Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.

O Estado, constituído como sistema coercitivo de autoridade ____(1)_____o monopólio da violência institucionalizada, forma um princípio organizador ____(2)____ a classe dominante pode tentar impor sua vontade não somente aos seus oponentes, mas também ao fluxo, à mudança e à incerteza anárquicos ____(3)____ a modernidade capitalista sempre está exposta. Os instrumentos vão da regulação do dinheiro e das garantias legais de contratos de mercado alheias às intervenções fiscais, à criação do crédito e às redistribuições de impostos, ____(4)____ pelo fornecimento de infra-estruturas sociais e físicas.

(Adaptado de David Harvey, A condição Pós-moderna , p. 104)

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

As barreiras regulatórias vão da dificuldade burocrática de abrir um empreendimento ao custo tributário de mantê-lo em funcionamento. No Brasil, representam 11% da muralha antidesenvolvimento e resultam, na maioria das vezes, da mão pesada do Estado  - criador de labirintos burocráticos, de onerosa e complexa teia de impostos e de barreiras comerciais.

(Adaptado de Revista Veja, 7 de dezembro de 2005.)

  • a.

    A substituição de "da" (L.1) por desde a mantém a correção gramatical do período.

  • b.

    A substituição de "ao" (L. 2) por até o mantém a correção gramatical do período.

  • c.

    As formas verbais "representam" (L.3) e "resultam" (L. 4) referem-se a "As barreiras regulatórias" (L.1).

  • d.

    A expressão "mão pesada" (L. 5) está sendo empregada em sentido conotativo.

  • e.

    A expressão "teia" (L. 6) está empregada em sentido denotativo.

Em relação ao texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A substituição de "foi viabilizada" (l. 2 e 3) por viabilizou-se mantém a correção gramatical e as informações originais do período.

  • B.

    O sujeito de "recebeu" (l. 11) é "Secretaria do Tesouro Nacional" (l. 3 e 4).

  • C.

    A substituição de "fornecesse" (l.14) por viesse a fornecer mantém a correção gramatical do período.

  • D.

    O emprego de vírgula após "ordem" (l.16) justifica-se para isolar oração reduzida de gerúndio anteposta à principal.

  • E.

    A forma verbal "criou" (l.18) está no singular para concordar com "SERPRO" (l. 17).

Leia o texto abaixo para responder às questões 04 e 05.

 

Assinale a opção correta em relação às formas verbais do texto.

  • A.

    "têm"(l.3) está no plural para concordar com "seres humanos".

  • B.

    "está deixando de ser"(l.4 e 5) concorda com "células-tronco".

  • C.

    "provocam" (l.9) está no plural para concordar com "pesquisas"(l.7).

  • D.

    "especula-se"(l.11) apresenta sujeito explícito.

  • E.

    "a tratar"(l.14 e 15) forma locução verbal com "possam vir"(l.12).

Leia o texto abaixo para responder às questões 06 e 07.

Trechos destacados do texto foram reescritos na voz passiva. Assinale aquele em que essa transformação não respeita as regras gramaticais ou os sentidos do texto original.

  • a.

    Em que momento da sua história sentiu o ser humano necessidade de estabelecer regras? Em que momento de sua história foi sentida pelo ser humano a necessidade de estabelecer regras?

  • b.

    Essas indagações têm ocupado o tempo e o esforço de reflexão dos filósofos ao longo dos séculos. Ao longo dos séculos, o tempo e o esforço de refl exão dos filósofos têm sido ocupados por essas indagações.

  • c.

    Desde seus primórdios, as coletividades humanas não apenas pactuaram normas de convivência social. Não apenas desde seus primórdios, normas de convivência social foram pactuadas pelas coletividades humanas.

  • d.

    Foram corporificando um conjunto de conceitos e princípios orientadores da conduta no que tange ao campo ético-moral. Um conjunto de conceitos e princípios orientadores da conduta, no que tange ao campo ético-moral, foram sendo corporificados.

  • e.

    Esta necessidade ética naturalmente tinha que alcançar o exercício das profissões. Naturalmente, o exercício das profissões tinha que ser alcançado por esta necessidade ética.

Assinale a substituição que provoca erro gramatical.

O Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal, implantado pelo Governo Federal em 2003, fez cair o(1) desmatamento na região em 31% no último ano. Imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a área desmatada despencou de 27.200 km2 a 18.900 km2. A queda ocorreu nos nove estados da Amazônia Legal, sobretudo Pará, Mato Grosso e Rondônia, considerados críticos. A redução foi igualmente significativa no entorno da BR-163 (rodovia Cuiabá-Santarém), sob regime(2) severo de fiscalização. Os dados resultaram(3) da comparação do desmatamento no período de agosto de 2004 a julho de 2005 com igual período anterior. O resultado indica o acerto das(4) políticas públicas em curso e que envolvem fiscalização, ordenamento fundiário e territorial, criação de áreas protegidas (foram criados 85 km2 de unidades de conservação em áreas de conflito, homologados 93 mil km2 de terras indígenas e criados 3,76 mil km2 de projetos de assentamentos sustentáveis), além da previsão de investimentos em infra-estrutura e conversão da atividade econômica na região, com vistas à substituição da(5) extração predatória pelo desenvolvimento sustentável da floresta.

  • A.

    1 - provocou a queda do

  • B.

    2 - que estão sob o regime

  • C.

    3 - são resultantes

  • D.

    4 - que estão certas as

  • E.

    5 - com o objetivo de substituir a

Em relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta função do "se" incorreta.

  • A.

    1 – é pronome integrante do verbo.

  • B.

    2 – o verbo é pronominal.

  • C.

    3 – conjunção comparativa = como se.

  • D.

    4 – partícula apassivadora.

  • E.

    5 – índice de indeterminação do sujeito.

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, realizada pelo IBGE, revelou que(1) a renda das famílias parou de cair em 2004, interrompendo uma trajetória(2) de queda que acontecia desde 1997, e que houve(3) diminuição do grau de concentração da renda do trabalho. Enquanto a metade da população ocupada que(4) recebe os menores rendimentos teve ganho real de 3,2%, a outra metade, que tem rendimentos maiores, teve perda de 0,6%. Os resultados da PNAD mostraram, também, que o Brasil melhorou em ítens(5) como número de trabalhadores ocupados, participação das mulheres no mercado de trabalho, indicadores da área de educação e melhoria das condições de vida.

(Trechos adaptados de Em Questão, Subsecretaria de Comunicação Institucional da Secretaria-Geral da Presidência da República, n. 379, Brasília, 30 de novembro de 2005)

  • a.

    1

  • b.

    2

  • c.

    3

  • d.

    4

  • e.

    5

Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta. O governo federal tem estabelecido ações para promover as exportações brasileiras. A primeira __1__ foi desburocratizar o procedimento de exportação, reduzindo a documentação exigida, eliminando autorizações prévias e consolidando __2__ único documento todas as normas relativas à exportação. Esse é um trabalho constante, dada a dinâmica do comércio internacional, e inclui __3__ a informatização de todo o processo exportador. Além disso, programas do MDIC têm contribuído para impulsionar as vendas externas. Um deles é o Programa de Desenvolvimento e Diversificação das Exportações dos Estados (Estado Exportador). A iniciativa consiste __4__ conjunto de medidas adotadas em parceria com os governos estaduais, entidades públicas e privadas para reduzir as desigualdades regionais e permitir o crescimento sustentado __5__ geração de emprego e renda. O Estado Exportador está apoiado nos seguintes pontos: mapeamento, diagnóstico e aperfeiçoamento do setor produtivo, capacitação empresarial, entre outros.

(Em Questão, Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República. n. 288, Brasília, 04 de março de 2005)

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Assinale a seqüência de termos que dá às lacunas do texto um preenchimento gramaticalmente correto e coerente com sua argumentação.

Quando a Constituição estabelece o voto obrigatório, ela determina a necessidade ___(1)___ eleitor se manifestar, e se ____(2)____ de forma concreta. ___(3)___votar nulo, ele não se manifesta, simplesmente lava as mãos, como se dissesse ?Eu não tenho nada a ver com isso que aí está?. Tem, sim, porque ele sofre as conseqüências de uma escolha errada. Devemos proceder ____(4)____ melhor escolha possível. Até mesmo ____(5)_____ em plano secundário o fator ideológico. A impunidade, a meu ver, não pode vingar.

(Adaptado de Marco Aurélio Mello, Acabou a farra. In: Veja, 14 de junho, 2006, páginas amarelas)

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...