, 2º, 4º

  • D.

    3º, 4º, 2º, 5º, 1º

  • E.

    2º, 1º, 5º, 4º, 3º

Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta e coerente.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Leia o texto abaixo para, em seguida, responder às questões 17 e 18.

Assinale o termo sublinhado do texto que apresenta ambivalência, ou seja, para conferir coerência ao texto, tanto pode receber a interpretação de substantivação do verbo quanto a interpretação de substantivo concreto.

  • A.

    "ser"(L.1)

  • B.

    "pensar"(L.4)

  • C.

    "ser"(L.7)

  • D.

    "cuidar"(L.10)

  • E.

    "cuidar" (L.15)

Leia o texto abaixo para, em seguida, responder às questões 17 e 18.

Assinale a proposta de paráfrase para fragmentos do texto que respeita a correção gramatical e a coerência da argumentação.

  • A.

    Primeiro período sintático:

    Por não ser um sujeito isolado, não se pode definir o ser humano em relação a ele mesmo. Daí decorre que, mesmo antes de pensar e de falar, ele vive em relação com as coisas, com os outros e com o mundo.

  • B.

    Segundo período sintático:

    O ser humano manifesta-se instantaneamente no ser; o que significa que esta presença observável é também um vívido fato.

  • C.

    Terceiro período sintático:

    O equilíbrio se dá entre poder cuidar de si mesmo, de um lado, e poder cuidar dos demais, de outro, e tal responsabilidade, às vezes, inclui tanto o eu quanto o outro.

  • D.

    Quarto período sintático:

    Na construção-criação de sua história - por meio dessa construção coletiva - o ato extrapola o processo no cuidado de fazer e criar história.

  • E.

    Quinto período sintático:

    O cuidado como possibilidade de dar continuidade na espécie, e também de gozar a vida com qualidade, usufruindo da liberdade agrega o ato de cuidar de si e do outro.

Assinale a opção incorreta a respeito das relações de coesão entre os elementos do texto.

 No âmbito internacional, os países pobres estão atrelados à democracia liberal dos países ricos, que controlam a economia mundial, retirando daqueles a matéria-prima que dá suporte e abastece as suas indústrias, impondo-lhes ainda seus produtos e lucros decorrentes do emprego do capital, mais um superávit de acumulação para garantir a sua hegemonia na economia de mercado. Ora, diante de uma organização política e econômica dessa natureza, dificilmente os subdesenvolvidos conseguirão livrar-se dessa dependência, porque, entre eles, os donos do poder estão sempre presos ao mecanismo de exigências dos países ricos, que controlam a economia mundial.

(Adaptado de Correio Braziliense, 12 de junho de 2006)

  • a.

    A primeira ocorrência do pronome relativo "que" (L.2) refere-se a "países ricos" (L.2).

  • b.

    O pronome "daqueles" (L.3) refere-se a "países pobres" (L.1).

  • c.

    Os pronomes possessivos "suas" e "seus" (L.5) têm como agente possuidor "países ricos" (L.2).

  • d.

    O pronome "sua" (L.8) relaciona o possuidor, "capital", (L.6) a "hegemonia" (L.8).

  • e.

    O pronome "eles" (L.12) refere-se a "subdesenvolvidos" (L.10).

Leia o seguinte texto para responder às questões 19 e 20.

Considere tanto a correção gramatical quanto a coerência textual para julgar como falsas (F) ou verdadeiras (V) as seguintes possibilidades de continuidade para o texto:

( ) Apesar das nossas diferenças e divergências, todos os compatriotas de boa vontade somos irmãos no sonho e no trabalho de construir uma nação à altura dos nossos melhores sentimentos.

( ) Por isso, a fragilidade da condição humana revela que a história da humanidade é sempre a história das pessoas inseridas na comunidade política: na hegemonia de nações economicamente mais consolidadas.

( ) Se, por um lado, egoísmo e instinto natural buscam ao rompimento das relações de coesão nacional e reforçar o individualismo, por outro nossos valores éticos consolidados almejam construir uma nação democrática e justa.

( ) Quando se evidenciou a incapacidade do sistema de globalização planejar em uma perspectiva mais ampla e elevada dos vínculos humanos e os conflitos sociais buscou-se um outro sucedâneo para o Estado.

A seqüência obtida é

  • A.

    V - F - F - F

  • B.

    V - F - V - F

  • C.

    V - V - F - F

  • D.

    F - F - V - F

  • E.

    F - V - V - F

Leia o seguinte texto para responder às questões 02 e 03.

 

Assinale a opção que, de acordo com o padrão culto da língua portuguesa, apresenta afirmação incorreta.

  • A.

    A retirada da preposição a antes de "um processo" (L.1) preservaria a correção gramatical da oração, mas alteraria o sentido do verbo assistir e, conseqüentemente, prejudicaria a coerência textual.

  • B.

    A retirada da vírgula depois de "genética"(L.5) manteria preservada a correta pontuação, pois a enumeração, apesar de longa, dispensa a vírgula depois do último termo.

  • C.

    A supressão do pronome "se"(L.6) alteraria as relações sintáticas da oração, mas preservaria a coerência textual, pois a estrutura da oração admite aí omissão do sujeito.

  • D.

    O desenvolvimento das idéias do texto permitiria mudar o tempo verbal de "surgira" (L.11) para surgiu, alterando as relações temporais do texto, mas preservando sua coerência.

  • E.

    A retirada da preposição empregada na expressão "na linearidade histórica"(L.13 e 14) retiraria essa expressão da dependência com "crença"(L.12), mas preservaria a correção gramatical e a coerência do texto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...