Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale o trecho do texto abaixo que se apresenta gramaticalmente correto.

  • a.

    A sociedade sem exploração é, antes de tudo, uma sociedade do trabalho, uma sociedade que todos tenham garantidos o direito ao trabalho, vivam do seu trabalho. Isto significa que, de alguma forma, todos se tornem trabalhadores e ninguém viva da exploração do trabalho alheio.

  • b.

    Uma sociedade desse tipo elimina a exploração, fazendo com que ninguém possa viver do trabalho dos outros. Significa que ninguém dispõem do privilégio de possuir capital, negado a grande maioria.

  • c.

    Assim, as máquinas, instalações, matérias-primas "isto é, os meios de produção" não poderia ser propriedade privada mas, propriedade democrática do conjunto da sociedade.

  • d.

    Uma sociedade desse tipo choca-se frontalmente com o capitalismo, que se apóia estruturalmente na propriedade privada dos meios de produção, o que significa a separação entre capital e trabalho.

  • e.

    Esta separação implica que a minoria tenha acesso a capital "sob qualquer forma de dinheiro ou de empresas, industriais, agrárias, comerciais ou de outro tipo", e a grande maioria, dispondo apenas de seus braços para sobreviver, sejam obrigados a submeterse à exploração do capital.

    (Adaptado de Emir Sader. A Exploração. In: 7 pecados do capital. Rio de Janeiro, Record, 1999)

Marque o conjunto de palavras que preenche devidamente as lacunas do texto:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Marque o conjunto que preenche devidamente as lacunas do texto.

  • a.

  • b.

  • c.

  • d.

  • e.

Marque a assertiva errada em relação ao texto seguinte:

 O ano de 2003 é marcado pela recessão econômica no Brasil e em vários países do mundo. Aqui, o clima foi de expectativa em relação a um novo governo que assumiu o País diante de um grave quadro de desigualdade social. O Brasil assistiu, estarrecido, no outro lado do mundo, a uma invasão no Oriente Médio promovida pela dupla Bush/Blair. E o terrorismo só recrudesceu. De que forma todos esses acontecimentos podem ter influído no imaginário do executivo brasileiro?

(Carta Capital, n° 307)

  • a.

    A substituição de "é marcado"(L.1) por marca-se mantém a informação original e a correção gramatical do período.

  • b.

    A vírgula depois de "Aqui"(L.3) pode ser dispensada sem prejuízo da correção por tratar-se de pontuação facultativa.

  • c.

    "Expectador" é uma palavra cognata de "Expectativa", mas ao contrário dessa pode também ser grafada com "s" na primeira sílaba, sem alteração de sentido

  • d.

    Se as vírgulas que estão isolando "estarrecido" (L.6) forem substituídas por travessões, o período permanece correto.

  • e.

    A preposição "a" em "a uma invasão"(L.7) caracteriza a escrita formal, culta e, geralmente, é dispensada se usado um estilo menos formal.

Marque a assertiva errada em relação ao seguinte texto:

 

  • a.

    Seria também correto escrever-se: " O momento é de se resgatarem as essências".

  • b.

    Em "praticar a ética" seria correto empregar-se um índice de sujeito indeterminado.

  • c.

    A preposição em "a consumidores" poderia ser contraída ao artigo definido masculino plural.

  • d.

    A forma "num" como em "num mundo" só deveria ser empregada em linguagem oral.

  • e.

    A forma verbal "ganham" poderia estar corretamente flexionada no singular.

Preencha os espaços do texto, de modo a preservar sua coerência argumentativa e correção gramatical.

  • A. por - tratável - deteriora - como - pois
  • B. em - tratado - supera - acerca de - porém
  • C. por - questionado - deteriora - acerca de - pois
  • D. de - considerado - aumenta - por - porém
  • E. em - considerável - aumenta - como - já que

Assinale a opção que completa de forma coerente e gramaticalmente correta o texto abaixo:

  • A. convocar - envolvido no - tudo - pode ser destruída
  • B. convocarem - envolvidos em - tudo isso - pode ser destruído
  • C. convocando - envolvido pelo - todos eles - seriam destruídos
  • D. de convocarem - envolvidos pelo - todas - seria destruída
  • E. de convocar - envolvido no - todos - podem ser destruídos

Assinale a opção que preenche corretamente a seqüência de lacunas do texto, mantendo sua coerência textual e sua correção gramatical.

  • A. por - as - conforme - pelo - adaptar-se - como
  • B. por - das - à medida que - no - adaptarem-se - em
  • C. como - as - na medida em que - ao - se adaptar - por
  • D. como - nas - conforme - até - se adaptarem - como
  • E. a - das - à medida que - como - adaptar-se - em

As opções trazem o diagnóstico e a indicação de correção do que estiver gramatical e lingüisticamente errado no trecho abaixo. Assinale a letra que for verdadeira tanto para o diagnóstico quanto para a indicação de correção.

  • A. Diagnóstico do erro: vírgulas isolando a conjunção "pois"(l.6) Indicação de correção: suprimir a vírgula posterior à referida conjunção.
  • B. Diagnóstico do erro: pontuação da expressão "vinda do Atlântico"(l.12 e 13). Indicação de correção: colocá-la entre parênteses, sem a vírgula após "Atlântico".
  • C. Diagnóstico do erro: falta de concordância verbal no verbo "tinham" (l.14). Indicação de correção: empregar o referido verbo no singular.
  • D. Diagnóstico do erro: incoerência textual no emprego do adjetivo "ocupados" (l.16). Indicação de correção: substituí-lo por inocupados.
  • E. Diagnóstico do erro: mau emprego do travessão, na linha 24. Indicação de correção: eliminá-lo.

Leia o texto para responder à questão 02.

Assinale a opção correta a respeito do uso das estruturas linguísticas do texto.

  • A.

    Mantém-se a coerência da argumentação ao substituir "fez" (l.1) por faz; mas para que a correção gramatical seja mantida, torna-se obrigatória então a substituição de "mudasse" (l.3) para mude.

  • B.

    Preservam-se as relações de sentido entre "contexto" (l.2) e "máquina" (l.3) com a substituição do pronome relativo "que" (l.2) por qual, mantendo-se obrigatória a presença de "em".

  • C.

    Tanto a supressão da preposição no termo "a certas "coordenadas" (l.4 e 5) como sua substituição por às preservam as relações de sentido e respeitam as regras de regência verbal.

  • D.

    A construção da textualidade mostra que o advérbio "então" (l.10) refere-se ao tempo de "Platão e Aristóteles" (l.8); por isso, preservam-se a coerência e a correção do texto ao substituir "Desde então" (l.10) por Adiante desses filósofos.

  • E.

    A expressão "ou seja" (l.12) permite a troca de lugar entre os termos "adequação" (l.12) e "verdade pode ser constatada sempre que a idéia que o sujeito forma de determinado objeto coincida com esse objeto" (l.12 a 14), sem prejudicar a correção gramatical do texto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...