Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale o trecho que, ao ser transcrito de O tempo domesticado, de Estevão de Rezende Martins, publicado no Correio do Livro da UnB, jul/set 2004, não respeitou a correção gramatical.

  • a.

    Em busca de tornar-se senhor do tempo, o homem debruça-se sobre o passado, com a clara intenção de haver-se com o presente, de modo que o amanhã seja seu. Vencer a esfera milenar é criar o novo tempo, a nova história, a nova sociedade, livre dos achaques da anterior.

  • b.

    Transposto da linguagem teológica para a política ou historiográfica, essa preocupação representa simbolicamente a luta contra as circunstâncias do aqui e do agora, em nome de valor maior a recuperar ou a alcançar.

  • c.

    Mesmo que haja abstração da tradição cristã, cuja influência na matriz de pensamento ocidental é, contudo, inegável, pela reflexão e pelo agir históricos, caracteriza a ação humana.

  • d.

    O impasse da destruição iminente, o sofrimento agudo, a ameaça de perda de identidade, o risco de aniquilação, eis experiências radicais que engendram rapidamente o recurso à reflexão histórica, e à ação política, para domesticar o tempo que pareceria escapar, qual areia, por entre os dedos.

  • e.

    Tanto na Antigüidade tardia, no choque entre judeus e Roma que resultaram na destruição de Jerusalém, quanto no Portugal órfão de Dom Sebastião ou ainda no Brasil de Antônio Conselheiro, apanhado na transição da monarquia para a república a projeção de um ideal salvador traz para atores e pensadores o quadro de uma domesticação do tempo.

Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.

Antenas, computadores e vontade política. Três fatores que podem facilitar o acesso às modernas tecnologias de informação, à internet e ajudar a reduzir a nossa enorme dívida social. Podem, com certeza, encurtar a distância entre os que têm e os que não têm acesso à rede mundial de computadores e às modernas tecnologias. A grande massa do povo encontra-se à margem das informações disponíveis e contatos com o mundo global.

(Adaptado de Eunício Oliveira, O acesso às novas tecnologias e a inclusão social, Correio Braziliense, 14 de junho de 2004)

  • a.

    O substantivo ''acesso''(l.2) é complementado, sintática e semanticamente, por três termos: ?modernas tecnologias de informação?(l.2 e 3), ''internet''(l.3) e ''reduzir a nossa enorme dívida social''(l.3 e 4).

  • b.

    O verbo "Podem"(l.4) está empregado na terceira pessoa do plural porque subentende um sujeito no plural como "Antenas, computadores e vontade política" (l.1).

  • c.

    O desenvolvimento textual leva a entender as duas ocorrências de "os"(l.5) como remetendo aos mesmos referentes, e por isso podem ser substituídos por aqueles, sem prejuízo da correção gramatical.

  • d.

    O termo "contatos com o mundo global"(l.8 e 9) complementa, sintática e semanticamente a expressão "à margem"(l.7 e 8); por isso preserva-se a correção gramatical ao se inserir dos antes desse termo.

  • e.

    O deslocamento do último período sintático final do texto para ocupar o lugar de período inicial preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses de maneira a compor um texto coeso e coerente e assinale, a seguir, a opção correspondente.

( ) Segundo sua análise, uma classe burguesa controlava os mecanismos sociais no Brasil, como acontecia em quase todos os países do ocidente.

( ) Florestan Fernandes tomou para si a tarefa de romper com a tradição de pseudoneutralidade das ciências humanas e reconstruir uma análise do Brasil abertamente comprometida com a mudança social.

( ) No entanto - por causa de fatores históricos como a escravidão tardia, a herança colonial e a dependência em relação ao capital externo - , a burguesia brasileira era mais resistente às mudanças sociais do que as classes dominantes dos países desenvolvidos.

( ) Para Florestan, não havia tal cultura no Brasil por dois motivos: ela estimularia as massas populares a participar politicamente e ao mesmo tempo tiraria das classes dominantes a prerrogativa de fazer tudo o que quisessem sem precisar dar satisfação ao conjunto da população.

( ) O Brasil, dizia o sociólogo, era atrasado também em relação ao que ele chamava de cultura cívica, ou seja, um compromisso em torno do mínimo interesse comum.

(Adaptado da revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro 2006)

  • a.

    (4) (1) (2) (3) (5)

  • b.

    (2) (1) (3) (5) (4)

  • c.

    (5) (1) (4) (3) (2)

  • d.

    (4) (1) (5) (3) (2)

  • e.

    (2) (1) (5) (4) (3)

Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas do texto

  • A.

    Por influência da sílaba final do verbo, foi acrescentado n ao pronome em "obrigam-no" (l.5); por isso, ao se mudar sua colocação para antes do verbo, volta à sua forma original, para que o texto se mantenha correto: o obrigam.

  • B.

    A idéia de reforço a um tempo transcorrido, que o advérbio "já""(l.3) confere à oração, também pode ser assumida pelo advérbio "mais" (l.3); por isso, a retirada de um deles do texto não prejudicaria sua correção gramatical ou coerência de argumentação.

