Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O texto abaixo serve de base para as questões 01 e 02.
Assinale a opção incorreta a respeito das estruturas lingüísticas do texto.
A retirada do advérbio ''apenas'' (l.1) preserva a correção gramatical do texto, mas altera as relações significativas entre os argumentos.
A supressão do advérbio ''também'' (l.5) preserva a correção gramatical, mas retira do texto a idéia pressuposta de que o serviço público oferece serviços que não são de qualidade.
A substituição da forma não flexionada de ''ter'' (l .7) pelo infinitivo flexionado correspondente, terem, respeita as regras gramaticais e preserva a coerência textual.
A retirada do pronome do termo ''tornando-os''( l 10) preserva a correção gramatical e a coerência textual, deixando subentendido o objeto de ''referências nacionais''(l.10 e 11).
Na linha 11, a substituição do primeiro ''que'' pelo sinal de dois pontos preserva a correção gramatical e a coerência argumentativa do texto, com a vantagem de evitar uma repetição de palavra.
Assinale a opção que contém trecho sintaticamente correto.
Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, o fato de o Fundo Monetário Internacional ter aprovado recentemente a realização de "gastos de qualidade" do governo ? pacote chamado de Projeto Piloto, que tem como objetivo, no âmbito dos ministérios da Fazenda e da Previdência, aumentar a eficiência alfandegária, integrar cadastros federais e estaduais, facilitar a criação de empresas e tornar a Previdência mais "leve e eficaz".
Aponte o trecho inteiramente correto quanto à construção sintática, organização das idéias e emprego da norma padrão.
O parágrafo único do art. XXX da Lei ZZ/00, responsabiliza o sócio cedente, de forma solidária com o cessionário, por até dois anos, depois da averbação da cessão que se dá mediante alteração contratual.
Toda obrigação decorrente das disposições do Novo Código Civil atinente ao sócio permanecem de sua responsabilidade mesmo após a cessão pelo prazo de dois anos.
A responsabilidade dos sócios e administradores da sociedade limitada resultante da cessão de quotas não será distinta de outras sociedades limitadas.
Nas sociedades limitadas, a responsabilidade do administrador pela cessão de quotas é subsidiária em relação à sociedade e solidária em relação ao cessionário e ao cedente, se não se puder exigir o tributo da sociedade
Perante a sociedade limitada, a responsabilidade do administrador cedente só poderá ser perquirida em face a pesquisa sobre culpa ou má gestão.
Assinale a opção gramaticalmente correta.
O capital humano precisa ter as capacitações necessárias para competir, liderar e cumprir as expectativas de um mercado, hoje cada vez mais exigente. Naturalmente, as empresas líderes do setor, já perceberam isso, e alguns conhecem suas prioridades para a gestão de pessoas num mercado em disputa globalizada.
Ao que tudo indica, pelo ritmo de investimento, aquelas empresas que tardarem em dar-se conta disso ficará irremediavelmente para trás.
A ênfase em capital humano pode ser explicada, em parte, pela acelerada geração de novas tecnologias e de conhecimentos e pelas transformações vividas pela indústria de bens de consumo em todo o mundo.
A administração de tais conhecimentos em contínuo desenvolvimento é e continuará a ser importante diferencial competitivo. A indústria de bens de consumo, assim como outros setores altamente competitivos, já superou a muito tempo o foco nos processos e nas transações.
Hoje o setor se caracteriza, sim, por processos industriais complexos, alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, mas é sobretudo em suas estratégias mercadológicas e de distribuição que se encontra os avanços mais notáveis.
Assinale a opção que apresenta trecho do texto com erro gramatical.
Mais do que nunca, a indústria do seguro precisa desenvolver produtos que busquem essencialmente a eficácia.
É preciso que os segurados tenham convicção de que tomaram a medida certa ao decidirem pelo seguro e estejam permanentemente confiantes de que, quando precisarem, terão suas necessidades atendidas.
Para isso, é necessário que a comunicação seja cada vez melhor, aprimorando constantemente a relação de confiança que deve existir entre as partes.
Também os compradores de seguros, os segurados, precisam entender o seguro na sua essência para fazer uso, de maneira correta e na medida certa, do serviço que contratou, não esperando nem mais nem menos do que têm direito.
Em síntese, as relações entre segurados, seguradoras e todos os que operam o segmento precisam ser cada vez mais positivas, transparentes, éticas em todos os sentidos, voltadas para o aperfeiçoamento dessa extraordinária instituição chamada seguro.
