Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale o trecho que, ao ser transcrito de O tempo domesticado, de Estevão de Rezende Martins, publicado no Correio do Livro da UnB, jul/set 2004, não respeitou a correção gramatical.
Em busca de tornar-se senhor do tempo, o homem debruça-se sobre o passado, com a clara intenção de haver-se com o presente, de modo que o amanhã seja seu. Vencer a esfera milenar é criar o novo tempo, a nova história, a nova sociedade, livre dos achaques da anterior.
Transposto da linguagem teológica para a política ou historiográfica, essa preocupação representa simbolicamente a luta contra as circunstâncias do aqui e do agora, em nome de valor maior a recuperar ou a alcançar.
Mesmo que haja abstração da tradição cristã, cuja influência na matriz de pensamento ocidental é, contudo, inegável, pela reflexão e pelo agir históricos, caracteriza a ação humana.
O impasse da destruição iminente, o sofrimento agudo, a ameaça de perda de identidade, o risco de aniquilação, eis experiências radicais que engendram rapidamente o recurso à reflexão histórica, e à ação política, para domesticar o tempo que pareceria escapar, qual areia, por entre os dedos.
Tanto na Antigüidade tardia, no choque entre judeus e Roma que resultaram na destruição de Jerusalém, quanto no Portugal órfão de Dom Sebastião ou ainda no Brasil de Antônio Conselheiro, apanhado na transição da monarquia para a república a projeção de um ideal salvador traz para atores e pensadores o quadro de uma domesticação do tempo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.
Antenas, computadores e vontade política. Três fatores que podem facilitar o acesso às modernas tecnologias de informação, à internet e ajudar a reduzir a nossa enorme dívida social. Podem, com certeza, encurtar a distância entre os que têm e os que não têm acesso à rede mundial de computadores e às modernas tecnologias. A grande massa do povo encontra-se à margem das informações disponíveis e contatos com o mundo global.
(Adaptado de Eunício Oliveira, O acesso às novas tecnologias e a inclusão social, Correio Braziliense, 14 de junho de 2004)
O substantivo ''acesso''(l.2) é complementado, sintática e semanticamente, por três termos: ?modernas tecnologias de informação?(l.2 e 3), ''internet''(l.3) e ''reduzir a nossa enorme dívida social''(l.3 e 4).
O verbo "Podem"(l.4) está empregado na terceira pessoa do plural porque subentende um sujeito no plural como "Antenas, computadores e vontade política" (l.1).
O desenvolvimento textual leva a entender as duas ocorrências de "os"(l.5) como remetendo aos mesmos referentes, e por isso podem ser substituídos por aqueles, sem prejuízo da correção gramatical.
O termo "contatos com o mundo global"(l.8 e 9) complementa, sintática e semanticamente a expressão "à margem"(l.7 e 8); por isso preserva-se a correção gramatical ao se inserir dos antes desse termo.
O deslocamento do último período sintático final do texto para ocupar o lugar de período inicial preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses de maneira a compor um texto coeso e coerente e assinale, a seguir, a opção correspondente.
( ) Segundo sua análise, uma classe burguesa controlava os mecanismos sociais no Brasil, como acontecia em quase todos os países do ocidente.
( ) Florestan Fernandes tomou para si a tarefa de romper com a tradição de pseudoneutralidade das ciências humanas e reconstruir uma análise do Brasil abertamente comprometida com a mudança social.
( ) No entanto - por causa de fatores históricos como a escravidão tardia, a herança colonial e a dependência em relação ao capital externo - , a burguesia brasileira era mais resistente às mudanças sociais do que as classes dominantes dos países desenvolvidos.
( ) Para Florestan, não havia tal cultura no Brasil por dois motivos: ela estimularia as massas populares a participar politicamente e ao mesmo tempo tiraria das classes dominantes a prerrogativa de fazer tudo o que quisessem sem precisar dar satisfação ao conjunto da população.
( ) O Brasil, dizia o sociólogo, era atrasado também em relação ao que ele chamava de cultura cívica, ou seja, um compromisso em torno do mínimo interesse comum.
(Adaptado da revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro 2006)
(4) (1) (2) (3) (5)
(2) (1) (3) (5) (4)
(5) (1) (4) (3) (2)
(4) (1) (5) (3) (2)
(2) (1) (5) (4) (3)
Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas do texto
Por influência da sílaba final do verbo, foi acrescentado n ao pronome em "obrigam-no" (l.5); por isso, ao se mudar sua colocação para antes do verbo, volta à sua forma original, para que o texto se mantenha correto: o obrigam.