  • C.

    Todas as ocorrências do pronome "ele" (l.7,10,12,14 e 16) estabelecem, no texto, uma cadeia coesiva que retoma a referência a "O homem mais humilde""(l.1); por isso, a retirada de todas elas do texto o deixariam subentendido, sem prejuízo da coerência e da correção gramatical.

  • D.

    Alteram-se as relações semânticas entre as idéias, mas preserva-se a correção gramatical, reescrevendo o trecho "a se mudar do lugar que escolhera para viver" (l.14 e 15) com o verbo na voz ativa: a mudar o lugar em que viver.

  • E.

    O advérbio "sequer""(l.18) assume no texto a função de negar a ação verbal da oração, função que os vocábulos nem ou nem sequer poderiam também assumir.

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

 

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Assinale a opção em que há problema de sintaxe.

  • A.

    A crise de 2002 reduziu significativamente o fluxo de recursos externos no Brasil e elevou bastante o risco-país, indicador de confiança do investidor estrangeiro num determinado país.

  • B.

    Em 2003, houve um ajuste fiscal mais fi rme para controlar a inflação, a expansão do crédito doméstico e o aumento da demanda externa por produtos brasileiros, fato que permitiu a retomada do crescimento da economia em 2004.

  • C.

    As políticas de ajuste ainda permitiram a diminuição de dívida líquida do setor público de 57,2% do PIB, no final de 2003, para 51,8%, no fi m do ano passado.

  • D.

    Para continuar a crescer de forma sustentável é necessário recuperar os investimentos e ampliar a capacidade de atrairem recursos estrangeiros.

  • E.

    Para enfrentar esses desafios, são necessários os esforços para equilibrar as contas da Previdência Social, reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), implementar a nova Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior e aprovar a lei das Parcerias Público-Privadas.

    (Adaptado de Em Questão, n. 355- Brasília, 12 de setembro de 2005)

Assinale a opção que apresenta erro gramatical.

  • A.

    Ao longo dos séculos, a política tem sido considerada, pelos economistas e pelos militares, fator de perturbação da paz e da ordem.

  • B.

    Nos governos, e isso tem sido vezo histórico, os economistas pregam a austeridade, combatem a solidariedade para com os mais pobres, defendem a idéia de que o êxito é destinado aos mais dotados, pela natureza e pela posição social.

  • C.

    Mas se um governo universal, com o consentimento de todos os seres humanos, parecem utópicos, o governo imperial é experiência histórica repetida e sofrida.

  • D.

    Impérios sempre os houve, da mesma forma que houve rebeliões dos dominados. Quase sempre, a humanidade conseguiu impedir um império que fosse universal.

  • E.

    Houve sempre duas potências maiores, em cada tempo, que disputaram a hegemonia, e isso permitiu às nações suportar, fosse pela esperança, fosse pela mútua contenção, a submissão permanente e completa a um ou outro centro do poder.

    (Adaptado de Mauro Santayana, Jornal do Brasil, 11/03/2006)

Assinale a opção em que uma das duas alternativas propostas não preenche as lacunas do texto de maneira correta e textualmente coerente.

  • a.

    que / de que

  • b.

    referindo-se / se refira

  • c.

    onde / em que

  • d.

    da qual / de que

  • e.

    Identificam-se / São identificadas

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

A precariedade dos serviços públicos é responsável por cerca de(1) 8% das barreiras ao crescimento do País. Esse impacto se deve aos(2) efeitos em cascata que as deficiências no setor público causam à economia. No Brasil, esses problemas parecem tão arraigados à rotina nacional que aparentam ser imutáveis. Não são. O Reino Unido está implementando uma reforma que visa o(3) aumento de produtividade e à melhoria da qualidade dos serviços públicos. O primeiro passo aconteceu com o estabelecimento de alguns princípios:

  • metas nacionais de desempenho, mensuráveis e disponíveis para comparação pelo público;
  • clara definição de responsabilidades entre as entidades públicas;
  • aumento de flexibilidade, por meio da(4) simplificação de processos e da redução da burocracia;
  • oportunidade de escolha por parte do público em relação aos provedores de serviços. A estimativa é que(5) essas reformas aumentem o PIB do País em 16 bilhões de libras.

(Adaptado de Revista Veja, n. 49, p.154.)

  • a.

    1

  • b.

    2

  • c.

    3

  • d.

    4

  • e.

    5

As questões 21, 22 e 23 tomam por base o seguinte texto.

Assinale a alteração proposta para o texto que resulta em incoerência da argumentação ou incorreção gramatical. Desconsidere os necessários ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas.

  • a.

    Substituição de "do" (l.1) por para o.

  • b.

    Inserção de Mas antes de "Agora" (l.4).

  • c.

    Inserção de uma vírgula depois de "implementá-la"" (l.5).

  • d.

    Inserção de Embora antes de "Na defesa" (l.l.6).

  • e.

    Substituição do sinal de dois pontos após "manter" (l.9) por ou seja, demarcado por duas vírgulas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...