Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a substituição correta para a expressão grifada. Um mapeamento completo da Amazônia, distinguindo as áreas desmatadas do solo já em reflorestamento e a vegetação queimada. Este é o objetivo do Projeto Panamazônia II, que está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela divulgação anual do índice de desmatamento da Amazônia Legal. Este índice é resultado do Prodes ? Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite, que, junto com o Deter - Detecção de Desmatamento em Tempo Real, também do Inpe, viabilizou a criação do Panamazônia II, cujo objetivo é o de retomar o monitoramento global de toda a floresta tropical úmida da América do Sul.

(http://www.brasil.gov.br/noticias/ultimas_noticias/not22.11.5)

  • a.

    estava em desenvolvimento

  • b.

    estaria em desenvolvimento

  • c.

    está em desenvolvimento

  • d.

    era desenvolvido

  • e.

    estaria sendo desenvolvido

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.

     

  • B.

     

  • C.

     

  • D.

     

     

  • E.

Assinale o trecho do texto que apresenta erro gramatical.

Machado de Assis - Um gênio Brasileiro, de Daniel Piza

  • a.

    Na apresentação da biografia de Machado de Assis (1839-1908), o jornalista Daniel Piza observa que o autor foi, ao mesmo tempo, uma expressão de sua época e uma exceção a ela.

  • b.

    Em seus contos e romances, ele deixou um retrato acurado do Rio de Janeiro do século XIX, mas sua crítica ácida à sociedade brasileira nem sempre foi percebida pelos seus contemporâneos.

  • c.

    Piza busca demonstrar que Machado era muito diferente do protagonista de seu último romance, Memorial de Aires.

  • d.

    O escritor não tinha "tédio a controvérsias", pois, na verdade, participou dos grandes debates públicos de sua época.

  • e.

    A ascenção social do mulato no Brasil escravista e a epilepsia estão entre os aspectos de sua vida examinados no livro.

No decorrer dos exames, o documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação dos agentes sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais chama-se

  • A.

    Nota.

  • B.

    Solicitação de Auditoria.

  • C.

    Relatório.

  • D.

    Certificado.

  • E.

    Parecer.

Assinale a opção que preenche com a forma verbal correta as lacunas do texto abaixo.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto, preservando sua coerência e correção gramatical. Devagar, mas no rumo certo A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), do IBGE, _____1_____ em 2004, mostra que o Brasil está no caminho certo, ___2___em ritmo lento. Os rendimentos do trabalho tiveram ___3____, a concentração de renda diminuiu e ___4_____ganhos reais ____5____ a população mais pobre. A qualidade de vida da classe média, traduzida em celulares e computadores, melhorou bastante, bem mais___6____ os serviços de primeira necessidade, como o saneamento básico.

(Adaptado de ISTOÉ, 30/11/2005)

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Leia o texto abaixo para responder às questões 25 e 26.

Julgue como falsas (F) ou verdadeiras (V) as seguintes afirmações a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.

( ) Preserva-se a correção gramatical ao substituir "às novas tecnologias"(l.1) por a novas tecnologias, usando o termo de maneira indeterminada, sem artigo.

( ) Mantém-se a coerência textual e a correção gramatical também ao empregar "uma profunda transformação"(l.3) generalizadamente no plural: profundas transformações.

( ) O valor do gerúndio em "potencializando"(l.4) corresponde ao de uma subordinada adjetiva: que potencializa.

( ) Por se tratar de advérbio que confere ênfase, "muito" (l.7) pode ser suprimido do texto sem prejudicar a estrutura sintática.

A seqüência obtida é

  • a.

    V, F, F, V

  • b.

    F, F, F, V

  • c.

    V, F, V, F

  • d.

    F, V, V, F

  • e.

    V, V, V, V

Em relação ao texto acima, assinale o comentário incorreto a respeito dos sinais de pontuação.

  • A.

    1 – a vírgula justifica-se para separar oração de natureza explicativa.

  • B.

    2 – o ponto final pode ser substituído por sinal de dois-pontos, com mudança de maiúscula para minúscula em "Mandam".

  • C.

    3 – a vírgula justifica-se para isolar elementos de mesma classe gramatical componentes de uma enumeração.

  • D.

    4 – o ponto final pode ser substituído por vírgula, com mudança de maiúscula para minúscula em "Não".

  • E.

    5 – a vírgula justifica-se para marcar a elipse de expressão antecedente: "chegam à 5ª série".

As questões 27 e 28 tomam por base o seguinte texto.

Assinale a opção que, ao propor uma reescrita para trechos do texto, preserva sua correção gramatical e coerência textual.

  • a.

    "Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em agosto de 2005 revela que "(l.1 e 2)"/O IBGE divulgou em agosto de 2005, pesquisa que aponta

  • b.

    "caiu 4,7% nos últimos doze meses" (l.3 e 4)"/abaixou, nos últimos doze meses, para 4,7%

  • c.

    ""a crise agora bateu às portas da classe média""(l.5 e 6) / a crise já insurgiu à classe média

  • d.

    ""para que isso esteja acontecendo""(l.7) / para tal crise estar acontecendo

  • e.

    ""que substituem seus funcionários""(l.13) / substituindo seus funcionários

Assinale a paráfrase, textualmente coerente e gramaticalmente correta, que transforma o seguinte período sintático em dois períodos sintáticos, mesmo que isso ocasione algumas pequenas alterações de sentido.

Florestan Fernandes acreditava que o sucateamento da escola, com péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade por meio da restrição do acesso à cultura e à pesquisa. (Adaptado da revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro 2006)

  • a.

    Para Florestan Fernandes, que acreditava no sucateamento da escola, por causa das péssimas condições de trabalho e estudo, a sociedade tentava sufocar a democratização. Não haveria, então, acesso à cultura e à pesquisa.

  • b.

    Florestan Fernandes acreditava que as péssimas condições de trabalho e estudo, ou seja, o sucateamento da escola, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade. Isso representava a restrição do acesso à cultura e à pesquisa.

  • c.

    A restrição do acesso à cultura e à pesquisa, resultante das péssimas condições de trabalho e estudo na escola, ou seja, de seu sucateamento, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade. Nisso acreditava Florestan Fernandes.

  • d.

    Para Florestan Fernandes a restrição do acesso à cultura e à pesquisa provinham do sucateamento da escola, que apresentava péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade.

  • e.

    O sucateamento da escola, acreditava Florestan Fernandes com péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas para sufocar a democratização da sociedade. Através da restrição do acesso à cultura e à pesquisa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...