A idéia de reforço a um tempo transcorrido, que o advérbio "já""(l.3) confere à oração, também pode ser assumida pelo advérbio "mais" (l.3); por isso, a retirada de um deles do texto não prejudicaria sua correção gramatical ou coerência de argumentação.
Todas as ocorrências do pronome "ele" (l.7,10,12,14 e 16) estabelecem, no texto, uma cadeia coesiva que retoma a referência a "O homem mais humilde""(l.1); por isso, a retirada de todas elas do texto o deixariam subentendido, sem prejuízo da coerência e da correção gramatical.
Alteram-se as relações semânticas entre as idéias, mas preserva-se a correção gramatical, reescrevendo o trecho "a se mudar do lugar que escolhera para viver" (l.14 e 15) com o verbo na voz ativa: a mudar o lugar em que viver.
O advérbio "sequer""(l.18) assume no texto a função de negar a ação verbal da oração, função que os vocábulos nem ou nem sequer poderiam também assumir.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
1
2
3
4
5
Assinale a opção em que há problema de sintaxe.
A crise de 2002 reduziu significativamente o fluxo de recursos externos no Brasil e elevou bastante o risco-país, indicador de confiança do investidor estrangeiro num determinado país.
Em 2003, houve um ajuste fiscal mais fi rme para controlar a inflação, a expansão do crédito doméstico e o aumento da demanda externa por produtos brasileiros, fato que permitiu a retomada do crescimento da economia em 2004.
As políticas de ajuste ainda permitiram a diminuição de dívida líquida do setor público de 57,2% do PIB, no final de 2003, para 51,8%, no fi m do ano passado.
Para continuar a crescer de forma sustentável é necessário recuperar os investimentos e ampliar a capacidade de atrairem recursos estrangeiros.
Para enfrentar esses desafios, são necessários os esforços para equilibrar as contas da Previdência Social, reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), implementar a nova Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior e aprovar a lei das Parcerias Público-Privadas.
(Adaptado de Em Questão, n. 355- Brasília, 12 de setembro de 2005)
Assinale a opção que apresenta erro gramatical.
Ao longo dos séculos, a política tem sido considerada, pelos economistas e pelos militares, fator de perturbação da paz e da ordem.
Nos governos, e isso tem sido vezo histórico, os economistas pregam a austeridade, combatem a solidariedade para com os mais pobres, defendem a idéia de que o êxito é destinado aos mais dotados, pela natureza e pela posição social.
Mas se um governo universal, com o consentimento de todos os seres humanos, parecem utópicos, o governo imperial é experiência histórica repetida e sofrida.
Impérios sempre os houve, da mesma forma que houve rebeliões dos dominados. Quase sempre, a humanidade conseguiu impedir um império que fosse universal.
Houve sempre duas potências maiores, em cada tempo, que disputaram a hegemonia, e isso permitiu às nações suportar, fosse pela esperança, fosse pela mútua contenção, a submissão permanente e completa a um ou outro centro do poder.
(Adaptado de Mauro Santayana, Jornal do Brasil, 11/03/2006)
Assinale a opção em que uma das duas alternativas propostas não preenche as lacunas do texto de maneira correta e textualmente coerente.
que / de que
referindo-se / se refira
onde / em que
da qual / de que
Identificam-se / São identificadas
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
A precariedade dos serviços públicos é responsável por cerca de(1) 8% das barreiras ao crescimento do País. Esse impacto se deve aos(2) efeitos em cascata que as deficiências no setor público causam à economia. No Brasil, esses problemas parecem tão arraigados à rotina nacional que aparentam ser imutáveis. Não são. O Reino Unido está implementando uma reforma que visa o(3) aumento de produtividade e à melhoria da qualidade dos serviços públicos. O primeiro passo aconteceu com o estabelecimento de alguns princípios:
(Adaptado de Revista Veja, n. 49, p.154.)
1
2
3
4
5
As questões 21, 22 e 23 tomam por base o seguinte texto.
Assinale a alteração proposta para o texto que resulta em incoerência da argumentação ou incorreção gramatical. Desconsidere os necessários ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas.
Substituição de "do" (l.1) por para o.
Inserção de Mas antes de "Agora" (l.4).
Inserção de uma vírgula depois de "implementá-la"" (l.5).
Inserção de Embora antes de "Na defesa" (l.l.6).
Substituição do sinal de dois pontos após "manter" (l.9) por ou seja, demarcado por duas vírgulas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...