Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que apresenta análise correta de aspecto gramatical do texto.
A forma de infi nitivo fl exionado existirmos(l.11) poderia ser substituída pela forma não fl exionada, dado que, antes dela, há a forma fl exionada acontecem(l. 10).
Estaria igualmente correta a forma verbal percorre, em vez de percorrem(l.14), visto que o verbo poderia concordar com o núcleo do sujeito da oração, expresso pelo vocábulo Bando(l.14).
No segmento percorrem nossas vias interiores (l.14 e 15), o termo nossas vias interiores(l.14 e 15) expressa uma circunstância de lugar do verbo intransitivo percorrem.
Na oração e se misturam em alquimias inacreditáveis (l.16), conforme faculta a regência, o complemento do verbo misturar poderia ser introduzido pela preposição com.
Na oração Estamos todos na mesma louca aventura (l.20 e 21), a forma verbal poderia ser Estão, porque, no texto, o pronome todos corresponde a Você, eu e o seu vizinho(l.21).
A respeito das relações de concordância no texto, assinale a opção em que o uso das duas formas verbais respeita as normas gramaticais.
tem(l.3) / têm
aplica-se(l.6) /aplicam-se
passou(l.9) / passaram
pagamos(l.18) / pagou
foi prioridade(l.19) / foram prioridades
Assinale a opção em que a fl exão do verbo está no singular porque deve concordar com um sujeito sintático em forma de oração.
é(l.4)
gera(l.8)
exige(l.9)
é(l.14)
é(l.18)
Assinale a opção correta a respeito das relações de concordância no texto.
A flexão de singular em soa (ℓ.9) justifica-se pela concordância com uma sociedade igualitária (ℓ.6).
Na linha 3, a enumeração de vários elementos, liberdade, igualdade, autonomia e formatos sociais justifica a flexão de plural em podem.
Devido ao uso do pronome se, o plural em referem-se (ℓ.15) é opcional: estaria igualmente correto empregar o singular: refere-se.
Por se referir a sociedades desiguais (ℓ.37), o infinito em podem ser (ℓ.37) admitiria também a flexão de plural, serem.
Na linha 39, o plural no pronome todos justifica a flexão de plural em levaram.
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do jornal Estado de Minas, de 11/9/2012. Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de concordância.
Certas mudanças afetam o dia a dia da maioria das pessoas. Algumas costumam implicar o fim forçado de um hábito arraigado, parte da vida e da cultura da população.
Por isso mesmo, deveriam ser amplamente discutidas antes de adotadas, com o propósito de permitir a cada um tempo suficiente para assimilar a ideia, medir e aceitar as razões, desde, é claro, que elas sejam convincentes.
Poucas mudanças desse tipo foram tão mal conduzidas em Belo Horizonte como a da eliminação das sacolinhas de plástico oferecidas pelo comércio para o consumidor embalar suas compras.
Os supermercados, onde o consumidor geralmente compra com mais frequência uma quantidade maior e mais variada de produtos, tornaram-se campeões das sacolinhas e, é claro, foi esse o setor em que as pessoas mais tiveram dificuldade de abandonar o velho hábito.
Hoje, apesar do incômodo, boa parte da população dá mostras de compreender o passo de modernidade e sensatez que a cidade acabou dando. Já se notam a drástica redução dos plásticos acumulados nas sarjetas e bocas de lobo da cidade.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical inserido na transcrição do texto.
Preservam-se a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto ao fazer a seguinte alteração em suas estruturas linguísticas.
Preserva-se a coerência entre os argumentos do texto, bem como sua correção gramatical, ao
empregar um conectivo de valor condicional, como Se, em lugar de Quando (ℓ.6).
substituir a conjunção condicional se (ℓ.4) pelo conectivo caso.
explicitar o valor explicativo da oração, inserindo a conjunção pois para ligar a oração iniciada por Sua ação (ℓ.10) com a anterior, mudando para minúscula a letra inicial de Sua.
ligar as orações iniciadas por O economista... (ℓ.11) e No tratamento (ℓ.11), em um mesmo período sintático, retirando o ponto final e mudando para minúscula a letra inicial maiúscula de No.
inserir a conjunção Embora no início do último período sintático do texto, mudando para minúscula a letra inicial de Os (ℓ.12).
Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro no uso do verbo sublinhado.
O emprego de vírgula após BC(l.12) justifica-se porque antecede oração coordenada sindética de natureza adversativa.
A vírgula após monetária(l.8) é empregada para isolar a oração restritiva subsequente.
O termo A rigor(l.11) vem isolado por vírgula porque se trata de expressão que enfatiza um vocativo.
O emprego de vírgula depois do termo Por isso(l.4) justifica-se porque se trata de conjunção concessiva anteposta à oração.
Após econômicos(l.13) emprega-se vírgula porque a oração subsequente é coordenada sindética conclusiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...