Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a substituição correta para a expressão grifada. Um mapeamento completo da Amazônia, distinguindo as áreas desmatadas do solo já em reflorestamento e a vegetação queimada. Este é o objetivo do Projeto Panamazônia II, que está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela divulgação anual do índice de desmatamento da Amazônia Legal. Este índice é resultado do Prodes ? Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite, que, junto com o Deter - Detecção de Desmatamento em Tempo Real, também do Inpe, viabilizou a criação do Panamazônia II, cujo objetivo é o de retomar o monitoramento global de toda a floresta tropical úmida da América do Sul.
(http://www.brasil.gov.br/noticias/ultimas_noticias/not22.11.5)
estava em desenvolvimento
estaria em desenvolvimento
está em desenvolvimento
era desenvolvido
estaria sendo desenvolvido
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Assinale o trecho do texto que apresenta erro gramatical.
Machado de Assis - Um gênio Brasileiro, de Daniel Piza
Na apresentação da biografia de Machado de Assis (1839-1908), o jornalista Daniel Piza observa que o autor foi, ao mesmo tempo, uma expressão de sua época e uma exceção a ela.
Em seus contos e romances, ele deixou um retrato acurado do Rio de Janeiro do século XIX, mas sua crítica ácida à sociedade brasileira nem sempre foi percebida pelos seus contemporâneos.
Piza busca demonstrar que Machado era muito diferente do protagonista de seu último romance, Memorial de Aires.
O escritor não tinha "tédio a controvérsias", pois, na verdade, participou dos grandes debates públicos de sua época.
A ascenção social do mulato no Brasil escravista e a epilepsia estão entre os aspectos de sua vida examinados no livro.
No decorrer dos exames, o documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação dos agentes sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais chama-se
Nota.
Solicitação de Auditoria.
Relatório.
Certificado.
Parecer.
Assinale a opção que preenche com a forma verbal correta as lacunas do texto abaixo.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto, preservando sua coerência e correção gramatical. Devagar, mas no rumo certo A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), do IBGE, _____1_____ em 2004, mostra que o Brasil está no caminho certo, ___2___em ritmo lento. Os rendimentos do trabalho tiveram ___3____, a concentração de renda diminuiu e ___4_____ganhos reais ____5____ a população mais pobre. A qualidade de vida da classe média, traduzida em celulares e computadores, melhorou bastante, bem mais___6____ os serviços de primeira necessidade, como o saneamento básico.
(Adaptado de ISTOÉ, 30/11/2005)
Leia o texto abaixo para responder às questões 25 e 26.
Julgue como falsas (F) ou verdadeiras (V) as seguintes afirmações a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.
( ) Preserva-se a correção gramatical ao substituir "às novas tecnologias"(l.1) por a novas tecnologias, usando o termo de maneira indeterminada, sem artigo.
( ) Mantém-se a coerência textual e a correção gramatical também ao empregar "uma profunda transformação"(l.3) generalizadamente no plural: profundas transformações.
( ) O valor do gerúndio em "potencializando"(l.4) corresponde ao de uma subordinada adjetiva: que potencializa.
( ) Por se tratar de advérbio que confere ênfase, "muito" (l.7) pode ser suprimido do texto sem prejudicar a estrutura sintática.
A seqüência obtida é
V, F, F, V
F, F, F, V
V, F, V, F
F, V, V, F
V, V, V, V
Em relação ao texto acima, assinale o comentário incorreto a respeito dos sinais de pontuação.
1 – a vírgula justifica-se para separar oração de natureza explicativa.
2 – o ponto final pode ser substituído por sinal de dois-pontos, com mudança de maiúscula para minúscula em "Mandam".
3 – a vírgula justifica-se para isolar elementos de mesma classe gramatical componentes de uma enumeração.
4 – o ponto final pode ser substituído por vírgula, com mudança de maiúscula para minúscula em "Não".
5 – a vírgula justifica-se para marcar a elipse de expressão antecedente: "chegam à 5ª série".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
As questões 27 e 28 tomam por base o seguinte texto.
Assinale a opção que, ao propor uma reescrita para trechos do texto, preserva sua correção gramatical e coerência textual.
"Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em agosto de 2005 revela que "(l.1 e 2)"/O IBGE divulgou em agosto de 2005, pesquisa que aponta
"caiu 4,7% nos últimos doze meses" (l.3 e 4)"/abaixou, nos últimos doze meses, para 4,7%
""a crise agora bateu às portas da classe média""(l.5 e 6) / a crise já insurgiu à classe média
""para que isso esteja acontecendo""(l.7) / para tal crise estar acontecendo
""que substituem seus funcionários""(l.13) / substituindo seus funcionários
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a paráfrase, textualmente coerente e gramaticalmente correta, que transforma o seguinte período sintático em dois períodos sintáticos, mesmo que isso ocasione algumas pequenas alterações de sentido.
Florestan Fernandes acreditava que o sucateamento da escola, com péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade por meio da restrição do acesso à cultura e à pesquisa. (Adaptado da revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro 2006)
Para Florestan Fernandes, que acreditava no sucateamento da escola, por causa das péssimas condições de trabalho e estudo, a sociedade tentava sufocar a democratização. Não haveria, então, acesso à cultura e à pesquisa.
Florestan Fernandes acreditava que as péssimas condições de trabalho e estudo, ou seja, o sucateamento da escola, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade. Isso representava a restrição do acesso à cultura e à pesquisa.
A restrição do acesso à cultura e à pesquisa, resultante das péssimas condições de trabalho e estudo na escola, ou seja, de seu sucateamento, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade. Nisso acreditava Florestan Fernandes.
Para Florestan Fernandes a restrição do acesso à cultura e à pesquisa provinham do sucateamento da escola, que apresentava péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade.
O sucateamento da escola, acreditava Florestan Fernandes com péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas para sufocar a democratização da sociedade. Através da restrição do acesso à cultura e à pesquisa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...