A respeito de aspectos lingüísticos do trecho abaixo, assinale a opção correta.
Os dois primeiros quês do texto, em ''que a inteligência''( L.1 e 2) e em ''que confundem''(L.3) são ambos pronomes relativos.
Em ''que confundem''(L.3), o pronome que é o sujeito gramatical de confundem. Tendo por sujeito um pronome, deve o verbo permanecer na forma neutra, ou seja, o singular.
Compreende-se a seqüência ''que os quer resolver'' (L.4) como: que quer resolver os problemas religiosos.
A preposição de, que antecede a conjunção que(L.7), é exigência do verbo transitivo indireto da oração iniciada por essa conjunção.
O substantivo ''perspicuidade'' tem o sentido de ''qualidade de perspectiva''.
Assinale a substituição necessária para tornar o texto gramaticalmente correto.
Os segmentos transcritos abaixo são partes seqüenciadas de um texto. Aponte o segmento inteiramente correto quanto à organização sintática, emprego dos sinais de pontuação e propriedade no uso dos vocábulos.
Ética dos políticos soa, para a maioria de nossos concidadãos, como um oxímoro. Seria uma ética com desconto, deficitária, complacente, ante à verdadeira ética: a da vida privada.
Esse é um fenômeno brasileiro (em nosso país, as virtudes são privadas, e os vícios, públicos), de Terceiro Mundo (idem) e, cada vez mais, mundial (ibidem). Vivemos a descrença na ágora, no espaço público.
Ao político depreciado, chama-se maquiavélico. No meio milênio que se passou desde ""O Príncipe"", Maquiavel simbolizou o político sem escrúpulos na expressão, que não é dele, segundo o qual os fins justificariam os meios.
Numa leitura "moderna" de Maquiavel, podem-se discernir uma ética com vistas a resultados de outra que respeita os valores. A primeira seria uma ética da responsabilidade; a segunda de princípios. Políticos consideram os resultados prováveis de suas ações. Cientistas estimam os valores.
Por extensão, passou-se a transferir o que se aplicam aos cientistas para os homens privados em geral: as exigências de respeito a valores incondicionais valem mais a indivíduos privados do que a homens públicos, do qual é axioma a famosa frase de Mandeville: ""Vícios privados, benefícios públicos"".
(Renato Janine Ribeiro, Folha de S. Paulo, 17/07/2005, com modificações)Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
A validade do seguro como instrumento de proteção é inquestionável. ___1___ não existisse o seguro, certamente muitos projetos não teriam seqüência, planos e sonhos não seriam retomados, ___2___muitas pessoas teriam de passar por momentos difíceis, experimentando sérias privações. O seguro é, sem dúvida, um agente do bem, que traz tranqüilidade ___3___possam se utilizar, considerando seu absoluto sentido reparador. ___4___validade do seguro, considerável parte da sociedade brasileira dele desconfia, e muitos dos que dele se utilizam entendem tratar-se de um produto que pode trazer lucro para o segurado – uma posição certamente equivocada, ___5___os cálculos atuariais que contemplam as operações de seguro são elaborados para repor perdas e não para gerar lucros para os tomadores do seguro. (Mauro César Batista, Gazeta Mercantil, 22/6/2005)
As questões 11 e 12 baseiam-se em um modelo de regulamento de uma associação fictícia. Marque o segmento gramaticalmente correto.
.Art. 4º - Estará dispensada da pesquisa de preços as despesas miúdas e de pronto pagamento, entendidas como tal as que envolverem compras ou serviços de pequena monta, cujo valor seja igual ou inferior a 20 (vinte) salários mínimos.
Parágrafo Único - Estará dispensada do procedimento acima, as despesas consideradas urgentes ou atender situações emergenciais e aquelas que não houve cotação de preço em pesquisa anteriormente realizada, bem como para aquisição de materiais ou produtos de fabricação própria ou de representante exclusivo.
Art. 5º - Recebidas as propostas de Cotação de Preços, será elaborada uma planilha onde se demonstrarão os preços ofertados, decidindo- se pela proposta mais vantajosa, devendo tais documentos serem anexados ao processo de despesa.
Art. 6º - Quando o vencedor da licitação não retirar o pedido ou ordem de fornecimento no prazo estabelecido, é facultado à Associação deferir o objeto da licitação aos demais licitantes, observada a ordem de classificação.
§ 1º - Na contratação de bens e serviços de que se tratam neste Regulamento, fica o contratado obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários, até o limite de 30% (trinta por cento) do valor inicialmente cotado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...