Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
O princípio que nortea(1) o Mercosul é muito simples: a união faz a força. Separados, os países desta região do planeta certamente teriam(2) hoje menos voz e poder de barganha nas negociações multilaterais que vêm(3) definindo as regras do comércio internacional. E, sem objetivo comum, continuariam(4) nutrindo rivalidades regionais sem sentido. Como acordo de livre comércio, o Mercosul é um sucesso, pois(5) gerou intercâmbio considerável entre os países membros e os associados.
(EDITORIAL, O Globo, 22/6/2005, com adaptação)
1
2
3
4
5
As opções constituem, juntas, um texto seqüenciado. Assinale o segmento que foi transcrito com erro gramatical.
Na região, o problema é agravado pelo fato de a enorme maioria dos políticos ter adotado com grande facilidade os rituais do desenvolvimento sustentável, sem compreender o que o termo realmente designa ou sem acreditar no que estão defendendo.
(Marc J. Dourojeanni e Maria Tereza Jorge Pádua, Biodiversidade: a hora decisiva, com adaptações.)
Indique o parágrafo gramaticalmente correto, a constar de um ofício da Secretaria do Tesouro Nacional a um deputado federal.
Identifique o período transcrito com inteira correção gramatical.
É antiga a idéia da internacionalização da Amazônia. De tempos em tempos, ela volta ao palco, trazida por novos ventos, revestida em teses pseudo-científicas ou sócio-humanitárias usadas para ocultar o seu verdadeiro objetivo político ou econômico.
No início era apenas a estupefaciente surpresa de quantos famosos cientistas e naturalistas, europeus e norte-amenicanos, diante da magnitude do cenário florestal e hidrografico com que deparavam na Amazônia. Nos séculos 17 e 18 veio conhecê-la e estudá-la renomados cientistas e naturalistas.
Passada à fase de admiração científica pela sua colossal imagem geográfica, veio as ambições e a cobiça, em investidas a nossa soberania amazônica. Já nos velhos tempos do Império, houve as tentativas do comandante Natthew Maury, que defendia a tese da livre navegação internacional do rio Amazonas.
Somando-se as hostes internacionalistas, o expresidente da França François Mitterrand, declarou, em 1991, que ''o Brasil precisa aceitar a soberania relativa sobre a Amazônia''. A tese mais recente é que a Amazônia é ''patrimônio da humanidade''.
A última manifestação dos ativistas da soberania partilhada para a Amazônia veio-nos do francês Pascal Lamy, que defendeu, em recente conferência realizada em Genebra, segundo o qual as florestas tropicais devem ser submetidas à gestão da comunidade internacional.
(Carlos de Meira Mattos, ''A internacionalização da Amazônia'', Folha de S. Paulo, 13/04/2005, com adaptações).
Complete as lacunas do trecho abaixo com a opção gramaticalmente correta e textualmente coerente. A Reforma do Poder Judiciário introduziu em nosso ordenamento jurídico, nas hipóteses de grave violação dos direitos humanos, o incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal, _________1__________assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos ______2______ o Brasil seja parte. ________3__________a alteração constitucional, a internacionalização das questões relativas aos direitos humanos e os compromissos externos assumidos pelo Brasil para reprimir as violações a esses direitos ________4________ a percepção de que, em muitos casos, os mecanismos internos existentes para a sua apuração e punição não são eficientes.
(Rodrigo César Pinho e Jorge Assaf Maluly, ''Crimes contra os direitos humanos'', Folha de S. Paulo, 13/03/2005)
Assinale em que lugar deve ser inserida a seguinte oração de modo a preservar a coesão, a coerência argumentativa e a correção gramatical do texto:
Indique a opção que contém o único segmento correto do texto abaixo.
No que diz respeito à responsabilidade dos administradores
não pode o mesmo ser responsabilizado
salvo nos casos que haja previsão vedatória
tenha mostrado-se
onde passará a responder
Assinale a opção incorreta em relação às estruturas do texto.
O emprego do subjuntivo em "procure" (l.1) justifica-se por expressar uma possibilidade de ação.
A expressão "vai de encontro à"(l.4) equivale semanticamente a vai ao encontro da.
A conjunção "portanto" (l.5) pode iniciar corretamente o período, com ajustes nas maiúsculas e minúsculas e na colocação das vírgulas.
A substituição de "encontrar" (l.5) por que sejam encontradas mantém a correção gramatical do período.
Assinale a opção gramaticalmente incorreta.
As pesquisas costumam colocar a mídia, os bancos e as igrejas entre as instituições que teriam mais credibilidade, enquanto os governos, os parlamentos e os partidos estariam entre os mais mal avaliados.
Os teóricos da nova tendência buscam apoiar-se nas pesquisas para fortalecer suas teses.
Alegam que a política é dominada por questões de curto prazo e de caráter eleitoral, enquanto o Banco Central encara questões de longo prazo, de maior profundidade, que exigem capacidade técnica de decisão.
As taxas de juros, as políticas monetárias, a questão da inflação estariam entre as matérias que deveriam ser definidas em nível técnico.
O mesmo aconteceria com temas como os do meio ambiente, da previdência, da saúde, da educação, que deveriam estar submetidos à especialistas.
O texto abaixo serve de base para as questões 03 e 04.
Julgue as afirmações a respeito do texto como verdadeiras (V) ou falsas (F), para marcar, a seguir, a opção correta.
( ) Em virtude do paralelismo sintático, o acento grave, em ''à filosofia'' (l 2), poderia ser eliminado.
( ) Estaria garantida a correção gramatical do texto se o pronome possessivo que inicia um período, na linha 2, fosse substituído, nessa mesma posição, pelo pronome "cujo", flexionado no feminino (cuja), e o ponto fosse substituído por uma vírgula.
( ) Haveria alteração do sentido original do texto se a expressão ''ainda adolescente'' (l 6) fosse deslocada para a posição imediatamente posterior à forma verbal ''conta'' (l 5).
( ) Dada a relação de sentido que se estabelece no período, a conjunção ''e'' (l 7) poderia ser substituída, mantendo-se a coerência textual, pela conjunção ''mas'' precedida de vírgula.
( ) O complemento verbal ''seu objeto de desejo'' (l 18) poderia vir precedido da preposição ''de'', atendendose à regência do verbo ''usufruir''.
A seqüência correta obtida é:
V, F, F, V, V
F, V, V, V, F
V, V, F, F, V
V, F, V, F, F
F, F, V, V, V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...